Facebook


Pesquisar no blog

segunda-feira, 19 de setembro de 2016

MAIS CAGADAS



Caro Dionísio, se você acha que a eno-diarreia-mental é uma "doença" que ataca somente as cabeças premiadas de nossa critica vinícola, está redondamente enganado.



Todas as manhãs a minha rotina segue, assim: Leio os jornais, vejo as novas mensagens, consulto a meteorologia (nessa estação, na Itália, o tempo e a temperatura mudam rapidamente) e passeio pelos sites especializados em vinho.

O meu passeio, pelas vinhas virtuais, percorre, principalmente, sites italianos e franceses.

A minha escolha virtual acompanha minhas preferências etílicas.
 

Erros e picaretagens não são tão comuns como nos blogs e sites brasileiros , mas há e quando há, sai de baixo..... é um tsunami de cocô  no ventilador.

Hoje recebi a newsletter do site francês "Dico du vin".
 

A mensagem anuncia um livro do co-fundador do site: François Collombet.

Sem muitos compromissos ,hoje, e sem consultar o enésimo comentário do meu novo "perseguidor", Carlos, resolvi dar uma lida em algumas informações do livro.

O autor indica e comenta as castas mais cultivadas pelo mundo afora.

As informações, divulgadas, não me surpreenderam nem aumentaram meus conhecimentos.

Subitamente..... um susto!
 

Nosso bom francês, ao falar de outras 25 castas mais cultivadas no mundo, coloca a Sangiovese em 13º.

Até aí nada de extraordinário, mas, em seguida o François solta um barro monumental.
 

Veja.....

Et les 25 autres cépages les plus plantés dans le monde

13-Sangiovese noir originaire du Piémont  (Chianti).  Il est appelé brunello en Toscane. Il est le cépage principal d’une bonne partie de l’Italie centrale et représente aujourd’hui  près 10 % du vignoble italien.

 

Nosso amigo afirma que o Sangiovese é uma uva tinta, originária do Piemonte e que é chamada de Brunello na Toscana.

Não contente, o Collombet, pega a região Chianti, a transfere, 300 km ao norte e a encaixa no Piemonte.

Acredito que uma cagada dessa nem a AB$ conseguiria escrever.

Cancelei imediatamente a newsletter e mandei o François Collombet e Dico du Vins prá ....

Quem quiser ler a matéria inteira e procurar mais cagadas, aqui vai o link
Bacco

50 comentários:

  1. Bacco , sei que vc não da muita bola para concursos, mas acabou de sair esse com os melhores vinos da bota . É graças à vc e sua ajuda repousam 7 desses vinhos , que visitamos todos in loco !
    Merece um comentário sobre eles ?
    Segue o link :
    http://biwawards.it/classifica-2016/

    ResponderExcluir
  2. Casanova Di Neri o melhor? O número 1? Só pode ser piada. A vinícola foi uma daquelas condenadas por ter falsificado o Brunello

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bacco, obrigado por me citar na sua postagem. E na página principal, novamente! Sinto-me lisonjeado. De qualquer maneira, postei comentário novo na matéria passada. Veja lá...

      Sobre o tópico em pauta, besterias existem em toda parte. Veja só: até o site que vc seguia (um site para ser seguido por Vossa Eminência deveria ter algo de importante, não?) disse uma besteira imensa e gerou sua crítica a ele. Isso lembra-lhe algo? Você começou a falar besteira (na verdade já falava antes, eu apenas resolvi começar a me pronunciar), e nem precisa ser vidente para prever um futuro cheio de trocas de farpas como o presente em que vivemos...

      Sobre o Casanova Di Neri: é um bom vinho. Bebi um recentemente, não lembro qual, mas era 'Brunello'. Safra recente, menos de 10 anos. Boa estrutura, boa acidez, etc., etc., etc. Foi abrir e ele estava pronto para beber. Quer dizer, não era um Brunello, apesar disso estar escrito isso no rótulo.

      A falsificação a que você se refere foi acerca de se acrescentar... Merlot(!) ao vinho, para 'quebrar' um pouco os taninos 'duros' da Sangiovese, é isso mesmo? Ou o corte foi feito com outra cepa? Qual seria? Ilumine-nos, oh unipresente Bacco.

      Voltando ao ponto: um vinho produzido na Brunello di Montalcino DOCG com 'um dedo' de Merlot ficando mais palatável ao grande público. Não aceito discutir o mérito da questão, de que portanto não é um Brunello, ou que estejam adulterando o vinho. O ponto é que... a adição de uma cepa produziu OUTRO PRODUTO, se não melhor, se não pior, DIFERENTE daquilo que se estamos acostumados a ver.

      Eu experimento tudo - até Casillero, no passado! Abra seu coração e... não, não! Descalcifique suas ideias, isso sim!, e dê espaço para novas propostas. Desde que não comprometam a tradição, mas AGREGUEM novas possibilidades, é válido.

      Enoabraços,
      d´Oenochato

      Excluir
  3. Eu não acredito! O cara é um Everest de idiotices. Quer que eu reescreva matérias de 2008, que abra o coração (tá carente?) , descalcifique as ideias.
    O Calo-Carlos é o meu Frankenstein

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um Everest de idiotices e um Tupungato de chatice.

      Excluir
  4. Esse cara é uma piada pronta . Agora ele está fazendo de tudo pra mostrar os vinhos que já bebeu pra apagar suas fotos da casilero e da aurora .... Nos últimos comentários começa a elencar quando bebi tal vinho , outro dia bebi esse ...
    Bacco seja inteligente pare de responder o Carlinhos orelha de abano cara de bolacha e o maior falador de besteira que já vi em todos os blogs que frequento ... Responda só obrigado pelo comentário ! Está perdendo seu tempo é visível esse cara já quem nasceu pra casilero nunca chegara a um Barolo !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc não gostaria de ver até onde a anta chilena del diablo chegará?

      Excluir
    2. Eu acho que o Bacco tem que continuar respondendo. Vamos ver até onde o Carlos Modess vai chegar.

      Excluir
    3. Pelo menos alguém falou coisa com coisa interessante aqui. Pena que completamente fora de contexto... mas vou endoçar:

      "Bacco seja inteligente"

      Pelo menos uma vez, vai...

      Excluir
    4. O anônimo das 07:22 é outro tolo que quase chegou lá. Só errou na escolha do verbo - o que mostra o tamanho das tolices que escreve. O verbo não é 'continuar'. Endoço a proposta, com a devida correção:

      "Eu acho que o Bacco tem que COMEÇAR a responder".

      Vamos à pergunta, novamente:

      1) O país "A" tem 40 (ou 400, ou 4.000) cepas autóctones e produz seus vinhos com seriedade.
      2) O país "B" tem 40 (ou 400, ou 4.000) cepas autóctones E (conectivo de adição!) ainda planta, em outras vilas, cepas de outros lugares, produzindo vinhos com igual seriedade do que o país "A".

      Qual dos países acima poderá apresentar maior variedade de produtos - independente da qualidade?

      Excluir
    5. "Endoçar" ??? Carlos, "na boa" ( e para o seu próprio bem ) : procure pelo menos dar uma revisada nas palavras antes de publicá-las pois você já não está bem na fita e ainda fica errando o português ... Só acaba dando mais munição pros caras.

      Excluir
    6. Foi um erro grosseiro, e agradeço pela observação. Ao contrário de quase todo mundo aqui, eu admito minahs falhas. Só não entendo por qual motivo 'não estou bem na fita'. O pobre infeliz responde 'Brasil' para a pergunta acima... e eu não fico bem na fita? É isso?
      Obrigado.
      Carlos

      Excluir
    7. Além do erro grosseiro o cara não entendeu a resposta irônica do Bacco quando respondeu "Brasil". Mais uma prova de que o excesso de vinhos chilenos cozinhou o seu cérebro de forma irreversível.

      Excluir
  5. O Carlos Modess agora se mostra um grande entendedor de Brunellos. Dio mio. Quanta besteira escreveu acima. Ele está superando tudo que já vi.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. já garantiu assento (semelhante ao da primeira foto desse post) entre os mitos desse blog

      Excluir
  6. Bacco, se voce colocar um motor de Fusca em uma Ferrrari (aceito discutir o mérito da questão ainda sera uma Ferrari ou nao ) ,fica melhor ? Fica pior? Deixe de ser cabeça dura ,vai la testa aceleraaaaa....
    Aprenda tbm um, Brunello so pode ser bebido ou estar pronto apos 10 anos !!!
    Rindo ate o proximo milenio.... Que piada !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. DRConti (Bourgogne para os mais iluminados desse blog --Carlos Sempre Livre) ja avisou que adicionara cabernet sauvignon para deixar os vinhos com mais CORPO (DESCULPA A CAIXA ALTA) e assim deixa-los com mais TANINOS e MAIS LONGEVOS (CAIXA ALTA).

      So pode ser funcionario publico ou vendedor de vinho nacional em Londres, bem sem ter o que fazer.

      Excluir
  7. Pessoal , vamos voltar a falar de vinhos pois no final , é o que importa . Atacar o Carlos não vai levar a nada e a coisa não terá fim . Carlos , você sempre soube que "Bacconildo" é bocudo ! Ele não pensa "meia vez" para escrever o que pensa : o site é dele e a verdade é que se não gostar é só não acessar mais . O bicho sempre foi arisco e nesta idade é pouco provável que venha a mudar , ainda mais considerando que foi justamente esta linha de pensamento crítica e ácida que o tornou famoso e divertido ( assim como o seu alter ego Dionísio ). Além disso , seu conhecimento sobre vinhos italianos é espantoso. Prefiro absorver o que de bom ele passa e ignorar aquilo com que discordo até porque , como ele sempre diz ( e acaba por ter razão ) , ele criou o site para que possa exprimir as suas opiniões e não para concordar com a dos outros ...
    Cachimbo da paz e voltemos aos vinhos !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo, eu disse que não responderia mais estas msgs porque elas não contribuiam com coisa alguma. A sua, contribui. Obrigado pela sua opinião.

      É tudo verdade: o pobre diabo pensa 'meia vez' (mas então que encare o troco!); não vai mudar até pela idade (não sabia que era um velho coró. Não muda nada!); o blog é dele sim (mas estando na internet faz parte do mundo; se não está bom, que fique fechado em casa). Etc., etc., etc.

      Sim, o conhecimento sobre vinhos parece ser grande. O conhecimento sobre o 'bom viver' na Itália, também. E eu respeito tudo isso. Mas como já comentei, as opiniões dele são extremamente fracas, quando não injustas (tolas, até). Ele não vai mudar, é? Pode chamar-me de 'mais empedernido do que o Bacco'. Aceito o título. Também não vou mudar. Bacco vai levar 'cortada' até o final da vida.

      Eu ainda preciso comentar que:
      1) A discussão começou justamente falando de vinho, portanto não precisamos 'voltar' ao tema. Eu nunca saí dele. A plebe, sim.
      2) Bacco se arrasta sobre os temas sem qualquer resposta coerente, apenas subterfúgios. Ele está muito mal na fita.
      3) Ninguém precisa concordar com ninguém; todos estão no direito de defender seu ponto de vista. O que eu aprendi na escola foi que 'argumento combate-se com argumento'. Jamais atacando o argumentador. Isso é óbvio. Isso é básico da civilidade (lamento estar apontando esse preceito...).
      4) O próprio Bacco já sugeriu-me mudar de blog, em conversa que ficou pendente. Posso fazer uma proposta igualmente tola, então: ele que pare de escrever...

      Finalmente, desculpe-me recusar o cachimbo, mas não fumo. Bacco, tá ouvindo? Vem mais! Sempre discutindo vinhos, é claro. Nada pessoal.

      Enoabraço (rs)
      d'Oenochato

      Excluir
    2. Parece que o Sr Carlos não quer paz, e nem proporcioná-la aos outros.

      Excluir
    3. Anônimo, desculpe. A paz não está em questão. E muito menos a guerra. A discussão acerca de vinhos e assuntos corerelatos, todavia, permanece.
      []s,
      Carlos

      Excluir
  8. O paranóico é incrível. Se me encontra tô ferrado. Ainda bem que nem vendendo todo o estoque de Casillero del Diablo não consegue comprar uma passagem pra Itália

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Baquinho, se te encontro vc não tá ferrado, não. Até te convido pra rachar um Casillero. Para quem recomendou o Tarapacá Cosecha - lembra dele? - vc não pode reclamar do pobre Casillero.

      'by de way': despejando tudo o que tenho de Casillero não enche sequer o tanque de uma cinquentina. Vendendo, então... aí que não dá pra nada.

      Excluir
    2. Isso que da ter internet em hospicio. Imagino quando a familia vai visitar o dito no hospicio e ele comeca a falar de casillero... e do amigo novo que fez, bacco.

      Quando for visitar o menino, Bacco, no hospicio leva um CYT reservado, safra 2017, ja a venda nos melhores supermercados.

      Excluir
    3. by de way? Professor de ingreis?

      Excluir
    4. Professor de ingreis? Não, aprendi com o Bacco. Vc lê este blog?

      Excluir
  9. Tarapacá Cosecha por R$ 27,90 e muito melhor que qualquer vinho nacional e muito . E tbm de varios chilenos e argentinos na casa dos R$100,00

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A questão é "ser melhor"? E mais, é "ser melhor" do que qualquer vinho nacional? Bom, então o Casillero - ainda que 'fraco' como vinho - também é...

      O curioso é notar mais uma vez como se desvia a atenção do foco sem contra-argumentar. Eu estava sendo criticado por supostamente ser 'bebedor de Casillero'. Agora, porque o Cosecha é melhor do que qualquer vinho nacional - ou outros argentinos e chilenos de 100,00 - então esse pode-se beber, e nada depõe contra o argumentador.

      Certo... BACCO?

      Excluir
  10. Bacco,

    "pelamordeDeus" e dos leitores do Blog, bloqueie esse Carlos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Unk , gostaria , até pq meu saco está vazando, mas é contra os nossos princípios: Em B&B todo imbecil pode tentar ser o rei dos imbecis. O Carlos está tentando e acho que está conseguindo . Vamos dar uma chance

      Excluir
    2. Saudades do Salame Gueldston Wandergleyson. Esse Carlos Modess ja deu mesmo. Da logo o titulo para a mula. Uma decada de premios adiantados como o mais burro e chato ao mesmo tempo e ele deve ir embora feliz.

      Excluir
    3. Bacco, fugindo do assunto do vinho. Seus princípios são algo pobres. Permitir ataques pessoais a debatedores não é linha editorial de qualquer publicação respeitada do mundo civilizado. Só aqui mesmo...

      Excluir
    4. Diz que bloquear é contra seus princípios mas permite ataques pessoais aos debatedores sem vergonha nem pudor. No mundo civilizado isso não acontece em nenhum lugar sério.

      Excluir
    5. Mas Carlos, vc já chamou vários aqui de idiotas, "velho coró", bobinhos, bichinho de pelúcia, etc, e vem falar em civilidade e pudor? Estes prinçipios só valem para os outros?

      Excluir
    6. Outro 'mano' que não sabe ler, sofre de idiotice aguda e não acompanha a discussão.
      Idiota... é quem faz idiotices! Em outras palavras: ignorante, sem cultura. É o caso de muito aqui. Então o predicativo se aplica.

      Ofensas gratuitas ao debatedor, sem argumentar, apenas tentando rebaixá-lo são exemplos completo e acabados de idiotice pura.

      Estes princípios valem para todos. Se conseguir colocar algum argumento inteligente, passo a respeitar.

      Certo, idiota?

      Excluir
    7. Alguém sabe se esse vírus ataca Macintosh?

      Excluir
    8. Deus é grande, mas a burrice desse carlos modess é maior. Que ostra! Palmas, palmas que ele merece.

      Excluir
  11. Vejam o Didu tentando justificar seu patrocinador.
    http://www.didu.com.br/2016/09/o-preco-do-vinho/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E ali mais uma resposta do asno carlos modess. Esse cara nunca saiu do Brasil e diz que vinhos nos EUA custam 10x o preco da origem. Como escreve besteira. Nivela o mercado brasileiro e americano.

      Da um microfone para ele comentar os jogos do brasileirao, vai la comentar com om craque neto 10... vai no datena, entra no lugar da menina do tempo. E da um tempo para todos. Para sempre.

      Excluir
    2. O analfabeto em última instância não sabe ler. Vejamos o que foi postado lá:

      'Reportagem' excelente! Afinal, é fácil constatar que um vinho europeu, nos EUA, também custa 10x o valor do país de origem. Leitor desatento, não custa!

      parabéns, 'mano'.

      Excluir
  12. Pense só: você dividindo um vinho com esse mala?!

    ResponderExcluir
  13. Espero um post sobre a nova campanha na TV do presunto de parma da seara... com o De Niro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ka, entrei aqui para falar a mesma coisa! quero só ver o que B&B acha da linha "Seara Gourmet"...

      Excluir
    2. Lembrando da propaganda do cesare com a lasanha

      Excluir