Facebook


Pesquisar no blog

sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

COISAS DA ITÁLIA?


 

Mal acabara de escrever, "As Leveduras da Suzana", quando mais um insulto, à inteligência dos enófilos, aparece na página de Suzana Barelli no Facebook.

Vejam

Suzana Barelli adicionou uma nova foto.


Coisas de Itália. Este vinho é elaborado com a uva minutolo, variedade antiga da Puglia, q está sendo recuperada por uma universidade local. Mas a vinícola Podere 29 é multada se colocar seu nome no rótulo, já q a uva, pouco conhecida, não está entre as listadas pelo consórcio local. A solução do produtor foi colocar o nome de outra uva no rótulo. Gostei do vinho, floral, aromático, cremoso e fresco, mas fico pensando na reação do consumidor.


A Suzana, ao provar o vinho "fica pensando na reação do consumidor" e não está nem aí com a reação do enófilo que espera uma informação precisa da editora de vinhos da revista "Menu".

Nossa editora , como sempre, apenas transcreve o que lhe é comunicado pelos produtores , importadores, representantes etc. das vinícolas, sem se importar em verificar a veracidade da informação.
 

No presente caso há uma impressionante quantidade de informações incorretas sobre o vinho em questão.

Suzana Barelli , se escrevesse, algo parecido, em uma revista da Europa vinícola (França , Espanha, Itália , Portugal etc.) perderia o emprego no mesmo dia.
 

Vou tentar corrigir a informação.

Um feliz acaso.... 

Os proprietários do restaurante "Nanin" de Chiavari, um dos meus endereços prediletos, são "pugliesi" (da Puglia) e três ou quatro vezes por anos visitam a terra natal.

 Na volta das ferias sempre trazem, no porta-malas, produtos regionais.

Massas, azeites, condimentos, vinhos......

Foi justamente por intermédio deles que pude provar dois vinhos daquela região.
 

Já escrevi matéria sobre o Susumaniello , mas nunca pensei que me ocuparia do Minutolo.

Algumas considerações corretas sobre a casta

1º) O Minutolo é uma casta conhecida desde o remoto ano 1200.

2º) Com o passar do tempo o cultivo do Minutolo foi abandonado privilegiando castas mais vigorosas e rentáveis.

3º) Durante anos se acreditou que o Minutolo fosse aparentado com o Fiano e nas etiquetas, muitas vezes, aparecia a denominação "Fiano Minutolo", "Fianello", ou simplesmente "Fiano"

4º) No ano 2000 o professor Lino Carparelli e uma equipe de estudiosos percorre o "Valle D'Itria" à procura de algumas vinhas sobreviventes de Minutolo. Depois de dois anos de busca inicia a enxertar as mudas encontradas.

5º) Sem muita pesquisa e possível perceber que a denominação "Minutolo" aparece em muitas etiquetas sem que ninguém seja multado nem proibido de usá-la desde que na garrafa o vinho seja "Minutolo"

6º) Qual consorcio local não permite o nome "Minutolo" na etiqueta?

7º) Se na garrafa há uma determinada casta e no etiqueta o produtor declara outra uva o expediente é considerado FRAUDE ALIMENTAR e o produtor vai em cana

8º) O Minutolo é produzido e engarrafado, por inúmeras vinícolas, sem perigo de multa
 

As informações são "COISAS DE B&B"
 

A "nonchalance", a disfarçada superioridade preconceituosa de Suzana Barelli, ao escrever "Coisas da Itália", denota um retardamento mental e uma falta de conhecimentos, do mundo do vinho, típico dos nossos críticos despreparados e ignorantes.
 

Suzana, veja alguns números daquela "Coisas da Itália"

Coisas da Itália 1: Mais de 637.000 hectares de vinhedos

Coisas da Itália 2: Mais de 310.000 empresas vinícolas

Coisas da Itália 3: Mais de 1,300 milhões de trabalhadores no setor

Coisas da Itália 4: Mais de 50 milhões de hectolitros produzidos em 2016 (maior produtor mundial)

Coisas da Itália 5: Mais de 10 bilhões de Euros faturados em 2016.

Coisas da Suzana Barelli 1:??????????????????????????????????

Coisas da Suzana Barelli 2:??????????????????????????????????

Coisas Da Suzana Barelli 3:?????????????????????????????????

 

Etc. etc. etc.

Bacco

12 comentários:

  1. A melhor definicao que vi sobre essa gente é a de "caneta facil". Nao duraria um minuto nem em revista de vinho argentina. Uma vergonha alheia, mais uma.

    ResponderExcluir
  2. Muito didática a sua explicação, Bacco. Verifiquei no site da vinícola e na ficha técnica do vinho consta de fato a uva Fiano Minutolo, além de alguma explicação que corrobora o seu texto.

    ResponderExcluir
  3. Bebi um Minutolo , na Itália, e achei um vinho interessante ,mas nada além disso. O que me espanta é a falta de pesquisa e o excesso de superficialidade de nossos críticos e "deformadores" opinião.

    ResponderExcluir
  4. Campeão das américas:

    http://blog.tribunadonorte.com.br/vinodivinovino/86869

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse colunista e o numero 01 de visitas do enoblogs, e pra mim o tem o que existe de pior em colunistas de enogastronomia, nao emitem opiniao nunca!!! eSSE AI PARECE O GOOGLE SO PASSA NOTICIAS!!!

      Excluir
  5. Com uma editora de vinhos falando essas asneiras sobre o Minutolo, e o que é pior, denegrindo a legislação dos vinhos italianos em geral, só resta a certeza que os leitores desse arremedo de revista chamado Menu, são uns "Menutolos"!

    ResponderExcluir
  6. Perfeito! Sempre é bom lembrar que "aquela coisa balofa", que atende pelo nome de Didu, é um dos assíduos colaboradores da Suzana Coisas da Itália. Está explicada, então, a pobreza de conhecimento

    ResponderExcluir
  7. Adeus, B&B! Depois que o novo membro do blog, Bozo, Mr. Wikipedia, vulgo João Ratão, "mente brilhante" (hahahaha), no alto de sua presunção, cometeu a pixotada de dizer que sucrose é o açúcar das uvas, e que ela é quebrada pelo ácido tartárico e málico, vou procurar outro blog para ler. Será difícil, pois B&B era o que sobrava de divertido no universo medíocre que temos.
    Ciao

    ResponderExcluir
  8. DUAS coisas que ao falar de Suzana B., não me fazem esquece-la:
    Quando ela ganhava 8 paus para ser CORRESPONDENTE DE VINHO, no valor;
    e, outro detalhe é que lembro que Amauri sempre disse que ela jamais colocaria a boca nos vinhos dele!

    Anônimo risonho...

    ResponderExcluir