Facebook


Pesquisar no blog

domingo, 15 de novembro de 2015

OUTONO EM ORTA SAN GIULIO



Quantas vezes visitei Orta San Giulio?

15 - 20 - 30 vezes?

Não sei, exatamente, mas sempre serão poucas.



Orta San Giulio, uma das vilas medievais mais bem conservadas e bonitas que conheço, calmamente deitada às margens de um lago de sonho, defronte à fantástica Isola del Silenzio, que parece flutuar nas águas límpidas e rivalizar com a aldeia em beleza e charme, é endereço obrigatório para todos os turistas de bom gosto e inteligentes.


O turista, que adora Miami, Orlando e Las Vegas, provavelmente, detestará Orta San Giulio: Orta San Giulio exige um mínimo de cultura, bom gosto, refinamento e inteligência, então......


Retornei, justamente agora no outono europeu, para poder fotografar e aproveitar as os tons avermelhadas que doam, à vila, mais encanto.


A primeira parada obrigatória: Sacro Monte!



O Sacro Monte, de Orta San Giulio (há outros tão belos e importantes), se distingue por uma singular razão: Enquanto os outros são dedicados a Nossa Senhora e Jesus, o de Orta é totalmente voltado à vida de São Francisco de Assis.


Os Capuchinhos o idealizaram e construíram nos séculos XVII e XVIII.
 As 20 capelas, edificadas no topo de uma colina bem na entrada da vila, "narram" a vida do santo preservando magnificamente o ambiente.




As construções se inserem tão perfeitamente, naquela paisagem de colina, que é quase impossível perceber qualquer agressão à natureza.


Aliás, a natureza é embelezada, ainda mais, pelas construções austeras e simples.


As fotos, que apresento, tentam retratar, sem conseguir, a beleza do outono no Lago D'Orta.


O lago, com a fuga dos turistas que fogem do frio, retoma suas principais vocações e características: Silêncio, romantismo e mistério.

Restaurantes?

Vários e ótimos.



Na entrada da aldeia um castelo mourisco, de dúbio bom gosto, abriga o multi-estrelado "Villa Crespi".


O Villa Crespi, tocado pelo "televisivo" chef Cannavacciuolo, deve ser visitado apenas por carteiras forradas com cartões do tipo "Lava Jato": Um jantar, para duas pessoas, aliviará o casal em 400 euros, na mais econômica das escolhas.



Boas opções: "Olina", "Leon D'Oro", "Locanda d'Orta".


veja: http://baccoebocca-us.blogspot.com.br/2013/12/locanda-d-orta.html

 O "Locanda d'Orta", quando visitei , não ostentava, ainda, a estrela Michelin, mas previ que em breve a conquistaria: Não deu outra.....



Orta San Giulio..... IMPERDÍVEL

2 comentários: