Facebook


Pesquisar no blog

terça-feira, 5 de dezembro de 2017

AS LEVEDURAS DA SUZANA


Leio, no Facebook, o post de Suzana Barelli.



Hoje teve degustação de vinhos da revista Menu. Brancos elaborados com leveduras nativas versus os elaborados com leveduras selecionadas. Há um melhor? O resultado estará na edição de novembro da revista. Na ficha de degustação, continuamos com a parceria com a Demanda Pesquisa para definir quais as diferenças na maneira em q homens e mulheres apreciam um vinho. Obrigada aos degustadores presentes @jobarrosalmeida @1janepizzato, #carinacooper, @enodeco @luisfelipeacampos @b_silveira @rodrilanari @bronza @didu_russo e ao serviço super atencioso do Neto.

Conhecendo muito bem o "pavor" que assalta os produtores, ao serem indagados se usam, ou não, leveduras selecionadas, questionei Suzana

Quem garantiu a origem das leveduras?

Resposta

Suzana Barelli, eu entrei em contato com os produtores e/ou com seus representantes no Brasil.

Insisti

Como você pode garantir a origem das leveduras? Você acredita na palavra dos produtores e/ou de seus representantes no Brasil?

Quem tem conhecimentos técnicos sobre assunto tão complexo?

A Barelli emudeceu e o diálogo foi encerrado abruptamente. 
 
 

Apertou?

 O melhor é encerrar a conversa....

Tentei, em vão, encontrar o resultado da degustação, de vinhos produzidos com leveduras selecionadas e nativas (sic), promovida pela revista "Menu".

A divulgação do resultado ficou por conta de Suzana Barelli, editora de vinhos da "Menu", mas acho que a nossa Suzana encontrou novos, mais fáceis e mais interessantes assuntos.

No Facebook o resultado não foi divulgado e não tenho a mínima intenção de gastar meu dinheiro para conhecer as opiniões, sobre o assunto, do Didu Bilu Tetéia, Carina Cooper e Cia.
 

O passado os condena...

Na Itália a "Slowine" (Slow Food), talvez com inveja da "Menu", entrou de sola no assunto e patrocinou, em Ascoli, uma das capitais de província da região Marche, uma degustação, às cegas, com vinhos regionais.

Os juízes deveriam identificar quais os vinhos fermentados com leveduras selecionadas.

Na primeira parte foram degustados 5 vinhos brancos.

O resultado foi surpreendente: Ninguém conseguiu diferenciar os vinhos inoculados com leveduras industrializadas e aquele cuja fermentação fora espontânea.

Os vinhos servidos às cegas: Verdicchio di Matelica 2014 "Collestefano" (fermentado com leveduras selecionadas)

Verdicchio dei Castelli di Jesi Capovolto 2013 "La Marca di San Michele" (fermentado com leveduras selecionadas)
 

Offida Pecorino Donna Orgilla 2010 "Fiorano" (fermentado com leveduras selecionadas na própria vinícola)

Verdicchio dei Castelli di Jesi San Paolo Riserva 2009 "Pievalta" (fermentação com leveduras selecionadas)
 
 

Nur 2012 (Malvasia-Verdicchio-Trebbiano) "La Distesa" (fermentação espontânea).

Resultado: Todos os participantes, entre eles Walter Speller responsável pelo site italiano de Jancis Robinson, foram categóricos em afirmar que todos os vinhos degustados, apesar das grandes diferenças entre si, evidenciaram as características inconfundíveis do território de origem.

Resultado surpreendente se considerarmos que quatro vinhos foram fermentados com leveduras selecionadas (um com leveduras selecionadas na vinícola) e apenas um com fermentação espontânea.

O resultado comprova o que penso: às cegas é muito, mas muito, difícil distinguir "quem foi quem" na fermentação.

Uma pergunta: Alguém acredita que o Bilu-Didu-Tetéia, a sommerdier da Salton e a turma da revista "Menu" possam apresentar alguma conclusão séria, inteligente e crível?
 

Bacco

6 comentários:

  1. No Brasil, ainda estão engatinhando...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. concurso e artigo feitos com preguica mental. eu como editor da revista ficaria P de ler isso, mas se ha algum patrocinio, que continue a festa. falta um monte de informacao e conhecimento a essa gente. e pior que para muitos sao "formadores de opiniao". nao que B&B seja a unica e melhor fonte de conhecimento no vinho em portugues, mas ao menos tentam colocar nos posts algo que tenha sustentacao minima cientifica, empirica, historica...

      Excluir
  2. Outro aspecto é o controle sobre o tempo de autólise dos festejados espumantes nacionais. Ontem bebi um Cave Geisse Terroir Nature 2011 (degorgement em 2015, conforme a garrafa) e fiquei perplexo... como pode um espumante com alegados 42 meses possuir tão pouca complexidade aromática e um final tão curto, com a indefectível "dipirona"? Caso houvesse bebido às cegas, diria que havia sido elaborado pelo método charmat. Lembrei-me, na sequencia, de um amigo português, primeiro porque estava aberto um Filipa Pato 3b blanc de blancs, que custou metade do preço (não é possível comparar os produtos); segundo, porque o gajo sempre afirma "se a matéria prima é de baixa qualidade, não há método de elaboração capaz de criar um grande vinho".... abraços

    ResponderExcluir
  3. Certa vez bebi um Cave Geisse Rosè e tive a sensação de beber um espumante elaborado em um corredor de hospital. Se compararmos o Geisse com o base da Murganheira é covardia.

    ResponderExcluir
  4. e Adolfo Lona, o Lama? esse aí traz as uvas no lombo do burro... sabe-se de onde, falam aqui.
    ps: tem que tomar uma dipirona antes e depois.

    ResponderExcluir