Facebook


Pesquisar no blog

terça-feira, 3 de maio de 2016

O MILAGRE DO VINHO "CINQUE TERRE"




 

A Ligúria é famosa, entre outras coisas, por sua Riviera, cozinha, azeite, paisagens, bosques.....

A Ligúria, certamente, não é lembrada por seus vinhos.

Alguns razoáveis (Rossese di Dolceacqua, Ormeasco, Pigato), mas nada além de razoáveis.
 
 
 

O território muito acidentado, quase roubado ao mar, não permite grande produção e os vinhos lígures, raramente, ultrapassam as fronteiras regionais.

De todos os vinhos da Ligúria apenas um não tem problema de venda: O "Cinque Terre".

O "Cinque Terre", com uma produção de 300.000 garrafas (um pouco mais / um pouco menos), não dá nem para molhar as gargantas dos milhões de turistas que tomam de assalto a minúscula zona turística.

Vamos fazer algumas contas?
 

Imaginemos que apenas 20%, dos 3 milhões de visitantes das "Cinque Terre", tomem duas taças de vinho local.

Numa conta rápida é fácil perceber que algo como 600 mil copos de vinho "Cinque Terre", todos os anos, escorrem pelas goelas sedentas de chineses, alemães, brasileiros, japoneses, americanos etc.

600 mil taças correspondem a 150.000 garrafas.

 Os turistas adoram "souvenirs".
 

Qual melhor souvenir do que uma garrafa de vinho local?

Imaginemos que 2% dos turistas comprem, como lembrança, pelo menos uma garrafa.

Teríamos, então, mais 150.000 unidades, que somada às 150.000 consumidas em taças, revelariam um total de 300.000 garrafas de "Vino delle Cinque Terre".

Pois bem, em quase todos os de bares, restaurantes, supermercados, enotecas etc. da Ligúria é facílimo encontrar o vinho "Cinque Terre".

A pergunta: Se a produção vinícola total é de apenas 300.000 garrafas qual o milagre?
 
O milagre  viaja em caminhões-tanques cheios de Trebbiano, Vermentino Toscano e outros vinhos baratos que, sabiamente adicionados, se transformarão no caríssimo DOC "Cinque Terre".

Ao visitar a região, antes de pedir um "Cinque Terre", tome muito cuidada para não pagar 15/20 Euros por um Trebbiano de terceira categoria.
Bacco

10 comentários:

  1. Post meio deprimente. Saber que esta cheio de fdp por ai atrapalhando a vida de quem tenta ser correto nao he revitalizante. Tento imaginar como os produtores serios sofrem com a re-puta-cao generalizada que os picaretas dao a todos.

    Igual a ser importador em Banania. No caldeirao da m derretida vao todos. Injusto, mas assim sao as coisas.

    E enquanto os "trouxas" nordicos, alemaes, indianos, chineses, japoneses estudam e trabalham p/ kct num mundo tao competitivo, ainda ha espertalhao gastando o pouco fosfato que tem para passar cliente para tras.

    Merecem o presente que tem e o futuro que terao. Garantido. Banania, Italia, Russia... e mais alguns que nao merecem mencao.

    Andiamo, bastardi. Auguri.

    ResponderExcluir
  2. Deprimente , caro Ratão, será o post sobre o Pinot Noir e Sauvignon do Dani Elle. Aguarde mais m.... derretida.
    abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, Ba. Uma das obsessoes que tenho ultimamente he descobrir por que os humanos sao tao burros e facilmente enganaveis. Aposto que se voce saisse por 5 terre a contar aos incautos compradores que estao sendo enganados, ainda assim mandariam voce se f de onde veio e deixa-los em paz.

      Aposto que ao inves de pensarem (e ate investigarem) no que vao escrever sobre Dani elle, vao atacar o mensageiro, a noticia, a informacao.

      Fui.

      Excluir
  3. Grande Bacco! Primeira vez que escrevo por aqui, apesar de acompanhá-los sempre a partir de um ano para cá. Já li todos os textos anteriores a esse período, assisti aos vídeos no youtube e lamento não ter acesso ao espólio que o outro provedor que vcs utilizavam destruiu.
    Um rapaz chamado Enrico, de uma enoteca em Alba (Via Vittorio Emanuele) me sugeriu alguns Barolo os quais não vi seus nomes escritos por aqui e por isso, gostaria que me ajudasse dizendo se são de fato ótimos produtores ou apenas tentativa de desova de estoque. São eles: Mario Marengo, Burlotto, Brovia, Luigi Pira, Scarpa, Giacomo Brezza, Flavio Roddolo.
    Desde já meu muito obrigado. Abraços

    ResponderExcluir
  4. Obrigado por seguir. O Enrico é o "magro" da Grandi Vini. Da relação aconselharia Luigi Pira particularmente se tiver o "Vignarionda", Burlotto, Brovia, e Brezza são todos válidos.Se tiver algumas garrafas do Gian Alessandria "Gramolere" ou "San Lorenzo"nao perca.
    abraço

    ResponderExcluir
  5. É ele mesmo!! Obrigado pela resposta, Bacco. Abraços

    ResponderExcluir
  6. O novo frisson agora é o vinho ambar (ou laranja) do marco Danielle acompanhado de sororoca com caruru!

    http://www.didu.com.br/2016/02/ambar-minha-nova-paixao/

    ResponderExcluir
  7. Daniele e Didu se merecem : dois picaretas do vinho

    ResponderExcluir
  8. vou olhar para esse Cinque Terre DOC como olho para uma miniatura da Torre Eiffel: só serve como lembrança de viagem. mesmo assim, o vinho é mais caro e virará vinagre em uns anos.

    enquanto isso, no maravilhoso mundo da Mistral...

    https://www.mistral.com.br/produto/alvarinho-soalheiro-2014-soalheiro

    http://www.elcorteingles.pt/supermercado/sm2/es_ES/520140/supermarket/bebidas/garrafeira/vinhos/vinho-verde-branco/0105218703501751___?publicNav=true

    ResponderExcluir
  9. Vinho laranja com aromas (memoria olfativa) de Hudson (carro de luxo dos anos 40) que inaugurou a partida elétrica e o banco do motorista do lado esquerdo!

    http://www.estadao.com.br/jornal-do-carro/noticias/antigos,hudson-e-um-carrao-com-pinta-de-gala,7791,0.htm

    ResponderExcluir