Facebook


Pesquisar no blog

domingo, 31 de agosto de 2014

ALSÁCIA X MARANHÃO


Se não fosse ateu e tivesse intimidade com Deus, perguntaria qual o critério utilizado para determinar que uma criança nascesse em Ribeauvillé, na Alsácia e outra, no mesmíssimo dia, em Marajá do Sena, no Maranhão.

Antes que a turma do “cruz-credo” me envie comentários irados, anátemas, impropérios, ameaças fundamentalistas etc., devo salientar que o pensamento me ocorreu no exato momento em que bebericava, antes do almoço, uma taça de Riesling em um bar localizado na pracinha da belíssima aldeia alsaciana.

Algumas crianças brincavam, alegres, na praça sem serem vigiadas ou atropeladas.

A ruidosa algazarra chamou minha atenção e, sem querer, comecei a conjecturar.

Aqueles meninos nasceram em um hospital público, frequentam uma escola pública, não brincam nas aguas fétidas de um esgoto a céu aberto, não se borram com diarreias incontroláveis e, com toda certeza, ao alcançarem a idade adulta administrarão Ribeauvillé sensata, honesta e racionalmente como fizeram seus pais, avós, bisavós….

Em Ribeauvillé nunca haverá estádio gigantesco, pedrinhas violentas e desumanas, sarneys, lobinhos, lobões, chacais ou outros oportunistas predadores.

Ribeauvillé, no próximo século, continuará linda, limpa, humana, acolhedora e tranquila.

 Em 2087, outras crianças, brincando na mesma praça serão observadas por um turista brasileiro, ateu ou não, que, ao beber uma taça de Riesling, pensará as mesmíssimas coisas que acabei de escrever.  
 

Enquanto isso Marajá do Sena, em 2087, será exatamente a mesma merda de hoje.

 

10 comentários:

  1. Comentário de outro ateu: talvez Marajá do Sena não continue exatamente igual, talvez a população tenha se tornado totalmente seguidora da Igreja Universal, pagando o dízimo com o Bolsa Família.

    ResponderExcluir
  2. Mesma merda que a de hoje? Que cara otimista.

    ResponderExcluir
  3. Continuam sonhando em ser alemaes, como era bom no passado. E os maranhenses continuam sonhando em pegar um pau de arara ate Tocantins ou Piaui, lugares bem melhores e muito mais desenvolvidos.

    ResponderExcluir
  4. com certeza o edir macedo ja terá contruido um templo dedicado ao josé sarney nesta graciosa cidade do maranhão e todos viverão felizes para sempre pagando o dizimo tirando dinheiro sabe-se lá de onde

    ResponderExcluir
  5. Uma das piores convenções sociais dos nossos tempos talvez seja o 'politicamente correto'!
    As coisas são como elas são, não por acaso.
    Viva!

    ResponderExcluir
  6. Não conheço Marajá do Sena, mas conheci Ribeauvillé no final de 2012 e concordo com você. Viver ali deve dar a sensação de estar bem perto do ceú (hipotético, pois também sou ateu, kkkk)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Morar em Marajá do Sena deveria ser o castigo dos sarneys

      Excluir