Facebook


Pesquisar no blog

quinta-feira, 2 de junho de 2016

CAREMA II



 A produção de vinho "Carema" é pequena.

O total não ultrapassa 70 mil unidades anuais e 80%, das garrafas produzidas, saem da "Cantina Produttori del Nebbiolo Carema".
 

Desconfio da seriedade e tenho reais dúvidas quanto à qualidade dos vinhos das cooperativas vinícolas e confesso que algumas das maiores porcarias que já provei foram desovadas por elas.

Nada que possa ser comparado ao horroroso "Fulvia" do nosso "Dani dos mil nomes", mas, mesmo assim, grandes porcarias.
 

Algumas exceções, todavia, há: "Produttori del Barbaresco" e "Produttori Nebbiolo di Carema".

Quem já provou um Barbaresco "Riserva Montestefano", "Riserva Rio Sordo" ou "Riserva Asili", da "Produttori del Barbaresco", sabe do que estou falando....
 

Com os vinhos da "Produttori Nebbiolo di Carema" acontece exatamente o mesmo: As garrafas produzidas, na adega da cooperativa, esbanjam qualidade.

A cooperativa nasce, no distante ano de 1960, com 10 sócios e atualmente abriga 71 membros todos com mais de 55 anos.

A pouca renovação, a falta de interesse dos jovens, o envelhecimento dos sócios são motivos de grande preocupação e o futuro das vinhas de Carema é incerto.
 

Cuidar das vinhas de Carema não é tarefa fácil nem simples.

  A idade pesa e sem sangue novo, apenas tradição e orgulho não serão suficientes no longo prazo.

Soma-se, a todas as dificuldades de produção, o mais importante e significativo problema: O preço do Carema.

Antes de chegarmos ao preço devo salientar que o Carema é um vinho excepcional, raro, que envelhece magnificamente e sempre melhorando.
 

O Carema é difícil de produzir, de encontrar e... Bem vamos ao preço: 9,90 Euros o "Carema Classico DOC" e 14,30 o "Carema Riserva DOC".

Da pra entender quando ridicularizo o "Singular Nebbiolo" da Lidio Carraro de R$ 247,30?

O Carema nasce nas encostas do "Monte Maletto" em uma altitude que oscila entre 350 e 700 metros.

Sua vinificação e envelhecimento (mínimo 24 meses para o Carema DOC e 36 meses para a versão "Riserva") devem ser realizados apenas na aldeia.

O Carema apresenta um nariz difícil.

Sua constante mutação não me permite declarar, com sinceridade, o enorme leque aromático que este Nebbiolo desenvolve na taça.
 
 

Na boca o Carema revela todo seu terrior.

Um vinho austero, mas harmonioso, solene, grande classe e com um final maravilhoso.

O Carema merece um aplauso.
 

 Um aplauso especial, também, aos sócios da cooperativa que conseguem extrair, de um lenço de rochas e terra, um vinho tão importante.

Carema, um grande vinho.

Bacco

PS Recebi, esta semana, 6 garrafas de Carema DOC 2010. Preço? 11,30 cada. Você que pagou R$ 169 por um Fulvia não está se sentindo um idiota?

 

  


9 comentários:

  1. Caro Bacco, excelente matéria! Obrigado por dividir mais uma descoberta!!
    Três curiosidades:
    - Imagino q tenhas feito o pedido diretamente a eles. Após a compra online, quanto tempo demorou a chegar? (Italia-Italia)
    - Vc achou o Riserva muito superior ao DOC?
    - Chegastes a provar o Canavese Nebbiolo DOC “Paré”? Vale para o dia-a-dia?
    Abs e obrigado,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Cantina Produttori não tem mais safra 2010. Comprei de uma loja on-line. Para ser sincero prefiro o "base" e não provei, ainda, o Parè.
      Entregaram em 4 dias.

      Excluir
  2. Bacco,

    achei um Ferrando aqui perto de casa. Custa 70 notas de G Washington ou 0.70 Ben Franklins. Desisti. O vendedor falou que ninguem jamais procura carema. Ele, frances, esta lotado de otimas garrafas de otimas regioes desconhecidas...trabalha com vinho desde a decada de 60. Imagina a idade do cara. Mas bom gosto puro na lojinha.

    Vou ficar de olho. Uma hora parto para cima da garrafa.

    Andiamo, avanti.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Há dois Ferrando: base e reserva. O Riserva faz barrique e custa 35/40 Euros.O normal 30/35. Dependendo da safra não está caro. É o preço do Singular Nebbiolo

      Excluir
    2. Encontrou no Brasil ou no exterior?

      Excluir
  3. Passem as coordenadas desta loja.... Impossível achar aqui em Banania.

    ResponderExcluir
  4. Bacco, chega de falar de Tormentas. Já estou até atormentado (rs) com o assunto. Falemos de Nebbiolo.

    Ao abrirmos uma garrafa, desejamos tirar "o melhor dela", certo? Você abre uma garrafa, aera por 2 horas, começa a beber um vinho que ainda está fechado, acreditando que ele "vai abrir" e só dali umas 3 horas, no fim da garrafa, percebe que ele "começou a abrir". E você falhou no serviço, perdendo o que poderia ser "a melhor expressão" do vinho.

    Então, pergunto: algum serviço recomendado para um Rabajá Riserva 09? Rapaz, já notou a falta de informação acerca de serviço do vinho, mesmo no sítio do próprio produtor? Veja, http://www.produttoridelbarbaresco.com/prodotti/barbaresco_rabaja/barbaresco_rabaja_2009_en.pdf.

    []s,
    Carlos

    ResponderExcluir
  5. Os produtores poucas vezes recomendam como o vinho deve ser servido. Vc me deu uma dica: vou escrever uma matéria sobre um Chassagne-Montrachet Les Embrazées que tomei semana passada . Aguarde

    ResponderExcluir
  6. Pois é, assim o coitado do bebedor inexperiente fica na mão. Mas, se puder aumentar a dica (rs), então você poderia falar, de maneira genérica, como fazer o serviço para certas regiões - a começar por um borgonha branco. É claro, vinhos mais velhos e mais novos da mesma região vão requerer serviços diferentes, o que só coloca mais lenha nessa tarefa inglória (rs), mas talvez valha a pena tentar. Quanto maior o desafio, maior o prazer em resolvê-lo, certo?

    ResponderExcluir