Facebook


Pesquisar no blog

sábado, 27 de dezembro de 2014

ROSINHA




 
 
 
Nos anos 70, na chácara do deputado Breno da Silveira, todos os sábados, era realizada uma pelada entre amigos.

Cydno, filho de Breno, Birunga, Salviano Guimarães, Luiz Marcal, Paulo Soares, Pedro e Fernando Collor, Serginho Bandeira de Mello, Antônio Wright e eu éramos presenças constantes.

Luiz Marçal, arquiteto, boêmio, grande copo, cantor e compositor, no final das peladas nos alegrava com suas composições.

A mais famosa, gravada por Paulo Diniz, “Meu Amor Chorou” era obrigatória, mas a mais requisitada, quando o álcool já superava os limites recomendáveis, era “Rosinha”.
 

Luiz Marçal, em “Rosinha”, narrava a doce história de um casal que construía, no meio do nada, uma casinha de pau a pique, sem luz elétrica, com quadros presos por fita durex, tipo “Minha Casa Minha (quase) Vida”
 

  No final da tarde, os dois apaixonados, mesmo na crua penúria, contavam as estrelas , viviam abraçados e felizes para sempre.

Para sempre?

Aos leitores perguntarão: “Você está mudando o blog? Agora é sessão nostalgia?”

Nada disso!

Lendo uma descrição da “Domínio Vicari”, texto piegas, cheio de conotações edulcoradas visando sublimar a produção de um vinho artesanal, livre das “impurezas” do progresso, puro, ilibado e fazendo a apologia de um lugar bucólico, rustico, ingênuo (como se isso tudo pudesse contribuir para transformar um vinho produzido com uva Isabel em uma obra prima da enologia), eu, com os olhos marejados, busquei na memória a “Rosinha” do Luiz Marçal.

 Leiam o texto abaixo

 

 
 
 
…” Neste paraíso ecológico cheio de belezas naturais , num vilarejo bucólico , moram lizete Vicari e seu filho Augusto Vicari Fasolo . Lizete é ceramista de mão cheia e seu filho é enólogo . Um belo dia , numa destas conversas nostálgicas em família ,regadas a vinho e comidinhas , na varanda da casa , com o mar de Santa Catarina ao fundo , tomaram uma grande decisão: "Vamos fazer nosso próprio vinho
o"


.....Todas as etapas ocorrem de forma totalmente artesanal . As uvas riesling itálico são selecionadas manualmente e colocadas num recipiente onde são esmagadas com os pés , Só por mulheres . A maceração ocorre em um tanque de polipropileno , o processo de vinificação é feito de maneira completamente natural sem correções de qualquer tipo

 

.....Bem pertinho daqui , na praia do Ouvidor , em um sítio sem luz elétrica , num passado bem recente , foi produzido o lendário "Cave Ouvidor" , Feito com uva peverella trazida de vinhedos dos Caminhos de Pedra , numa belina velha por Alvaro Escher e seu irmão Vítor Escher . Vocês ainda tem dúvidas que este lugar é mágico ?!
 

 

Marçal antecipa, brilhantemente, o discurso meloso da Vicari.

Sua “Rosinha” começa doce, bucólica, piegas, mas, ainda bem, termina sarcástica, satírica, irreverente, sem “happy end” ....

 Perfeita!
 

O grande Marçal, sem saber, me alegrou, mais uma vez quando ouvi a bela interpretação do “Duka7” de sua canção: “Rosinha”

Bacco

21 comentários:

  1. Jogar futebol para ver a teresa collor de topless na piscina, vale tudo pelos amigos. Essa tinha jeito e cara de gostosa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Pedro, à época , nem tinha , ainda 20 anos. Éramos todos jovens .

      Excluir
  2. Aposto, sua próxima visita não será nem Borgonha nem Alba, e sim a Praia do Rosa!!!!!....com seus vinhos livres de químicas, de uvas provenientes de plantações biodinamicas de uvas Isabel e etc., ultra-naturebas, isso não existe na Europa!!!!.....os vinhos não sei, mas o lugar é realmente uma das praias mais lindas do Brasil.....

    ResponderExcluir
  3. B&B, a canção Rosinha não é de autoria do Ary Toledo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, Ary Toledo foi o primeiro, ou um dos, a gravá-la. Rosinha é composição do arquiteto Luiz Marçal Neto.

      Excluir
  4. Por que o blog não promove um painel as cegas com os seguintes vinhos: 6 pinot noir de diferentes regiões da Borgonha x 6 vinhos do Brasil com estilos parecidos p. ex. Isabel da praia do rosa, fulvia pinot noir, serena pinot noir, aurora pinto bandeira, casa valduga pinot noir etc ... As cegas talvez o resultado poderia surpreender. Já ouvi dizer no blog do didu que o fulvia pinot noir bateu as cegas o echezeaux!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, belíssima ideia!
      Logo em seguida o blog promoverá um painel às cegas com Grana Padano X Gran Formaggio da Randon, 6 Champanhe Grand Cru X 6 espumantes nacionais . Será , afinal, a redenção de nossos grandes produtos eno-gastronômicos reconhecidos e disputados ferozmente pelos connoisseurs .Do Bilu Didu Teteia vc pode esperar tudo ,menos honestidade intelectual

      Excluir
  5. Seria uma espécie de julgamento da Serra Gaúcha similar ao julgamento de Paris em 76! Show

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os franceses nos temem, não virão ! Uma pena devemos esperar até 2076

      Excluir
  6. Eu sou mais a favor de atacar essa senhora sem noção que se arrisca na ridicules de sua trajetória
    ( https://www.facebook.com/revistaenoestilo ), do que a senhora do Rosa, que já produz um acetinado vinho, que com sorte ganha marketing ``via gosto de quem gosta``.
    A diferença: uma produz lixo, sem suar e sem estudo. A outra apenas produz, e tem algum investimento...

    Vinho ainda é questão de gosto. Mas, ``conteúdo`` por Camomila é questão de insanidade.

    Carlos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Camila Camomila é patética e não merece nem um segundo de meu tempo. Vamos esquece-la

      Excluir
  7. E tome desvarios de Manoel Beato:

    "Porque este 1982 não tem 100 pontos, indagou um amigo depois do primeiro gole. Um Haut Brion gustativa e olfativamente sublime, com aquele sabor de mel de estrebaria, ou seja, geléias e licores de frutas em meio fumaça de charuto num fim de tarde ao lado de um estábulo. Talvez por isso, por já estar no seu apogeu, diferentemente dos outros 1º cru da mesma safra, tais Mouton, Lafite, Latour, que precisam pelo menos 10 anos mais para seus apogeus. Pois é, tão bom assim, estando tão jovem, talvez não mereça 100, mas, quem sabe Parker ouça nossas impressões e o promova para 99,5. Rss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O tropeço tem uma mania patológica com estrabaria. Vai ver é onde fica a comida favorita dele.

      Excluir
  8. Você pode mandar o link deste comentário?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Da um copy and paste e manda para o google. Acha na hora.

      Vagal!

      Excluir
  9. Está no instagram dele num post de 28 de dezembro:

    http://instagram.com/manoelbeato/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu prefiro um bom livro que seguir qualquer um falando de coisas, pessoas e situacoes que nao me dizem respeito. So sigo o twitter da mara maravilha, do gugu liberato e chiquinho scarpa.

      Excluir
    2. Nossos grandes intelectuais KKKKKKKKK

      Excluir
  10. Sinal dos tempos:

    Hoje a musica seria assim:

    Eu vou me alistar no MSTU e falar com o tio Boulous, aquele velhaco
    Eu vou me dar bem so fazendo arruaca
    Eh so fingir que vou morar num barraco
    Tem um trouxa que o aluguel sempre me paga

    O barraco eh propriedade virtual e esta sempre no meu bradescao
    Na internet do meu Iphone tem gostosa de montao

    Eu vou me dar bem vendendo meu barraco que o MSTU vendeu para mim
    Fingindo ser pobre eu vou ganhar um dinheiro que jamais na vida honesta veria
    Com meu barraco alavancado pelo MSTU eu nunca ganhei tanto dinheiro assim
    E a Rosinha pode se mandar com o chifrudo do Antonio que ela eu ja comi em tudo onde queria.

    PS: Com as acoes da eucatex eu enchi o c* de dinheiro porque tinha um monte de put options.

    Chega de 2014! Bosta de ano!


    ResponderExcluir

  11. Orestes, o vendido.

    Depois de ter o rabo chutado pelo iBRAVIN,se vende igual igual aos blogueiros para qualquer `negociante` que faça a alegria de convida-lo sem faze-lo gastar alem das solas dos sapatos...


    ResponderExcluir
  12. O manoel beato é o maior tomador de petrus de todos os tempos lá lá lá. Vejam no Blog abaixo lá lá lá. Morram de inveja lá lá lá. Feliz 2015 lá lá http://www.decantandoavida.com.br/index.php/12-artigos-posts/artigos-posts/291-o-maior-bebedor-de-petrus

    ResponderExcluir