Facebook


Pesquisar no blog

segunda-feira, 30 de novembro de 2015

AI CASTELLI = SESTRI LEVANTE




Sestri Levante disputa, desde sempre, com Santa Margherita Ligure, o título de cidade mais badalada (e cara) da Riviera.


Sestri, mais agitada e mundana, viveu, na década de 80 e até o começo dos anos 90, seus dias de gloria.

A Sestri, de então, era meta de gente famosa, ricaços, artistas, arrivistas, de mulheres bonitas e famintas...... A história de sempre.

Os tempos mudaram e os endereços da moda, também.



 Sestri Levante acabou perdendo muito de seu brilho, de seu charme e de sua glória, mas conservou seu centro histórico belíssimo, a incomparável "Baia del Silenzio" e a exclusiva península, de origem medieval, que abriga o não menos refinado "Grand Hotel dei Castelli".



No hotel 4 estrelas e em posição privilegiada, há um restaurante de sonho.
Confesso que não sou e nunca fui fã de Sestri Levante.

Sestri me faz lembrar uma balzaquiana, avançada nos anos, que para chamar atenção ainda se veste como jovenzinha, usa pintura em excesso e tenta demonstrar uma jovial juventude que, infelizmente, já se foi há 20 ou 30 anos.


Sestri acredita que seu antigo glamour possa, ainda, retornar e com ele voltem os turistas VIPS e abonados.

Santa Margherita, sua eterna "rival", soube se adaptar melhor.

Santa Margherita não faz cara feia para os barrigudos turistas americanos comedores de pizza que invadem suas sofisticadas ruelas na ensolarada primavera, no tórrido verão e, por incrível que pareça, até no cinzento outono.


Aceita a gordurosa invasão sem lembrar e muito menos esperar, Rex Harrison, Elizabeth Taylor, Richard Burton, Clark Gable, Humphrey Bogart, Lauren Bacall, Frank Sinatra....


Espalhafatosos comedores de pizza Margherita, spaghetti alle vongole e tomadores de vinho da casa, os americanos  gastam pouco, mas cinco Euros no bar, dez na enoteca, quinze na pizzaria movimentam a economia local.

Sestri Levante, um pouco menos "desejada", porém, continua sendo gastronomicamente mais importante.

  Em Sestri há um dos mais bonitos restaurantes de toda a Liguria: "Ristorante Ai Castelli"


Conversando com o amigo e representante de vinhos, Paolo Cogorno, pedi o endereço de um bom restaurante de Sestri.

Paolo, sem titubear, indicou o "Ai Castelli"

"É muito bonito, come-se bem e tem uma bela adega".



A bela adega me entusiasmou e resolvi almoçar no restaurante indicado.

Os quilômetros, que separam Santa Margherita e Sestri, percorrendo a romana "Via Aurelia", são pouco mais de 20, mas o lindo panorama, que nos acompanha por todo o percurso, exige quase uma hora de viagem.

Quando as curvas da Aurelia terminam, bem no centro da Sestri, é preciso enfrentar uma estradinha íngreme, estreita e complicada, para alcançar o pátio do hotel.



A entrada do restaurante é imponente, luxuosa, mas é imediatamente esquecida no exato momento em que se entra no salão: É de tirar o fôlego.

 Eu não conheço outro restaurante, na Liguria, tão bonito (veja a foto).

Mesas bem postas e distantes uma das outras, pratos e talheres elegantes, taças de cristal, serviço impecável.


Muitos são os predicados que já qualificariam o "Ai Castelli" como um dos meus endereços "imperdíveis" da região, mas o restaurante de Sestri Levante não se limita apenas na aparência, vista e pompa.


Cozinha inventiva, de qualidade superior, uma adega de boa escolha, preços contidos, avalizam o "Ai Castelli" como um dos melhores restaurantes regionais.


Dois couverts, um ótimo e abundante atum em crosta de pistache, sobre cama de cebolas roxas, um original bacalhau com creme de abobora e alho poró frito, sobremesa, uma garrafa de belíssimo "Clivi Brazan" 2014 (vou escrever sobre o vinho) me aliviaram em 95 Euros.



O local, a vista, a cozinha, o conjunto.... Tudo perfeito

 Estou muito à vontade para indicar, com entusiasmo, o "Ai Castelli" de Sestri Levante.

Confira


Bacco

2 comentários: