Facebook


Pesquisar no blog

segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

A DEFESA


 
Na semana do eno-idiota (que comprou zurrapa em falsas promoções, mais uma vez), falarei em defesa do produtor de vinho nacional que tenta fazer algo potável e que cobra preços decentes pelos vinhos.
 
 

Depois dessa espero a minha demissão do blog (lembrete: dia 5 está chegando....).

Há alguns bons e honestos produtores; poucos, mas existem.

Não afirmo que sejam super-trabalhadores, eficientes, espertos na condução do negócio, mas, apenas, que vinificam produtos bebíveis e, na origem, praticam preços honestos.

Já pensou o quanto esses viticultores penam para conviver ou competir com o preconceito (em grande parte justificável) e as más práticas de mercado?
 

Suborno para "otoridades", meia nota, um décimo de nota, garrafas enviadas para ébrio-blogueiros, vinhos industriais, calotes, (principalmente para vendas em outros estados e com impostos recolhidos antecipadamente) etc.etc.

 O cara faz vinho decente, cobra um preço justo, mas é obrigado a competir com gente que produz cocô, que cobra preços abusivos, por zurrapas de Goiás, Pernambuco, Bahia, SP, SC, MG ou RGS e que invade as gôndolas dos supermercados com vinhos que dão calafrios ao fígado e dano ao cérebro.
 

Os eno-predadores fazem o maior desserviço ao vinho, ora elitizando o vinho (ruim), ora nivelando por baixo a qualidade e afastando, assim, o consumidor médio não lhe dando qualquer chance de evolução cultural e qualitativa.

No Brasil as duas perversas realidades convivem perfeitamente bem

No Brasil, importadores, também, não ajudam em nada, mas deixemos este assunto para depois....

Um país de retardados (no sentido de atraso) onde os eno-idiotas não conseguem ter acesso ou entender uma bebida que é feita, consumida e celebrada há milênios.
 

Quando tentam bebericar algo, são assaltados na carteira ou na saúde.

Em menos de duas décadas (ou 20 anos para os que tomaram pau no MAPOFEI) os chineses passaram de consumidores vorazes, de etiquetas, a donos de vinhos premiados no exterior e proprietários de vinícolas na Europa.

Os "doutores" do vinho ainda não perceberam, ou não querem perceber, que o gigante não está adormecido..... Está em coma cognitiva profunda, ética, moral e genética há séculos.
 

Caminhamos rápido do coma para o crematório graças aos eno-predadores e eno-idiotas.

 Haja antidepressivo para encarar o presente e futuro.

Bonzo

 

5 comentários:

  1. Posso estar chegando um pouco atrasado para comentar seu artigo mas espero que ainda não tenha sido defenestrado por Baco e possa me dizer quais são estes nossos bons e honestos produtores para que possamos prestigia-los.
    Eno-Saudações

    ResponderExcluir
  2. Bonzo mora nos EU e não sei se responderá à sua pergunta. Vamos aguardar

    ResponderExcluir
  3. Aguardaremos pacientemente, como se aguarda o amadurecimento de bons vinhos.
    Saúde.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estimado,

      Falar de vinhos e produtores bons e honestos he tarefa das mais arriscadas. No mundo todo esta lotado de espertonildo, mas vai aqui uma listinha de produtores e produtos que arrisquei e me dei bem:

      Aurora (empresa enorme, mas sabendo escolher ha bons vinhos pelo custo). Eu tomaria o pinot noir deles novamente sem problemas.
      Courmayer
      Valmarino
      Maximo Boschi
      Denzem (PR)
      Gheller
      Pizzato
      Barcarola

      Essas entre varias...Creio que um monte de vinicolas nao saem do Sul por serem consumidas por la mesmo. Vale o tempo e dinheiro para ir ate la? Nao. Eu ja fiz isso, mas ... tinha que faze-lo para saber como era mesmo.

      Fica de orelha/antena em pe para boas coisas que estejam circulando no mercado. Talvez um grande problema desses vinhos hoje sejam os precos... sempre em desvantagem em relacao a 'concorrencia' de fora.

      Bonzo, o jingoista.

      Excluir
    2. Caro Bonzo, grato pela resposta, e se, me permite, gostaria de acrescentar algumas pequenas vinícolas à essa sua lista. Estas produzem pouca quantidade com elevada qualidade em um estilo diferente dos vinhos sul-americanos e mais próximos dos europeus, com mas elegância e complexidade e que necessitam algum tempo para ficarem prontos para beber. Então, se tiver oportunidade conheça a Vinícola Calza, Vinhedos Capoani e Maison Dachery.
      Eno-Saudações.

      Excluir