Facebook


Pesquisar no blog

domingo, 14 de maio de 2017

O MONTRACHET DO LULA



 

Os almoços das sextas feiras , quando estou em Brasília, apesar do cada vez menor número de participantes, continua sagrado.

Alguns convivas morreram, outros já não suportam minhas idéias e, por outro lado, percebo que, para mim, também, é sempre mais difícil aceitar diversidades.

Mas três ou quatro gatos pingados ainda se reúnem para comer, beber e falar mal dos que não estão presentes.

Quando não criticamos os ausentes o prato favorito é a política.

Em uma discussão, no final do ano passado, profetizei que o Lula estaria atrás das grades em janeiro de 2017.

Discussão acalorada, xingamentos, provocações e, finalmente, a aposta.

"Aposto uma garrafa de Montrachet que não vais ser preso".
 
 

Confiante na celeridade de nossa justiça e com o álcool me turvando o cérebro, não pensei duas vezes e......  em março, puto da vida (aprendi com lula), paguei a aposta.

Outra sexta feira, outro almoço, outra aposta com o mesmo amigo.

O amigo apostou e perdeu o mesmo Montrachet, que me havia "roubado" ao teimar e errar o nome do ator de um filme.
 
 

"Vamos acabar com as apostas e beber o Montrachet que, agora, é novamente meu. No próximo almoço você traz o meu Montrachet, um seu Grand Cru e fazemos uma bela festa."

Todos concordaram e, na sexta feira seguinte, fizemos o almoço na casa do amigo que, além de servir o "Montrachet Jaques Prieur", abriu um "Corton-Charlemagne" 2012 da vinícola Chapuis.

Resultado: O Corton-Charlemagne deu um banho no Montrachet.

Apesar de custar muito menos do que o Montrachet (1/4), aquele Corton-Charlemagne revelou aromas mais sutis, elegantes, na boca maior frescor, complexidade e harmonia.

Um grande vinho!

Quando o Marc Morey revelou sua preferência pelo Puligny-Montrachet Premier Cru "La Truffiere", me deu um estalo: "Dane-se o Bachelet e seu Chevalier Bâtard Montrachet! Vou procurar o Chapuis".
 

Para ir de Chassagne-Montrachet até Aloxe-Corton é preciso atravessar Beaune, mas os pouco mais de 20 km dirigindo entre vinhas compensam a chatice e o trânsito intenso da capital da Côte D'Or.

Aloxe-Corton não exatamente uma metrópole.

 Aloxe-Corton é um vilarejo com menos de 150 habitantes e em três minutos encontrei a "Domaine Chapuis".
 
 

 Toquei a campainha e, pra variar, ninguém atendeu.

O enorme portão de ferro não estava trancado.

Com audácia e coragem, próprias dos "enófilos desesperados," forcei o portão, o deixei entreaberto, entrei com cuidado e pronto para correr caso aparecessem alguns cachorros.

Bati com vigor na porta da adega e em poucos segundos apareceu o senhor Maurice Chapuis.
 

Homem alto, corpulento, de meia idade e, aleluia, sorridente.

Expliquei de onde vinha, o quanto me impressionara seu vinho e perguntei se poderia comprar algumas garrafas.

O sorriso se abriu mais ainda e, sem delongas, descemos os numerosos degraus que nos separavam da adega.
 

Adega típica da Borgonha: Escura, baixa, fria e repleta de barriques.

Degustação de alguns vinhos, inclusive de um ótimo "Corton" tinto.

Um pequeno parêntesis: Todos os Grands Crus da Côte de Beaune se localizam nas terras de Puligny-Montrachet e Chassagne-Montrachet?

Não!

Montrachet, Bâtard-Montrachet, Chevalier-Bâtard-Motrachet, Bienvenue-Bâtard-Montrachet e Criots-Bâtard-Montrachet, colados uns aos outros, ou separados apenas por um muro ou uma estradinha, pertencem aos municípios de Puligny e Chassagne, mas em Aloxe-Corton há dois "Grands Crus": "Corton" (branco e tinto), "Corton-Charlemagne".
 

Menos badalados que os primos de Puligny, Chassagne e os grandes tintos da Côte de Nuits, Corton e o Corton-Charlemagne são duas pérolas vinícolas de primeira grandeza.

Um bom papo, três degustações, uma das quais de um ótimo "Corton" tinto, um aperto de mão e seis garrafas do soberbo Corton-Charlemagne 2014 de Maurice Chapuis, foram para o porta-malas do carro.

 
Na próxima matéria: Meursault-Blagny

Bacco


18 comentários:

  1. https://www.instagram.com/p/BTJUtUZDugU/ . - Mané Boato o REPRESENTANTE ( deve ser petista...
    )



    Those things are old and fragile! What the hell is going through your peanut brain at that time? "It will get me some likes on Instagram"? Maybe, but it will also have you permanently labeled as a stupid asshole in much of Burgundy. Now go climb up a tree and stay there. - dujac

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caraca! Vejam outros comentários que fizeram lá:

      "That's atrocious. You sir are a disgrace to wine and history".

      "Wow- that's awful. Wonder if you ever get an appointment in burgundy again"

      "should be disgraced to call yourself a wine professional. To treat one of the most precious things in the wine world with such little respect is beyond sad. Hope it was worth the Instagram likes"

      "Monsieur you are a real ass all with no respect"

      "This is a prime example of an ugly tourist!"

      Excluir
    2. Mais que a questão religiosa, a foto é de mau gosto. Não tem nada a ver. Poderia ter danificado um monumento por motivo fútil. Lamentável. É por isso que os brasileiros são mal vistos lá fora. A chamada "irreverência brasileira", quase sempre, não passa de deselegância e falta de educação. E o pior é ver um monte de gente defendendo a atitude dele.

      Excluir
    3. O Manoel Beato é um imbecil nato. Fez fama no Fasano lambendo as botas dos poderosos e corruptos de plantão. Para ver o quanto esse cara é um babaca bastaria ler esta matéria http://baccoebocca-us.blogspot.it/2013/10/o-melhor-sommerdier-do-brasil.html

      Excluir
  2. So espumando de inveja. Porca miseria....auguri, bastardo.

    ResponderExcluir
  3. prepare o maxi-babador para a próxima matéria

    ResponderExcluir
  4. Seguinte,
    ele o fez porque se sente protegido pela referência que se tornou para o ``planeta do vinho- Brasil`` ( sim, somos outro planeta), ele esta cercado de gente poderosa ($$) mas também um tanto quanto imbecil por queimar muitos vinhos com intuito de ostentar, além, de ter uma conta bancária cheia, é o garoto dos vídeos lançados pelo grupo em que trabalha que se não me engano, é o mesmo que importa rótulos da região... Sim, sigo vendo que ele queima muitos vinhos, esta sempre com uma aparência de quem se serviu demais apesar de ``ser pago para fazer o trabalho de servir aos outros``... Mas no Brasil temos a profissao ligada ao estrelismo, e não que ao que se deve. Na verdade, é nitido ver sempre parecendo alcoolizado, sua aparência não ajuda, mas quando diz as bobagens, isso já confima, só pode ter passado dos limites! É muita coisa que ``leigo`` no Brasil não consegue alcançar, e talvez, nunca alcançará... Porque talvez seja mais fácil seguir, elogiar para ver se ganha algum negócio... A namorada do cara também fez par com a imbecilidade, essa com o perfil JUCARANI acabou excluindo até o próprio perfil depois que foi encontrada nas postagens dele, ela que também trepou no símbolo do patrimônio protegido pela UNESCO como se tivesse trepando no próprio mané ... Ele, por consequencia, excluiu a foto, mas acho que não deveria sabe? pois combina muito com ele, e no mais ele conseguiu alcançar os likes que queria e chamar a atenção internacionalmente. Alguem do govin.grandstrroirs - informou `` Fasano Sommelier Causes Outrage Over Trip to Burgundy`` - newworlder Por Nicholas Gill. A coisa vai mais além, e acho que tem mais que ir,sabe por que? porque não existe especialistas no país de fato. Existem bebedores pouco envolvidos com`` estudo``, e agora por sua vez com educação e respeito. Mas sabemos como isso faz parte do ser humano fortemente quando ele se encontra com a bebida ainda mais se JA TEM vocação para...


    https://www.instagram.com/p/BUKgB_Ph7Tj/?taken-by=govin.grandsterroirs

    http://www.newworlder.com/

    Na verdade, ele pessoalmente podia ate ser boa gente, embora eu duvide, mas profissionalmente é muito sortudo pelo que ele faz.

    Acho que Brasil precisa investir em EDUCAÇAO porque a coisa vai de mal a pior.

    ResponderExcluir
  5. http://www.newworlder.com/article/12728/fasano-sommelier-causes-uproar-in-burgundy

    ResponderExcluir
  6. esses caras devem vender vinhos falsificados....
    https://www.facebook.com/claretsbrasil/photos/a.322491641208716.1073741828.305190882938792/605301552927722/?type=3&theater

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo [16 de maio de 2017 21:38]

      Baseado em que você sugere isso? Já comprei várias vezes deles e nunca tive problemas.

      Excluir
  7. Cara... impressionante! Esse cara é uma lenda!!!

    O tal Ivan Marquetttti ( ``amigo`` ate debaixo da mentira deslavada) ASSEGUROU E DEFENDEU o Manoel Beato que vocês falam... afirmando e envolvendo o nome de um PRODUTOR, cujo o mesmo abrirá ( só para pintar a mentira de esnobe) um Conti 8.5.
    MelDelssss! O cara já é fraco, bebe todas, ainda leva uma namorada e bota ela trepar na CRUZ, envolve o amigo mentiroso, envolve o francês, envolve até o Conti 85. Se deus é brazileiro o diabo também é!
    Tá com a porra que esse pessoal é tão sem noção assim?
    E estão todos no fórum da Borgonha, onde mais produtor de lá se encontra, compartilhando essa notícia como imagem do profissional que o País possui, questionando imagem, profissão e o escambau... Até o grupo Fasano é mencionado na gringa como sendo um lugar questionável, de péssimo preço além de gosto...

    Acho que dessa vez a fama do cara das pérolas do vinho ganhou o mundo!

    ResponderExcluir
  8. Pobre Manoel, começou em o ano de 2017.

    Ele correu APAGAR O POST... Mas o incêndio ganhou comentaristas...


    manoelbeato
    Seguir
    Às vezes, como criança grande, cheio de entusiasmo, de devoção e reverência, gosto de homenagens amorosas e bem humoradas. Aqui, no mais venerado entre todos os vinhedos, peço vênias para meus vivas, minha euforia, meus brindes e beijos à essa obra-prima que tanto aprecio. #vinhedo #vineyard #vignoble
    Curtir
    Comentar
    691 curtidas
    manoelbeatoÀs vezes, como criança grande, cheio de entusiasmo, de devoção e reverência, gosto de homenagens amorosas e bem humoradas. Aqui, no mais venerado entre todos os vinhedos, peço vênias para meus vivas, minha euforia, meus brindes e beijos à essa obra-prima que tanto aprecio. #vinhedo #vineyard #vignoble
    Ver todos os 85 comentários
    tetekrQue foto show!!! ����������������
    ettorejr@ose.wine A sua opinião sobre como eu deveria me chamar nada me interessa até porque alguém com o nome "Oséias", não está habilitado para opinar sobre este assunto. Sobre o que é baixaria ou não, sua opinião também nada me importa. Se você achou uma foto como a do Manoel, que não é nada além de divertida e educativa uma baixaria, logo se vê que você tem uma capacidade de interpretação reduzida. Não se esqueça que quem me chamou foi você e não o contrário. Encerro aqui minha boa ação do dia de responder seu sonífero em forma de palavras.
    leclubdespremiers@ivanmarchetti pensa mesmo que ele tiraria ? Uma cruz do século XIV... por favor ! Menos
    leclubdespremiers@marcosarede criticar a falta de postura e de respeito ainda pior com esse tipo de atitude num país que não é seu, desculpe mas sim merece criticar ! E sim geramos empregos, pagamos impostos e pensamos que o vinho como negócio e um trabalho sério e que esse tipo de domaines em particular merece respeito ! Essa foto mostra exatamente o contrário desses valores!
    ivanmarchettiEu estava no momento da foto e posso atestar que a mesma foi tirada pelo Sr. Aubert, que as gargalhadas ainda abriu uma garrafa de Romanee Conti 1985 para receber o Manoel Beato. @leclubdespremiers @ettorejr @marcosarede
    leclubdespremiers@ivanmarchetti a gente passou a semana inteira no domaine pois estamos baseados na Bourgogne e o senhor Aubert não estava presente . Então a menos que ele veio sem nem entrar no domaine e mo escritório, abriu de forma escondida uma garrafa para você, tirou essa foto sem que ninguém percebe, o que você fala e uma mentira absurda !
    ettorejr@ivanmarchetti Tenho certeza Ivan! Claro que o Manoel jamais seria indelicado ou desrespeitoso com alguma crença ou pessoa.
    ivanmarchettiA garrafa foi aberta para o Beato, não pra mim. Leia com atenção, por favor. Sr. Aubert não estava presente pra você, mas nos recebeu gentilmente e ainda disse que iria colocar essa foto no escritório dele. @leclubdespremiers @ettorejr @marcosarede

    ResponderExcluir
  9. asuh00Que péssimo!
    cmc_19_Estivemos exatamente neste lugar!! E provamos a uva 2015 !! Maravilhosa!
    kimoteam������������
    andreia.estigarribiaAdorei a foto ��
    raibow_dash_maria_claraQue foto legal ��
    conservadonovinhoPor essas e outras que todo o mundo olha torto pra passaporte brasileiro...
    joeyzasaisnotdeadEste @leclubdespremiers é um tremendo de um pela saco, mano. Deve estar com pouco negocio.
    growing_boy������
    vincentalarypaquette������
    christopheraweedVocê não deveria estar escalando isso ����
    magnus_norsettWhere's the respect?!! ������
    moevinoWow- that's awful. Wonder if you ever get an appointment in burgundy again.
    christianmoreauMonsieur you are a real ass all with no respect ��������
    sommwineguy@moevino I sure hope not
    sommwineguyThat's atrocious. You sir are a disgrace to wine and history.
    chez_julienRespect == 0 ��
    burgundyonaplateThis is an appalling lack of taste and respect for a historic landmark! We are lucky that the vineyards of Burgundy are open fir all to visit with security barriers, but acts such as this do not help one bit! You should really be ashamed of yourself!
    geordiewineguide:( oh dear
    christopherappFucking idiot
    oflakesandpoolsits like fucking the pope
    bowlbyYou should be disgraced to call yourself a wine professional. To treat one of the most precious things in the wine world with such little respect is beyond sad. Hope it was worth the Instagram likes. GFY
    alainharveyWhat an ass.
    rdavilaquinonesIdiot
    dildotronYou twat.
    pinotnoir70��
    n2voThis is a prime example of an ugly tourist!
    drinkdujacThose things are old and fragile! What the hell is going through your peanut brain at that time? "It will get me some likes on Instagram"? Maybe, but it will also have you permanently labeled as a stupid asshole in much of Burgundy. Now go climb up a tree and stay there.
    levipersBut why???
    gert_crumIt's a shame!
    optombennoidiot. Have some respect.
    hannoschullerYou insufferable oaf!!
    winesolutionsBafoon...hell baboon in this case

    ResponderExcluir
  10. http://www.bienpublic.com/edition-cote-de-nuits/2017/05/16/il-escalade-la-croix-de-la-romanee-conti-et-subit-les-foudres-des-reseaux-sociaux#commentaires

    ResponderExcluir
  11. Conhecem produtor massimo Rattalino barolo 34 2010 por R $270, será q vale? Não conheço produtor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jacques, não conheço, nunca bebi e não poderia lhe dizer se vale R$ 270. Arrisque uma garrafa.

      Excluir
  12. Boa tarde. Eu critiquei horas depois da postagem do Beato, e fui muito ofendido por seus amigos e defensores. Um idiota, mas enfim, se ferrou.
    Agora tenho uma pergunta aos amigos: tenho 3 garrafas na Borgonha, e não vou conseguir ir buscar. Se alguém viajar para lá em breve me avise. Pago o frete, elas estão pagas, só trazer. Abraços.

    ResponderExcluir
  13. Eu imagino... olha que essa gente maluca fala...
    https://www.instagram.com/p/BUSvl5ZD-ej/?taken-by=manoelbeato

    ele fez no mínimo a obrigação dele, mas a turma o trata como uma vítima!

    ResponderExcluir