Facebook


Pesquisar no blog

segunda-feira, 20 de outubro de 2014

NÚMEROS


 


Alguns números que demonstram a importância do vinho na economia italiana.

A Itália é o maior produtor mundial com quase 41 milhões de hectolitros.

Um pouco mais de 60%, do total, são destinados à produção de 522 vinhos de origem (330 DOC-74 DOCG-118 IGT).
 

Na Itália há 383.645 empresas produtoras que “invadem” o mercado com mais de 1 milhão de etiquetas e empregam 700.000 trabalhadores.
 

O consumo, per-capita, italiano baixou, em 2014, para 40 litros/ano.

 O decréscimo no consumo foi compensado, sempre em 2014, pela a exportação que obteve um aumento de 7,5% (a previsão é de 15 milhões de hectolitros exportados).

Os maiores importadores são: Estados Unidos, Alemanha, Reino Unido, Japão, Suécia, França e Canadá.
 

Ao ler estes números estonteantes é fácil perceber que o vinho tem enorme importância na economia do país.

A incrível quantidade de empresas vinícolas obriga os concorrentes a elevar sempre a qualidade e manter preços competitivos.

O segredo do sucesso nas exportações tem um nome “Coldiretti” (Confederação Nacional Produtores Diretos).

A Coldiretti, que agrega 1,6 milhões de agricultores italianos, não se preocupa com “Salvaguardas” contra a importação (lembram da Ibravin?) , mas ajuda os pequenos produtores, inclusive, a encontrar caminhos para exportação.
 

Enquanto o Brasil mantiver o sistema produtivo atrelado, dominado e esmagado por meia dúzia de industriais com a complacência da Ibravin, o vinho será de qualidade discutível, caro e distante das mesas brasileiras.

É sempre bom lembrar que o consumo per capita no Brasil é de 1,20 litros/ano
 

Adivinhe qual razão ou aponte o (os) culpados.....

Dionísio

 

8 comentários:

  1. Estimado D,

    voce escreve dizendo da importancia do setor p/ economia Italiana. Isso por si so ja deveria levantar cabelo em careca porque numa economia quanto maior a fatia do setor primario menos desenvolvida se encontra. Veja se a enorme industria americana de vinho afeta em um fio de cabelo (acordei com mania de cabelo hoje) a economia do pais se houver uma super quebra de vinho nos 48 estados produtores.

    Outra colza: Che paura de ter sua economia cujo um pilar importante he a industria vinicola, dependente do cambio, do clima, e de outras desgracas da natureza. Isso se nao falarmos de paises vizinhos que tem produto ainda mais barato que o seu. Sorte dos italianos que os concorrentes diretos sao os testarudos espanhois e o povo mais "simples" de portugal.

    Em relacao a qualidade e preco dos vinhos no Brasil, continuo achando que o clima e mao de obra especializada (incluindo enologos) nao permitem nem permitirao a producao de bons vinhos todo ano. Principalmente na serra. Dai descobriram a tal de campanha e metade do estado foi para la. Sera que havera consumidores para todos?

    Aposto que a associacao de produtores de banana do Chile sofra com os mesmos problemas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho impressão que vc andou bebendo muito Tormentas e o vinho , em questão, embaralho seus neurônios.
      Eu não escrevi que o vinho afeta a economia italiana, apenas mencionei que o produto é importante para a economia local.
      A produção agroalimentar italiana exportou 33 bilhões de Euros em 2013 e o vinho contribuiu com mais de 5 bilhões.
      Mais uma coisa :não sou um economista , mas vinho é indústria de transformação e não parece ser economia primária.

      Excluir
  2. Essa é uma resposta a todos aqueles que não acreditam que o espumante brasileiro seja de fato o melhor do mundo!! O Miolo Cuvée Tradition Brut vende mais que champagne na melhor loja de Paris!!!! Contra fatos não há argumentos !!! Durmam com um barulho desses !!!

    http://www.blogvinhotinto.com.br/destaquesdoblog/espumante-miolo-e-o-mais-vendido-na-mais-concorrida-loja-de-vinhos-de-paris/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dio Mio... quando se lê uma bobagem dessas é difícil até saber por onde começar. Meu caro anônimo, aqui vai uma dica: LEIA a notícia, se possível de uma forma ligeiramente crítica, antes de sair defecando pela boca aos quatro ventos o que as pessoas querem que você repita. Se for fazer propaganda de graça (será de graça?), seja mais criterioso pelo menos!

      A loja em questão não vende produtos franceses. Ou seja, sabe porque o Miolo vende mais que Champagne lá? Porque lá não vende Champagne! Óh! Depois disso aposto que já agregaram mais algun$$$ no preço do espumante deles!

      Depois, a notícia, obviamente direcionada, trás uma manchete que não é suportada por NENHUM dado que ela trás. O espumante em questão é considerado um BEST SELLER. Sabe o que é isso? Dica: Não quer dizer que é o mais vendido. Depois, não há nenhum dado que diga que esta é a melhor loja de Paris. Eu mesmo nunca ouvi falar... A melhor loja de Paris não vende vinhos franceses? Sério? Faz-me rir...

      Por fim: Um best-sellers é apenas um vinho com bastante saída (vou poupar-lhe o trabalho de buscar isso no google). Sabe quais são os vinhos com mais saída geralmente? Os mais baratos. Não são os melhores, não são os mais famosos, nem os mais indicados pelo lojista. Procure saber quais são os best sellers das lojas que você costuma comprar. Se algum custar mais de 50 reais, pode saber que é o vendedor querendo empurrar um vinho que está agarrado no estoque.

      A conta é simples: A Miolo entope uma loja parisiense com seu espumante chechelento (vendendo por 1/5 do preço que você, trouxa, paga), a loja vende cada garrafa a um preço baixíssimo, o consumidor chega, curioso (vinho brasileiro, olha que legal), e leva o espumante quase de graça. Gostaria de saber quantos deles voltaram a comprar o mesmo espumante... Quando se tem Champagne, Cava, Prosecco, etc., etc. etc., a um preço justo, é bem difícil engolir esse vinagre com bolhas da Miolo.

      Excluir
    2. Realmente, contra fatos não há argumentos! kkkkk Só faltaram os fatos nesta notícia.

      Outra: Não explicam a margem temporal da afirmação. "O nosso espumante está vendendo mais do que os outros!". Mas em quanto tempo se mediu isso? Nos últimos 5 anos? Ou na última semana? O cliente procurava o vinho, ou uma garrafa era empurrada no carrinho dele? Pagaria pra ver um francês entrando numa loja em Paris e perguntando se tem aquele "espumante brasileiro melhor que Champagne!". kkkkkk Ou um turista em Paris procurando com afinco "aquela loja de Paris que não vende vinhos franceses, que tem aquele espumante brasileiro".

      E olha o otimismo do outro: Espumante brasileiro de 30 reais ser o melhor do mundo! kkkkkk. Imagina só! Manda o pessoal de Reims vir todo pra cá porque esses séculos todos produzindo os melhores espumantes do mundo confundiram a cabeça deles! A gente aqui no RS é que sabe produzir vinhos! Descobrimos a fórmula mágica nos últimos 10 anos, e conseguimos coisas que ninguém conseguiu com séculos de experiência nos melhores terroirs do mundo!

      Dá até dó de quem acredita nisso... melhor deixar, vai ser mais feliz! Quisera eu pagar 30 reais num vinho achando que ele é o melhor vinho do mundo...

      Excluir
  3. O sol nasce pra todos...."vem ai! EnoEventos. A importadora de um novo tempo." !!!
    Aguardamos o B&B Import! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nada de novo no front. Cara tem blog, acha que eh algo nesse mundo e acaba convencendo investidores (acha que o dito usa dinheiro dele? Nem fu) a abrirem enoteca, bar, restaurante, importadora, loja de pneus, rei do mate....

      Sol nasce para todos? Quero copyright desse titulo!

      Excluir