Facebook


Pesquisar no blog

terça-feira, 17 de novembro de 2015

VIGNAIOLI DI LA MORRA















Todos os anos, a "COMPAGNIA DEI VIGNAIOLI DI LA MORRA", confraria fundada em 1982, reúne seus membros em sua sede, "Cantina Comunale di La Morra", para divulgar dados e resultados da última vindima e, também, apresentar novos confrades.



No final da cerimônia, um jantar, onde o "bollito" e a Barbera são as estrela principais.


Como de costume, Massimo Martinelli, um dos fundadores da confraria, em breve discurso, comentou a safra e em seguida apresentou dois novos confrades um dos quais, finalmente contemplada, sua mulher Angioletta.


Para fazer parte da confraria é preciso ser apresentado por um dos confrades, exercer atividades vinícolas, ou ter, de alguma forma, colaborado para divulgar La Morra, seus vinhos, sua gastronomia, suas tradições.


Um único representante do Brasil: Eu.



É preciso ressaltar que os confrades, além dos 40 viticultores locais, são apenas uma centena.


Além dos produtores de La Morra há membros espalhados pela França, Suíça, Itália, Alemanha e..... Brasil.


O "BOLLITO", preparado na ótima "Osteria Veglio", foi regado com Barbera, exclusivamente produzida por produtores locais.



Presentes ao encontro: Viticultores franceses, entre eles meu amigo Pierre Antoine Jambom, produtor de grandes Chardonnay em Pierreclos e confrades de vários pontos da Europa, amigos e simpatizantes.


Grande noite, ótimos vinhos.


Bacco



19 comentários:

  1. parabéns pela participação na confraria, Bacco. essa matéria me deixou com vontade de bollito...

    ResponderExcluir
  2. Que beleza! Gostaria muito de me tornar um confrade, caso Andrea Oberto seja também um, pois represento seus vinhos em partes dos EUA, Az. Agr. Erbaluna.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Peça para ele lhe apresentar,mas é bom saber que apenas 2 ou 3 por ano são confirmados.

      Excluir
  3. E ai, Ba? Greetings from Banania.

    Alem da massagem ao ego de pertencer a essa confraria e de passar muito bem, ha algo de conversa que envolva mudancas climaticas, destinos do mercado, tendencias, etc etc etc?

    Ha propostas e ou "cartas" a comunidade com informes, e outras coisas uteis, sobre o mercado?

    Sera que o Atala faz Bollito com caldo knorr?

    So curiosidade.

    Auguri.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pôxa , suas perguntas mereceriam 3 ou 4 matérias. Sim , há algo envolvendo mudanças climáticas e sera abordado em um dos proximos post. Tendências: Vinhos biodinâmicos em fase minguante.O Atala faz bollito com Maggi

      Excluir
    2. A rainha biodinâmica, aquela que disse que protetor solar comprovadamente dá câncer, pode passar uma receita de bollito de biomassa de banana.

      Excluir
    3. Perdão, mas quem é e rainha biodinâmica da banália?

      Excluir
    4. imagino que seja a Bela Gil, filha de um cantor baiano chato, que ensina receitas como churrasco de melancia, pipoca no dendê, essas coisas. disse que filtro solar dá câncer, que é melhor escovar os dentes com cúrcuma do que com dentifrício etc.

      http://www.buzzfeed.com/irangiusti/o-que-aconteceu-quando-fiz-um-almoco-da-bela-gil-para-os-meu#.eoPOVZw2ze

      http://vejasp.abril.com.br/blogs/pop/2015/05/22/marmita-saudavel-da-filha-de-bela-gil-vira-piada-nas-redes-sociais/

      Excluir
    5. Não seria a dos vinhos naturais?

      Excluir
    6. a catarinense? pode (e deve) ser, eu tinha esquecido dela por completo. e com o tanto de picareta natureba que temos por aí hoje em dia...

      Excluir
  4. Caro Bacco, gostaria de saber sua opinião sobre a longevidade dos Barbera. Recentemente tive experiências desapontadoras com produtores renomados (Vietti e Giacosa, Scarrone e Falleto di Serralunga d'Alba, safras 2008 e 2009, respectivamente). Pareceu-me que o melhor momento de ambos já havia passado. Muito grato, Antonio Artur

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Barbera envelhece bem ,mas é bom não exagerar. Há uma mania ,brasileira, que vinho bom é vinho velho. Falso! Vinho bom é vinho consumido no momento certo. A Barbera com grande estrutura 2/6 anos (em alguns casos até 10) depois perde suas caracteristicas . Ao envelhecer, demasiadamente, acaba perdendo sua personalidade e e bom lembrar que todos os vinho velhos se parecem. Um conselho: Barbera de 2 anos é otima.

      Excluir
    2. " bom lembrar que todos os vinho velhos se parecem".

      Matou. Isso mesmo. MAS AINDA ASSIM ha uns artistas em confrarias do tipo maçonaria (desculpa para ficar fora de casa) que SO FALAM em vinhos envelhecidos. Me sinto um tonto tentando achar toda a beleza nesses Almaden cabernet 1975. So eles acham.

      Auguri, bastardi.

      Excluir
    3. Barbera La Spinetta envelhece muito bem. Mas dos que conheço, é dos poucos que têm esse comportamento.

      Excluir
    4. Excelentes as respostas do Bacconildo e do saudoso JR. Realmente essa mania brasileira de que vinho bom é vinho velho é de matar. Tem blogueiro que adora postar sobre os vinhos velhos (estragados) que bebeu. E por incrível que pareça, todos estavam divinos e maravilhosos. Duvido! [essa do Almaden 1975 foi boa, JR]. E na cara-de-pau, como bons entendidos, os blogueiros NAFTALINA, mesmo quando bebem um vinho de 15 anos terminam dizendo que foi um "infanticídio", pois gostariam de tê-lo bebido daqui uns 20 anos para aproveitar o seu máximo. A frase do Bacconildo de que os vinhos velhos se parecem, é perfeita. Concordo plenamente que vinho bom é vinho bebido no tempo certo.
      Salu2

      Excluir
    5. Almadem 1975 está proibido na Europa: pode ser usado em ataque terrorista......La Spinetta , me perdoe , mas é uma Barbera de merda. Concentrada, marmelada, densa, alcoolica , produzida para os que gostam de gastar e beber mal.

      Excluir
    6. Saudoso JR.... po, to na area ainda, arriscando uma dengue e pagando pecado nessa terra jumentica. Em fevereiro apos longas ferias (das de verdade) eu verei o que podera ser feito daquele proto-blog.

      Excluir
    7. Recentemente tomei uma Barbera que achei incrível... Sotto la Muda 2009 do Paolo Avezza.

      Alexandre

      Excluir
  5. Particularmente gosto mais das Barberas D´Asti dos que das barberas D´Alba.
    Alfieri, Olim Bauda e Barbatella são meus preferidos...

    Alexandre

    ResponderExcluir