Facebook


Pesquisar no blog

terça-feira, 8 de novembro de 2016

MAIS DIARREIA


Mais uma vez gostaria de analisar e tentar entender os nossos caros sommeliers, comentaristas, "experts" e críticos que perturbam e, muitas vezes, amargam o prazer de beber, tranqüilamente, nosso vinho de cada dia.

 É quase impossível não se sentir diminuído ao presenciar uma palestra, ouvir um comentário, uma opinião dos impávidos cavaleiros de Bacco (ops) que, sem pestanejar e nem ruborizar, encontram, numa simples taça de vinho, recônditos perfumes: Especiarias, pimentas, violetas, canela, cravo, couro, flores brancas, flores vermelhas, mirtilos, vime, groselha, estrebaria, pedra molhada, carne assada, peixe de rio, ouriço do mar (esses dois últimos são exclusividade de Beato Salu) etc..

Apesar de arrasado e desiludido, com meu ineficiente e inútil nariz, lanço uma pergunta aos sabujos tupiniquins: Se eu não perceber todos estes aromas me é permitido, mesmo assim, beber vinho?

Gostaria imensamente que um dos nossos Parker esclarecesse esta dúvida que me tortura e inibe o prazer de degustar uma simples taça de tinto ou branco.

Tenho certeza que um sommerdier de plantão me ajudará.
 

Aproveito, então, para fazer outra pergunta: se eu não perceber um retrogosto de folhas de tomate, componente tânica, sabores herbáceos, frutados, floreais, pimentas verdes, vermelhas ou pretas, amoras, cerejas, grape fruit, banana, cítricos etc. Devo consultar um otorrino ou posso continuar bebendo normalmente?

São perguntas que meus pais, avôs, bisavôs certamente nunca se fizeram e beberam, tranqüilamente, anos e anos na mais total e santa ignorância.

  Nossos pobres antepassados, coitados, que não sabiam beber com a classe e o refinamento de nossos "experts", jamais puderam perceber perfume de pedra molhada em suas libações.

 
 Pobres ignorantes, jamais saberão o que perderam.....

Nós, que ainda estamos vivos e aprendemos tudo, rapidamente, graças ao onisciente crítico que todos os dias, em uma estação de rádio, comenta e sugere com segurança e desenvoltura impar qualquer vinho, de qualquer lugar do planeta, como se tivesse nascido e morado dentro de uma barrique, somos afortunados enófilos.

Tenho um conhecido, em Stresa, que é sommelier e foi campeão italiano especializado em vinhos produzidos com uvas Nebbiolo.

 Intrigado com esta limitação e pensando em no nosso onisciente crítico radiofônico, que não conhece limites nem fronteiras, perguntei a Emilio Belossi o motivo de se dedicar a uma só casta.

A resposta não me surpreendeu, aliás, veio confirmar aquilo que sempre pensei – "É impossível conhecer tudo sobre todos os vinhos. Um médico clínico pode conhecer um pouco de tudo, mas não tudo. Quando o mal é mais sério, mais complicado, é preciso consultar um especialista. Com os vinhos é exatamente a mesma coisa".

 
O Emilio matou a charada.

 Para que se tenha uma idéia, da complexidade do assunto, vou apresentar alguns números estonteantes.

A produção mundial de vinho é de aproximadamente de 275 milhões de hectolitros.

As castas conhecidas, com as quais se produz vinho, são aproximadamente 2.000 (na Itália 355 e na França mais de 200).

Este patrimônio da humanidade é proveniente, em grande parte, de Portugal, Espanha, França Itália, Eslovênia, Croácia, Romênia, Bulgária, Hungria, Grécia, Turquia, Geórgia e Ucrânia.

Apesar de tentar, não consegui obter os dados mundiais, mas posso afirmar que na Itália a vitis vinifera é cultivada em aproximadamente 640.000 hectares, hectares que pertencem a 205.128 viticultores e o vinho, ali produzido (54.000.000 de hectolitros), é comercializado por 40.000 engarrafadores.

Belos números, concordam?
 

Imaginem, então, estes números somados aos de todos os países produtores espalhados pelo mundo...

É muito difícil acreditar, então, que alguém possa responder a todas as perguntas sobre todos os vinhos, quais as combinações gastronômicas mais adequadas, qual a temperatura certa, qual a melhor safra, qual o tempo de guarda, qual a taça, quantas vezes é necessários cheirar, fazer cara de entendido, mesmo não tendo entendido merda nenhuma e...... por aí vai

Por mais que se use o Google, assim como eu fiz para apresentar as estatísticas, às vezes a vaidade vence e o onisciente acaba acreditando em sua infalibilidade.

 

Apostando na desinformação dos ouvintes, o onisciente acaba cometendo erros risíveis.

Apontei, em matéria anterior, dois erros crassos que não foram corrigidos na programação da CBN.

Mais um agora: "..... o Piemonte não é só Barolo e Barbaresco.... A porta de entrada, para Barolo e Barbaresco, seria o Nebbiolo que pode ser até da região do Barolo e Barbaresco, mas eles usam vinhas mais jovens...."

Esta é uma cagada homérica!
 

Quer dizer que quando a vinha é jovem produz vinho Nebbiolo e quando a parreira envelhece nos presenteia com Barolo e Barbaresco?

A idade das vinhas determina a denominação?

Nada a ver, então, com exposição solar, altitude, composição do solo?

Traduzo parte do disciplinar do Barolo

2. As condições de cultura dos vinhedos devem ter os requisitos expostos a seguir.

 Terrenos: argilosos, calcários e suas eventuais combinações.

Localização: Exclusivamente colinar; são excluídos categoricamente os terrenos de fundo de vale, úmidos, planos e não suficientemente ensolarados.

Altitude: Não inferior a 170 metros e não superior a 540 metros.

Exposição solar: Adequada para assegurar uma maturação idônea para conferir às uvas e ao vinho derivado, especificas características de qualidade, mas excluindo vinhas implantadas na posição norte de -45° a + 45°.

Se um comentarista italiano fizesse a mesma afirmação do Lucki, sobre o Nebbiolo, seria ridicularizado e nunca mais comentaria vinhos.
 

Erros crassos, ridículos, dispensáveis.

O Nebbiolo será sempre Nebbiolo, independentemente da idade das vinhas, quando e se plantado fora dos requisitos estabelecidos pelas DOCG "Barolo" e "Barbaresco"

Mais uma coisa: Não é somente o Nebbiolo "..... que pode ser até da região do Barolo e Barbaresco".

 Na mesmíssima região do Barolo e Barbaresco há um mar de vinhas de Barbera, Dolcetto, Freisa, Chardonnay, Moscato.....

São castas que, pela mesmíssima razão do Nebbiolo, são implantadas onde não é permitido o cultivo do "Nebbiolo da Barolo e Barbaresco".
 

Será que o Lucki acha que os viticultores das Langhe são tontos ao ponto de plantar Barbera, que vale 2 Euros ao litro, em terrenos onde poderiam cultivar "Nebbiolo da Barolo e Barbaresco" que é vendido por 10 Euros ao Litro?

Dionísio.
 

Ps. Não vou comentar as declarações sobre o Barbera por falta de papel higiênico

19 comentários:

  1. Fala peste Di, como estao as coisas no seu praneta?

    Concordo sobre os sommerdiers e outros tontos que acham rochas marcianas em vinhos.

    Em relacao aos jornalistas que falam asneiras (como blogueiro mirim pode me incluir nessa, vou dormir numa pilha de dinheiro com um monte de mulher hoje, ra) voce tem que entender que he dificil saber bastante sobre tudo no mundo do vinho.

    O Bananal he um pais que esta longe das grandes regioes produtoras do mundo, a cultura he para cerveja ruim e barata... e o mercado tao pequeno, tao sem importancia. Para que voce vai se especializar a fundo mesmo para uma audiencia de gente que acha malbec ou cabernet chileno o maximo? Ja somos preguicosos por natureza e ainda falta incentivo financeiro e/ou cultural para investimento no conhecimento, na dedicacao.

    Pensa nas besteiras que os jornalistas esportivos falam? De hockey, ginastica olimpica, futebol americano, cricket, gamao... a audiencia he pouca e burra, entao why bother? Vai la falar merda (alvaro jose, galvao bueno, arrelia jr, juarez suares, flavio gomes...eca) e a vida passa. Mal para os que sabem de algo.


    Esses jornalistas do vinho comem de graca bastante a custa de importadores ou produtores...mas garanto que tem um salariozinho mixuruca, ninguem ali he Bonner, ou algum outro assistido por milhoes de pessoas. Para que pagar muito por alguem que tem numero pifio e de baixa qualidade de leitores?

    E dai o ciclo se repete... baixa qualidade de leitores, baixo incentivo para investir em profissionais bem qualificados que nao tem incentivo para pegar aviao e fazer intercambios, cursos, aprender...

    Nao estou defendendo as baboseiras que falam no radio, mas entendo do porque nao haver tanta necessidade ou preocupacao em passar a melhor noticia para todos. Seria dar bolacha recheada sao luiz para porcos.

    Alive and kicking. SDS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. falando em Flávio Gomes, conhece aquela história com ele, o Galvão Bueno e "grande" elenco de jornalistas enchendo a cara de vinho na Austrália e o Galvão pagando?

      Excluir
    2. oh gee, conheco sim. um gerson se aproveitando de um idiota com ego inflado. sds.

      Excluir
  2. O "onisciente" tem um puta público na CBN e não deve ganhar pouco (viaja pacas por conta da Globo). Me sinto um pouco quixotesco ,mas é minha sina (imagine o Bacco). Vou continuar ferrando esses babacas donos da inverdade
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Outro abraço.

      Nao me incomodo com um tapir qualquer do vinho faturando bastante, mas me surpreendo e me pergunto que tipo de fenomeno he esse onde informacoes imprecisas e sem relevancia sao cobradas por muito mais do que valem? O cara (ou caras) devem ser bonsssss de labia (a da boca, nao a outra).

      Fica a esperanca que antes do sol explodir o nivel melhore na terra de santa banana.

      JR out.

      Excluir
    2. Bacco, taí uma onde nós concordamos: "continuar ferrando esses babacas donos da inverdade". Por isso vou continuar te cobrando acerca das idiotices que diz e faz, como abrir um Barolo, "bebê-lo" em meia hora, ou algo assim, e "vamos para o próximo". Um primor de serviço, digno dos maiores experts (risos!) do Brasil. O cara da CBN ja-ma-is faria isso.

      Ah, qual é mesmo a marca das suas Taças Super Poderosas, que aeram o vinho em questão de nanossegundos?

      Excluir
    3. Mores, qual seu problema? Quem escreveu o post fui eu , Dionísio, e quem comentou , também. Deixe o Bacco com suas (dele) taças Zalto (45 Euros cada). Volte para seus copos de vidro e beba Casillero de Mierda. Você e o Casillero se parecem e se merecem

      Excluir
    4. Bacco, Bocca, Dionísio, Piero Rosmo... tanto faz o nome com que se apresente, pois pouco (nenhum) respeito tem merecido, pelo tanto de asneiras que tem esparramado pelas paredes do próprio blog. Tolices que, repito sempre, apenas tentam, infantilmente, desacreditar o argumentar em vez de rebater o argumento. Procedimento abjeto, de pessoa tola e vil que se considera "gente".

      Como sempre, apresento os argumentos, tendo feito a "lição de casa". Taças Zalto, certo? http://www.zaltoglas.at/index_en.php. Bom produto. Aliás, ótimo produto, pena que para muito pouco bebedor. Bebedor que abre a garrafa e a esvazia quase que em seguida.

      Aliás, nas especificações do produto não consta nenhuma propriedade miraculosa, do tipo aerar vinho em 5 milissegundos. Abrem Barolo, vertem na taça e bebem, esperando algum milagre.

      Aliás, Zalto produz decantadores, http://www.zaltoglas.at/en_sort_mystique.php, que sua corja pretende ignorar, ou talvez pense em local melhor para utilizar essas peças tão nobres, enquanto desarrolham suas garrafas e emborcam o conteúdo.

      E pretendem-me bebendo em copo de vidro! Enquanto isso descartam aeração para então falar mal dos vinhos mal servidos que sorvem sôfregos. Olhe-se, ser idiota, e veja a quantidade de asneiras que escrevem por aqui. Aliás, arrisco que é melhor um vinho bem servido em copo de vidro do que taças Zalto com o serviço de vocês. Poderiam enfiar a cara na bunda de um cavalo antes de apreciar o vinho. Estariam melhores do que simplesmente "abrindo e vertendo".

      Ah, para não perder o foco, estava esquecendo de responder sua pergunta, que é 'qual seu problema?'.
      Não tenho problema algum. É que acho cada vez mais divertido apresentá-los como os estúpidos que são. Além de engraçado, é fácil. Basta argumentar. Vocês não conseguem rebater absolutamente nada, e eu me divirto conheçendo o lado ignorantemente negro de utentes que se auto-denominam... "seres humanos".

      Como é mesmo o nome daquele cara? Gladstone? Ele deve estar rindo à larga com suas patetices. E o outro? Marco Daniele, aquele que, no ver de vocês, segue estritamente de perto o blog? O quê será que ele está achando? Quer saber? Não estão achando NADA. Porque duvido que de fato estão dando bola pra vocês. A única atenção que conseguem... é a minha, um nerd que vocês chamaram para o confronto e terão de aturar de agora até o final dos tempos.

      Rindo: - E chupem!

      Quando tiverem algum argumento não figadal, respondo. Senão, apenas na próxima postagem, quando houver algo útil a ser dito.

      Enoabraço,
      d'Oenochato

      Excluir
  3. Caro Bacco ,
    embora saiba que sua especialidade é mais direcionada aos vinhos italianos tenho uma curiosidade que apesar de não ter a ver com o tópico em questão me intriga há algum tempo : existe algum vinho (tranquilo) português ou algum produtor deste país que te agrade ou que você recomende ? Se sim , qual ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De vinhos portugueses conheço pouco. Quem me ilustra, quando passo por Lisboa, é meu amigo Pedra da Garrafeira Alfaia. Ele me apresentou as castas que mais gosto: Alvarinho, Encruzado e Rabigato. Tente provar.

      Excluir
  4. Bacco, suas lamúrias inúteis se estendem por tantos parágrafos que eu demoraria duas horas para explicar tudo. Tentarei ser didático e ir direto ao ponto, esquecendo tolices que deveriam ser melhor esfregadas na sua cara. Não é preciso ser sommerdier (muito menos sommelier) para jogar luz nas trevas.

    Fique sabendo que existem pessoas ditas SUPERPROVADORAS ('supertasters'). Veja.
    1) http://health.howstuffworks.com/mental-health/human-nature/perception/taste4.htm
    2) https://www.theguardian.com/lifeandstyle/wordofmouth/2013/feb/12/are-you-a-supertaster

    Da mesma maneira, existem pessoas com um super nariz:
    1) http://www.nature.com/news/human-nose-can-detect-1-trillion-odours-1.14904
    2) https://en.wikipedia.org/wiki/Olfaction
    Aliás, é largamente sabido que mulheres em ovulação ficam com o olfato extremamente aumentado do que em dias normais. Já é melhor que o da maioria dos homens, tirando os super narizes.

    A ocorrência de um OU outro é algo raro. A ocorrência de um E outro é mais rara ainda. Quando ocorre um E outro, e a pessoa é sommelier, temos a "bomba atômica" perfeita.

    Não quer dizer que qualquer sommelier seja um superprovador e/ou um superdegustador, proposição torta que você e sua claque tentarão colar em mim, distorcendo o que eu escrevo. Mas se ele for pelo menos um deles - e pode nem saber que o é! - a gama de olfatos e/ou sabores encontrados em um vinho, mesmo servido em copo americano, é muito maior daquela que você encontrará sorvendo vinho em suas Taças Super Poderosas, que aeram qualquer vinho em 5 milissegundos.

    Respondendo sua pergunta: e claro que você pode continuar a beber seu vinho mal servido a uma velocidade estonteante, o que só faz aumentar sua dificuldade em perceber as notas mais discretas ali contidas. O que não lhe é mais permitido (por mim) é continuar a escrever suas tolices de sempre de maneira impune.

    Enoabraço
    d'Oenochato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carlos, vc mestrua quantas vezes por mes ?

      Excluir
    2. Furfo-o-tolo/Bacco nos brinda com mais um de seus comentários geniais. Ele é mais do que um gênio. É um oxigênio! Tolo, digo, Furfo, digo, Bacco, é esse o limite da sua compreensão? E você pretende ser um bebedor de vinho? Que piada...
      Amanhã entro em recesso. Mas volto.

      Enoabraço
      d'Oenochato

      Excluir
    3. li esse comentário e só consegui me lembrar de Castro Alves... "Senhor Deus dos desgraçados!
      Dizei-me vós, Senhor Deus! Se é loucura... se é verdade tanto horror perante os céus?!"

      nesse caso, perante as videiras, ou perante os supernarizes. puta que pariu.

      Excluir
    4. Li esse comentário (acima) e só consegui me lembrar de Dante acerca do círculo dos violentos contra o próximo. Nâo sabem nada, não querem ler, descartam os fatos, ignoram os argumentos.

      Todo mal, que no céu cólera acende,
      Injustiça há por fim, que o dano alheio,
      Usando fraude ou violência, tende.

      Próprio do homem por ser da fraude o meio
      Mais descontenta a Deus; mores tormentos
      Em lugar sofre de aflições mais cheio.

      Excluir
  5. Respostas
    1. O nível das manifestações por aqui? Concordo! Vc poderia apontar algum contra-argumento sobre o que eu tenho postado, ultimamente? Apenas lamúrios, ataques pessoais e coisas mais baixas...

      Vc perguntou se eu me pretendia "editorialista" de B&B. Claro que não! Aprenda, deixe de ser tolo. Modere ataques pessoais sem qualquer argumento. Isso tem nome: "óbvio".

      Enoabraços,
      d'Oenochato.

      Excluir
  6. O Carlos André Mores, atingiu um grau de paranoia preocupante. O ódio que ele nutre, em relação ao blog, extrapola os limites do bom senso e da normalidade. Todos estao errados, ninguém é digno de respeito e basta discordar, de suas ridículas posições e ideias, para acionar uma reação raivosa, incompreensível, virulenta. Ninguém sabe nada, todos são contra e o perseguem.....Paranoia total e perigosa. Percebendo o grau crescente de sua animosidade, pela primeira vez, nos 15 anos de B&B, resolvemos não mais publicar seus comentários. É um precedente doloroso ,mas necessário. Mores não quer dialogar, Mores quer apenas odiar. Mores, adeus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc demorou foi muito , cara muito chato sem argumentos e no seus ultimos suspiros bastante agressivo ,,... ja vai tarde adeus Sr Moraes descanse em paz !!!!!! kkkk

      Excluir