Facebook


Pesquisar no blog

segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

QUANDO PREDADORES SE UNEM.....




A Antinori e a Ferragamo se unem, mais uma vez, para enfiar a mão no bolso dos incautos adoradores de etiquetas.

Mais uma vez, repito, pois, as duas famílias toscanas já percorrem o mesmo caminho vinícola há anos.


 

Não é somente a amizade e/ou o vinho que une as duas gigantes florentinas.... Há grana, e muita, no pedaço.

 

 Ferruccio Ferragamo é um dos três diretores escolhidos pela Antinori para tocar a holding da família, família, que em 2015 faturou modestos 200 milhões (talvez um pouco mais) de Euros.

As duas "griffes" familiares, com suas atentas antenas toscanas, perceberam que o mercado do vinho caminha, sempre, à procura de novidades e modas.

Ferragamo e Antinori já sabem que, nos próximos anos, a bola da vez será o vinho rosé.

 

O rosé com sua bela cor, fácil de beber, pouco complexo e que agrada em cheio as mulheres, está ganhando, rapidamente, mercado

Os Antinori, em uma de suas propriedades na Maremma (sempre ela.....), mais especificamente na "Fattoria Aldobrandesca", perto da estupenda aldeia de Sovana, "descobriram" terras vulcânicas, próprias , dizem, para o cultivo do "Aleatico".

Quem fez a descoberta foi o enólogo Riccardo Cotarella, desde sempre consultor e diretor da Antinori.

 

Cotarella, o Michel Rolando Lero italiano, que assina vinhos desde o Piemonte até a Sicilia, todos rigorosamente parkerizados, pontuados, pasteurizados, sem nenhuma preocupação com terroir, território, tradição, cultura local etc., resolveu vinificar o "Aleatico", em Sovana e produzir um vinho rosé que, conforme o próprio Cotarella afirma, "... será um vinho de nicho".

Quando a Antinori anuncia que produzirá um "vinho de nicho" é bom reforçar o estoque de cuecas de lata......

 

As cuecas de lata se fazem necessárias para resguardar o que resta da integridade física dos consumidores já estuprados pelos preços dos "Supertuscans" Tignanello, Solaia e dos dispensáveis Cervaro della Sala, Muffato della Sala etc.

Cotarella e Antinori não brincam em serviço; a produção de rosé em Bolgheri, Cortona e Salento (Puglia), já atinge mais de um milhão de garrafas.

Para não perder o costume, a Antinori, encomendou, e o Cotarella prontamente atendeu: um rosé "hiper-exclusivo" e...... caro.

 

A Antinori/Cotarella brindam o mercado com o "A", um Hiper-Estuprador-Rosado (10.000 garrafas) que custa modestíssimos 35/40 Euros (preço de um ótimo Barolo, Barbaresco, Taurasi)

O "A" quer indicar que, a nova jogada rosada da Antinori, foi produzida na "Fattoria Aldobrandesca" no município de Sovana.

 

Os brasileiros, eno-tontos-adoradores-da-Antinori, podem preparar R$ 500-600 para ter o "privilégio" de degustar uma garrafa do "A".

Não quero nem posso imaginar o preço dos próximos rosés B, C, D, G, R etc. da Antinori.

 

Na próxima matéria o rosé dos Ferragamo.

Dionísio

5 comentários:

  1. fosse no tempo em que eu era deslumbrado com coisas de luxo, lá por 2009, 2010, eu leria essa matéria e pensaria "ótimo, a Antinori e a Ferragamo querem ser uma resposta italiana à Kering e à LVMH, os conglomerados de luxo franceses".

    bem, do ponto de vista da dupla Antinori e Ferragamo, continua sendo ótimo. da minha parte, já estou velho e sem grana o bastante para mandar essas coisas à merda. 40 euros num rosado da Maremma? os melhores Bandol, ao que sei, são vendidos a 25 euros, para não falar de outros bons que não conheço - minha ignorança dos rosés é gigante, adoraria vê-los mais em B&B.

    só quero ver se teremos marmelada de morango e framboesa rosas com o rosé dessa dupla, produzida na terra dos supertoscos e com enólogo de supertoscos. mas não pretendo pagar para ver e beber.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eduardo, a voz fina foi porque meu pai queria que eu fosse famoso no coro da igreja...fui emasculado.

      Eu adoro um bordeaux dos bons (dahhnnn). E ha otimos brancos la tambem. Adivinha? Otimos roses tambem. Menores em proporcoes aos tintos famosos...mas varios chateaus produzem um pouco de branco e roses. Se conseguir um rosezao de bordeaux, va nessa.

      Tavel tambem produz roses legais. E se conseguir, lombardia e alto adige. Esgotei tudo que sabia sobre roses. 3 segundos de conhecimento!

      Excluir
  2. Enquanto isso em Picarelandia uma certa revista sem credibilidade anuncia que um certo vinho esta entre os 10 melhores da Italia. Nao usarei minha conexao pre-paga da telerj para divulgacao, mas um dos vinhos esta no seu artigo. Lixos.

    SDS, peste.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tô na Telerj, trabalhando, e tu vem falar com voz fina, porra?

      Excluir
  3. O Tignanello. Aguarde uma de minhas próximas matérias,vai dar risada

    ResponderExcluir