Facebook


Pesquisar no blog

sexta-feira, 23 de outubro de 2015

ENÓLOGO III



Peço permissão para continuar a série "ENÓLOGO" bem no dia dedicado aos profissionais de vinhos e vinhas.



Tomei a decisão de continuar e desmitificar os "viticultores artesanais" ao ler comentários que os pequenos produtores teriam menores possibilidades financeiras e conhecimentos para conseguir produzir vinhos manipulados quimicamente.

Sinto muito, mas vou jogar um balde de água gelada sobre os que defendem e acreditam na "pureza" dos pequenos viticultores.

Se o pequeno produtor é honesto, correto, sério (a grande maioria) sabe que, em longo prazo, não é um bom negócio trapacear, mas se tem índole picareta, sai debaixo (um grande exemplo da categoria, "índole picareta", é o Dani Elle).


Ha inúmeros casos de pequenos e picaretas: A Dessilani, vinícola centenária, falsificou milhões de garrafas de Amarone foi processada e faliu.

A Casanova di Neri falsificou seu Brunello e teve que rebaixá-lo para Rosso di Montalcino.

Incontáveis Chianti foram falsificados e até hoje a denominação não recuperou o antigo prestigio.


Estou enumerando apenas alguns casos italianos, mas se fosse me aprofundar e buscar falcatruas em outros cantos do planeta levaria uma semana escrevendo sem esgotar o assunto.

Se o amigo ainda não sabe onde nossos caros e virtuosos enólogos buscam a inspiração para realizar suas "obras" vá ao Google e busque os nos sites da ENARTIS, VASON, EVERINTEC, HTS LAFFORD, DSM (há mais, mas estas são suficientes...)



Vai cair da cadeira e começar a tremer ao perceber o que há de produtos à disposição das vinícolas e viticultores.

Ha de tudo: enzimas, leveduras selecionadas, taninos, chips, bactérias maloláticas, clarificantes, estabilizantes e muito mais.


Gostaria, mas é impossível, traduzir tudo, todavia o italiano é língua bastante compreensível e o leitor atento não terá dificuldade em desvendar a "selva escura".

Entre num site, de qualquer empresa que elenquei (o da ENARTIS é ótimo...) e leia o que um enólogo tem à disposição para manipular os vinhos.




É assustador!

O enólogo dispõe de uma quantidade de produtos, tão diversificados, que não precisaria nem de um cacho de uva para fazer vinho.

Para os nossos "sommerdiers", que adoram encontrar "frutas maduras, mirtilos, framboesas, frutas negras, flores brancas, cacau, cítricos, ameixa etc." em uma simples taça de vinho, recomendo uma consulta em "tannini" (taninos) da ENARTIS.

Para os que, ainda, acham que o enólogo é um semideus recomendo clicar em "prodotti" e em seguida "assistente enólogo".

Os profissionais do vinho podem "brincar" com uma enorme quantidade de "produtos" permitidos e legais para realizar e nos empurrar zurrapas inomináveis


Qualquer semelhança com produtores gaúchos, não é mera coincidência......
Lembra aquele industrial, sócio do Galvão "Brunello Pornô" Bueno, que volta e meia "importa" o francês Rolando Lero, rei da micro oxigenação, para realizar "jóias" como o "Seisavemaria" e "Calote 43"?

Pois é.... O Rolando Lero com sua mala de taninos  e outras "cositas mas"  pode criar qualquer coisa que ordenem..... basta pagar.

Para terminar escolhi, entre centenas, algumas pérolas no catálogo da ENARTIS

1ª em "assistente enólogo" cliquei em "gusto" e apareceu o
PLANTIS AF-1.



 O que é o PLANTIS AF-1?

Leia a tradução.

COMPOSIÇÃO - Proteína pura de batatas, sem substâncias alergênicas;
CARACTÉRISTICAS GERAIS: O PLANTIS AF-1 e um novo produto da linha "ALLERGEN FREE" da Enartis, composto inteiramente da proteína de batatas. O PLANTIS AF-1 não possui compostos alergênicos e, portanto, isento de constar na etiqueta do vinho. A ausência de produtos animais é recomendada na produção de vinhos destinados aos consumidores vegetarianos e veganos.

Vejam a indústria garantindo que na etiqueta não constará a química adicionada ao vinho e se preocupando com o mercado dos novos consumidores veganos.


Mais um produto?


A ENARTIS lança um produto: "INCANTO FRENCH"

O "INCANTO FRENCH" é acondicionado em sacos de 5 quilos com "chips" de madeira que, se e quando, mergulhados no vinho , como se fossem saquinhos de chá, doam ao produto.... Leia a tradução.

O "INCANTO FRENCH", chips de carvalho francês, medianamente tostado, enriquecem o vinho com aromas de baunilha, caramelo, especiarias e tostado. Ao paladar conferem volume, amplitude e uma prazerosa sensação adocicada. 

Os nossos "sommerdiers, ratazanas frequentadoras de "bocas- livres", patrocinadas por produtores e importadoras, por não possuírem repertório vinícola extenso e válido, jamais poderiam distinguir um vinho "fabricado" na adega de um vinho-vinho.

 Nossos "sommerdiers", que não distinguem um Barbera de um Malbec, continuam impingindo aos pobres enófilos um monte de vinhos "construídos" nas adegas pelos nossos heróicos "ENÓLOGO-ENARTIS".


Querem mais?

É só pedir e escrevo mais duas matérias que transformarão os enófilos em fãs da "51"



Dionísio

16 comentários:

  1. Carácoles! Por isso gosto de Tondonia, Mouchão, Dagueneau etc.

    ResponderExcluir
  2. Dizem que a inguinorancia é uma bencao. Tai uma prova.

    Lista de decepcoes na vida:

    deus, coelho da pascoa, papai noel, dieta vegana, vinho, cerveja, azeite de oliva, aquela vizinha do andar de cima, kikos marinhos, importacao de vinhos, loja de vinhos, casamento, CDB Itau, Pic itau, Ouro cap, consorcio de CG 125.

    Ok, o consorcio foi piada, mas da depressao grande saber que o vinho que eu acho que seja bom é na verdade uma merda que ate pode nao fazer mal, mas é mais falso que elogio de blogueiro bebado em evento de vinhos.

    Eu tenho pretensao seria em fazer um mestrado em enologia (longe do bananal, claro), mas tenho a impressao que la pelo inicio do curso ja vai bater a depressao apos saber como se faz vinho por todo canto. TNT....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que você não coloque seu nome em primeiro lugar na lista das decepções, Big Rat. Quando esse dia chegar, se já não chegou, será triste.

      Excluir
    2. Me decepciono ha decadas comigo. Nao espero nada de mim.

      Excluir
    3. Putz, ourocap é muita ingenuidade hein!
      Pior que acreditar em vinho natural!
      kkkk

      Excluir
    4. Bom, a gerente era gostosa. Mas.. ficou so no sonho.

      Excluir
  3. Não desanime Grande Rato, matéria piores virão..

    DIONÍSIO

    ResponderExcluir
  4. é só pedir que você escreve mais matérias sobre esse tema, Dionísio? então, lá vai: escreve mais! manda bala!

    ResponderExcluir
  5. Olá.
    Sou um enófilo neófito (soa estranho essas duas palavras juntas), porém nesses dois anos de vindas e vinhos, tenho degustado muita coisa, lido mais ainda, conversado com muita gente e duvidado de tudo e todos!
    Iniciei com sucos de madeira argentinos e compostas chilenas, porém hoje raramente os bebo, nunca com meu precioso e escasso dinheirinho.
    Li muitas matérias desse blog, tendo achado que o conteúdo é deveras didático, informativo e crítico. Aqui deixo meus parabéns.
    Sobre essa matéria e outras no mesmo estilo, me pego pensando, como escapar dessas falcatruas? Como e onde buscar um vinho honesto para beber? Ainda existem?
    Por hora, uma última pergunta: O que acham do aplicativo Vivino? Têm muitos "sommerdiers" lá que vcs iriam gostar de conhecer...

    Saúde!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oseias, há muitissímos vinhos honestos . No Brasil é difícil escapar das armadilhas. Os importadores privilegiam vinhos caríssimos e "pontuados" pelas revistas e$pecializada$ ou porcarias baratas para poder meter a mão sem piedade. Acredito que vc, pelo seu curriculum, já possa distiguir bons vinhos .Va tentando, tentando até acertar.
      Não conheço o Vivinvo . Do que se trata?

      Excluir
    2. Vivino é um aplicativo para celular que permite aos usuários tirarem fotos de vinhos, registrar, dar notas (argh), ou melhor, "estrelar" os vinhos, e ver as estrelas dadas pelos outros. Oséias, se você já caiu fora dos vinhos argentinos e chilenos, caia fora também desse tal Vivino. Confie no seu taco e enjoy.
      []s

      Excluir
    3. Verdade. Já caí muito nessas artimanhas, hoje não é fácil me pegarem mais! Estou sempre aprendendo.
      Quanto ao Vivino: é um aplicativo para android e IOS. Funciona basicamente assim; o usuário bebe um vinho, tira uma foto do rótulo, o aplicativo informa os dados do vinho e a partir daí você consegue pontuá-lo (de uma a cinco estrelas) e descrevê-lo. Tem de tudo! É uma festa! Eu uso como arquivo e para avaliação pessoal.

      Excluir
  6. Faço uso do Vivino principalmente para cadastro pessoal, e claro, acompanho os posts de outros usuários também, é bem legal ver alguns postando o reservado da concha y toro e dando nota máxima, e outras pérolas....acho muito válido como arquivo pessoal.

    ResponderExcluir
  7. Bacco, vim parar em seu blog depois de procurar espaços que falassem exatamente sobre isso: vinhos vivos. Como sou um caipira (matuto, aqui em Pernambuco), ainda estou na fase de me enganar com argentinos e chilenos "com bom custo-benefício". Existem exemplares dessas regiões que mereçam a alcunha de vinho?
    Aproveito (e me desculpo) para perguntar: para alguém tão ignorante no assunto, qual a melhor forma de começar?

    Obrigado pelos serviços prestados.

    ResponderExcluir
  8. Eu comecei com vinhos que nem mais existem.... Sinto ,mas , como vc deve ter percebido, somente comento vinhos de regiões que conheço e visito constantemente. Chile e Argentina não estão no meu roteiro vinícola.
    Começe com os sul americanos , Conforme disponibilidade passe para os portugueses, italianos,franceses , espanhois etc. mais acessiveis e vá formando seus gostos e preferências e continue nos lendo . Abç

    ResponderExcluir
  9. Obrigado pela resposta. Na medida do possível (leia-se câmbio, câmbio e câmbio), seguirei o conselho. Abraço.

    ResponderExcluir