Facebook


Pesquisar no blog

segunda-feira, 23 de maio de 2016

FA CAGARE

.
A Matéria ”Fa Cagare II" foi censurada, mas a anterior "Fa Cagare" continua acessível no blog. Para que se possa entender o porquê da decisão dos "censores" é necessário reler as duas matérias que ora republico 


Todos sabem que considero MAURÍCIO CARLOS HELLER DANI o maior farsante que serpenteia pelas misteriosas e pouco transparentes vinhas nacionais.

Para quem não sabe, Maurício Carlos Heller Dani é o verdadeiro nome de Marcos Danielle.

 Dani, "dos mil nomes", produz, no sul do Brasil, alguns quase vinhos que levaram ao orgasmo dois críticos de meia pataca: Didu Bilu Tetéia e "Sir" Edward Motta.

Inúmeras vezes tive o desejo de comprar os líquidos coloridos, produzidos, ninguém sabe como, pelo Dani e levá-los até a Itália para serem analisados em laboratórios locais.

Surgia, sempre,  um problema: Se eu os encomendasse, diretamente, o tormentoso "Dani dos Mil Nomes" jamais entregaria os vinhos que produz.

 Dani "dos mil nomes", com os críticos e formadores de opinião, costuma enviar garrafas com etiquetas de sua vinícola, mas com conteúdo misterioso (vinho de outras origens?).

O que fazer?

 Certo dia, passeando pelas páginas do Facebook, assisti um vídeo em que um membro da comunidade despejava, na pia e sem nenhuma cerimônia, um vinho do fotografo das vinhas.

O enófilo comentava, na ocasião, que o esgoto era o único lugar que aquele Pinot Noir deveria frequentar.

Escrevi para o realizador do vídeo, indaguei se o "exterminador" dos vinhos do Mauricio Carlos Heller Dani, Marcos Danielle etc. , ainda possuia algumas garrafas e se estaria interessando em vender.

Resposta afirmativa, preço acordado (o mesmo que fora pago pelo "exterminador") e as garrafas, uma de Pinot Noir, outra de Sauvignon Blanc, em poucos dias foram entregues em minha casa.

Reservas confirmadas, malas prontas, garrafas bem embaladas e... lá fui eu para o Piemonte.

Alguns dias após minha chegada, em Alba, já descansado e refeito, procurei um laboratório especializado para realizar uma análise dos vinhos do nosso ex-fotógrafo.

A análise, pretendida, deveria ser completa para poder revelar todas as mazelas e aditivos usados na vinificação.

Quando o encarregado do laboratório declarou o preço da pesquisa quase desmaiei e conclui que os vinhos do Marco "Dos Mil Nomes" Danielle não mereciam tamanha despesa.

 Resolvi percorrer uma via mais barata, mas muito eficiente: Bacco e Sergio Rossi.

Sergio Rossi ,para os que não sabem , além de amigo de Bacco é  sommelier, administrador e responsável pelas carta de vinhos da "Enoteca Defilla" de Chiavari.

Sergio comanda, com grande competência profissional, uma adega com cerca 1.000 etiquetas de vinhos e outras tantas de destilados, de todas as partes do mundo.

Garrafas raras e caras de 500/1.000/5.000 Euros, convivem, democraticamente, nas prateleiras da "Enoteca Defilla", com vinhos de 10/15 Euros.

Magnum de Château d'Yquem, Monfortino, Cheval Blanc, Petrus, repousam tranquilamente ao lado de anônimas garrafas de Barbera, Verdicchio, Rossese, Pigato, Soave, Freisa etc.

Sergio conhece centenas de produtores, centenas de vinícolas, degustou um sem numero de etiquetas, nunca participou de inúteis concursos de sommeliers, mas conhece sua profissão como poucos.

Nem sempre os gostos dele e de Bacco coincidem, já tiveram várias discussões, mas ambos têm a mesma franqueza e nenhum receio de emitir suas opiniões:  Quando o vinho é bom, é bom
                                                                        Quando o vinho é mais ou menos, é mais ou menos.

Quando o vinho é uma merda, é uma merda.

Quem seria, então, o mais indicado para provar e julgar os vinhos do Danielle "Dos Mil Nomes"?

Já em Chiavari, expus minha idéia e Bacco topou na hora.

Sergio, como sempre, nos recebeu com um sorriso, ouviu atentamente, olhou para as garrafas e prometeu inseri-las na degustação da quinta feira.

Em tempo: Todas as quintas feiras, Sergio Rossi e meia dúzia de profissionais locais, se reúnem para provar as garrafas enviadas pelas vinícolas.



Se o vinho reunir qualidade, bom preço, boas condições de entrega e continuidade, etc. entra na lista de próximas compras e poderá escalar as prateleiras da "Defilla".

"Volte na sexta para saber o que achamos do vinho brasileiro".

Na sexta feira, conforme combinado, voltamos para saber o que Sergio e os amigos haviam achado do Pinot Noir e do Sauvignon do viticultor "cult" endeusado por Didu Bilu Tetéia e Sir Edward Motta

Sergio, no começo, tentou ser diplomático, foi evasivo, criticou mais a etiqueta do que o vinho, mas, como é do seu temperamento, não resistiu: Esculhambou os vinhos do nosso fotógrafo dedicando especial "atenção" ao Pinot Noir.

Assistam ao vídeo:
 
SR= Isso também, foi uma lição. Agora sei que existe uma coisa assim.

B= um vinho tão ruim assim você nunca bebeu? O pior é o branco?

SR= ...esse sujeito... que fez esta etiqueta e escreveu desse jeito....não faz sentido, todavia não havendo vinho ,mesmo que  não se consiga ler não faz nenhuma diferença.

(Algumas considerações sobre a etiqueta)

B= Em sua opinião então não é vinho

SR= Realmente não sei dizer.... é uma coisa...

B= Na sua opinião "fa cagare" (expressão italiana que substitui a menos elegante: vinho é uma merda!)

SR= Sim, sim, sim...

B= Imbebível...

SR. Imbebível.

B= Ok.

Quando parecia que encerrara suas críticas, Sergio retorna ao assunto e quase raivoso detona os vinho do nosso ex fotógrafo.

SR= Esse é imbebivel, mas lembra o Sauvignon..... existe uva Sauvignon.... Foi usada a uva Sauvignon e tinha gosto de Sauvignon, um Sauvignon ruim, mas.... Este não tinha nada, então não se pode nem dizer que era nojento..... Um líquido de cor feia....

D= Não se pode nem chamar "vinho"

SR=... nem chamar "vinho"..... Esse (Sauvignon), no entanto, é um vinho que "fa cagare" porque é um vinho que "fa cagare". Esse nem se pode dizer que "fa cagare".

Sergio agradece a experiência (nunca havia provado vinho brasileiro) e terminamos com risadas.

Dionísio

PS  A matéria continua



“FA CAGARE II”


Gostaria de adicionar algumas considerações à matéria anterior.

 

1°). Quando chegamos à "Enoteca Defilla", antes do vídeo ser gravado, Sergio Rossi detonou, sem piedade, os vinhos do Dani "dos mil nomes":

 

"Nunca bebi nada pior, é uma vergonha chamar isso de vinho... Se no Brasil são todos iguais, a esse, deveriam continuar plantando cana de açúcar e café"...

 

2°) Sergio Rossi, antes de despejar as sobras dos vinhos na pia (nenhum dos convidados, da quinta feira, conseguiu beber dois goles) nos ofereceu uma taça e pediu nossa opinião.

 

 Provamos.

 

 

  Deveria ser proibido chamar os líquidos do Dani "dos mil nomes" de vinho.
Aquilo não era vinho!


 Aquilo "faceva cagare", mesmo.

 

3°). Não conheço Didu Bilu Teteia, nem o Ed Motta, mas não acredito que a desonestidade intelectual, do Didu Bilu Teteia, seja tão grande que lhe permita comparar o "Fulvia Pinot Noir" aos grandes Borgonha e não acredito, também, que o Ed Motta tenha a coragem de elogiar um líquido tão desprezível.

 

Há algo errado, podre..... Alguma coisa não bate.

 


 

Qualquer pessoa que tenha olfato e paladar, em condições de distinguir um dente de alho de um gomo de laranja, jamais confundirá um Pinot Noir da Borgonha com o "Fulvia Pinot Noir" do charlatão gaúcho.
  
É impossível!
 
Dani "dos mil nomes", desde o início de sua tormentosa aventura vinícola, envia, sistematicamente, seus vinhos, para serem degustados e comentados, para críticos famosos, sommeliers renomados e formadores de opinião.

 Steve Spurrier (sempre ele...) Beato Salu, Guilherme Correa, Daniel Arraspide e outros, provaram os vinhos do Dani "dos mil nomes" e rasgaram públicos elogios às etiquetas do "Atelier Tormentas".

 


 

Não morro de amores por Beato Salu, Steve Spurrier etc., mas idiotas completos, eles, não são.

 Podem não ser puros e ilibados, os vejo escravos de seu imenso ego, vendem sabedoria vinícola que não podem entregar, se tiver uma grana, solta na parada, agarram facilmente, mas jamais poderiam elogiar os vinhos do Dani "dos mil nomes" que Sergio, Bacco e eu provamos (já bebi todas as outras etiquetas e todas "fanno cagare).

O mesmo discurso vale para Sir Edward Motta.

 


O Motta, depois de provar o "Fulvia Pinot Noir", nem sob efeito de alguma droga alucinógena, escreveria uma idiotice como essa

 Leiam
 

 Fulvia Pinot Noir 2009 por Ed Motta:

  
DanielleSan 
Você simplesmente encaminhou o melhor vinho já feito no Brasil. O Fulvia 2009 é um divisor de águas, que incrível o que você conseguiu. Vou escrever formalmente sobre ele e você pode colocar no site, enfim, fazer o uso que achar melhor. Impressive! Soberbo!

 (Ed Motta, músico e enófilo - Via mensagem SMS por celular, após provar o Fulvia 2009, abril de 2011.)
 

Qual o mistério, então?

 

Elementar, meu caro Watson...... o vinho não é o mesmo. 

 O vinho elogiado é "preparado" especialmente para os críticos, sommeliers, formadores de opinião etc.


Tenho um palpite: Lembram do Jean Claude Cara?

 Aquele saltitante franco-brasileiro, parecido com o Topo Gigio, que tocava um restaurante na longínqua Ourinhos?

 


 O espertinho, um belo dia resolveu ser "expert" em vinhos, mestre em Borgonha, Serra Gaúcha, literatura, eno-turismo... Um verdadeiro Bom Brill. 
 Nosso "1001 utilidades" largou o boteco do interior e "estourou" nas capitais de nossa sedenta e ignara república enológica.

 
Pois é, nosso inquieto e quase francesinho, certa vez, não satisfeito com suas "1001 utilidades", inventou mais uma: Corou-se "Consultor de Vinhos" e foi dar palpites, imagine, na Borgonha, mais especificamente no "Château de Villars Fontaine" cujo proprietário é Bernard Hudelot.
 
Bernard Hudelot, enólogo, diplomado pela universidade de Dijon e viticultor há mais de 30 anos, esperava justamente o nosso Topo Gigio de Ourinhos para aprender como se produz vinho na Borgonha.

 


Mais um brasileiro que revela os segredos do vinho aos franceses.

 Nosso saltitante escritor (nosso "Bom Brill" já publicou um livro sobre a Borgonha......), antes de se revelar nas letras, tentou faturar iludindo 300 eno-idiotas.
 
 Importou um vinho do Bernard Hudelot por 7 Euros e o vendeu por um preço indecente aos já mencionados 300 idiotas.

 Onde quero chegar?

 

Jean Claude Cara "de pau" é comparsa do Dani "dos mil nomes".

 



Quem importa trezentas garrafas de Chardonnay, do Bernard Hudelot, pode importar outras trezentas, ou mais, de Pinot Noir, do mesmo produtor e vende-las ao vivaldino do Atelier Tormentas.

  Troca de garrafas, etiquetas Fulvia Pinot Noir, novas rolhas etc. e........ Voilà.

 Basta enviar as garrafas para críticos otários e aguardar os elogios.

 Ótima propaganda com baixíssimo custo (6/7 mil Euros CIF)
 

 Um bom papo, uma graninha, alguns afagos, são mais que suficientes, creiam, para comprar os patéticos “experts”, formadores de opinião, jornalistas, etc. do nosso ridículo mundo do vinho.


Dionísio




























 

5 comentários:

  1. Di..

    Talvez esse vinho seja tao ruim que nem o saudoso Salame quis comenta-lo. Os aromas seriam demais para o cara.

    Por outro lado ta cheio de Paulinho da forca do mundo do vinho disposto a apoiar a causa do nobre viticultor supra citado. Eca.

    Andiamo...

    ResponderExcluir
  2. Se você realmente quiser fazer algumas análises, vc pode fazê-las na Embrapa em Bento Gonçalves ou mesmo no Alac em Garibaldi... fácil e no brasil...

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pela dica, mas acredito que os "vinhos" do Dani podem ser analisados em um laboratório de analises clínicas qualquer: merda pura

    ResponderExcluir