Facebook


Pesquisar no blog

terça-feira, 23 de dezembro de 2014

TRIP OU TRICK-ADVISOR ?


Tenho ojeriza por guias que julgam, pontuam e aconselham vinhos.

Não confio e não acredito em nenhuma delas, faz tempo.

Todas visam lucrar e as indicações, quase sempre, seguem  os interesses das grandes engarrafadoras.

Quando as vinícolas, vitaminadas com altas pontuações, taças ou outra palhaçada qualquer, são menores, os preços de suas garrafas acabam alcançando valores irreais e estratosféricos.

Minha desconfiança, há algum tempo, vai se alastrando e já não acredito, também em site, blogs, revistas que indicam restaurantes, hotéis, B&B, agroturismo etc.

O site que evito sistematicamente é o “TripAdvisor”.
 

Nunca pude entender como milhões de panacas alimentaram, gratuitamente, o “TrickAdvisor” que fatura uma grana preta classificando hotéis, bares restaurantes, companhias de aviação etc.

A sinceridade, dos comentários e avaliações da “TrickAdvisor”, é mais suspeita do que depoimento de envolvidos em falcatruas.

Não é assim?

Então veja: A autoridade antitruste italiana aplicou uma multa de 500.000 Euros à “TrickAdvisor Italy” por considerar que “…as indicações nem sempre são verdadeiras e fruto de reais experiência turísticas”

Segundo dados, da própria “TrickAdvisor”, a empresa recebe, aproximadamente, 280 milhões de visitante por mês e 170 milhões de indicações por mês.
 

Tal volume, de informações e acessos, é quase impossível de ser monitorado corretamente, assim, a lei antitruste italiana concluiu que nem todos os comentários são autênticos (muitíssimos são falsos) e induzem ao erro uma enorme plateia de consumidores.

A “TrickAdvisor” já recebeu multa de 430 Euros na França e teve sérios problemas no Reino Unido.

Deu para perceber o porquê de minha ojeriza por guias que desviam?

 

 

 

 

 

10 comentários:

  1. pior que tudo isso: uma vez que o vivente de um email para poder acessar ou comentar sera bombardeado por tanto lixo eletronico que somente lhe restara desativar a conta de e-mail.

    na parte de gastronomia nacional nao da para confiar em nenhuma revista ou guia: comentarios estao todos nas maos de empregados ou donos.

    ResponderExcluir
  2. A utilidade do Trip Advisor está nos comentários negativos. Estes sempre informam algo útil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Discordo! Os comentários negativos pode ser postados por concorrentes interessados em criar imagem negativas dos rivais.

      Excluir
  3. Eu acho que as fotos são, em sua grande maioria, fidedignas e úteis. Por aí dar para se ter pelo menos uma idéia do lugar. Juntando com outras informações em blog já dá para traçar um roteiro dos locais para se visitar sem entrar numa furasa

    ResponderExcluir
  4. No Rio de Janeiro, mais exatamente no bairro do Leblon, existe um botequim chamado Jobi que sempre é incensado pelas mídia. Pois o tal Jobi é uma melda! Salgadinhos ruins, comida ruim, bebida ruim e desonesta, mas preços lá em cima. Sobrevive há anos e está sempre cheio. Lá comi a pior e mais pobre feijoada da minha vida. Continua como dica imperdível do Rio de Janeiro em qualquer guia.

    ResponderExcluir
  5. Conheço proprietários de restaurantes que NUNCA... pagaram nenhum centavo para Trip e são citados com boas referencias e duras criticas... como estes guias as avaliações não são feitas com critérios técnicos, mais sim baseadas em gosto pessoal, acredito que fica complicado tomar tais experiências com a certeza de estar diante um local magnifico. Se considera panacas pessoas que fazem avaliações de suas experiências em sites... Como seus leitores, deve ser classificados ao postarem comentários no seu Blog ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Onde vc leu que proprietários pagam? Eu não escrevi nada disso. Considero panaca quem alimenta os Trick gratuitamente . Outros guias , Michelin , por exemplo, tem críticos , muito bem pagos pela vermelha francesa ,que frequentam e avaliam restaurante. Trabalhar de graça para os americanos da TrickAdvisor encherem as burras é, para mim, comportamento de babaca. No B&B há comentários e não avaliações . Comentário difere muito de avaliação. Quem da avaliação , aqui, somos , eu, Bacco e Bocca os outros concordam ou não. Vc é avaliador da Tric Advisor?

      Excluir
  6. Há muitos anos (mesmo), em minha primeira viagem a Itália, procurei, em um guia famoso, hotéis para ficar em Veneza. Li sobre um local pitoresco, no qual o dono tinha histórias e mais histórias para contar para seus hóspedes. Que só a conversa com o dono já era algo imperdível. Quando fui ao local, um predio pequeno, tenebroso, vi malucos dormindo nos cantos de salas sem móveis, um mau cheiro incrível e para completar, fui recebido por uma senhora (acho que esposa do tal cidadão), que me tratou da forma mais áspera possível. Saí de lá correndo e xingando o tal guia. Meus guias agora são a sorte e amigos que já tiveram experiência no local. No mundo virtual, confiar em opiniões suspeitas e "dedinhos" para cima, é fria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A propósito, esqueci de desejar boas festas e um 2015 com saúde e paz aos Bacconildos. Tá feito.
      Salu2

      Excluir
    2. Exatamente! É, também , a minha, maneira de pensar e agir.

      Excluir