Facebook


Pesquisar no blog

quarta-feira, 16 de julho de 2014

PERDEMOS A COPA ,MAS NOSSOS VINHOS.....



Não que fizesse falta, mas a lista dos “100 melhores vinhos do mundo 2014” joga uma pá de cal sobre o pouco que restava de decência e seriedade na eno-informação verde amarela.

Fico imaginando quantos babacas acreditam, muitos por conveniência, outros tantos, por imbecilidade pura e simples, numa cretinice do gênero.
 
 

Revistas, blogs, críticos e enófilos brasileiros, babam de prazer, estufam o peito, tocam e cantam o hino nacional (chorando igual aqueles palhaços da seleção?) para comemorar um feito histórico: 3 vinhos gaúchos figuram na seleta seleção dos TOP-TOP-TOP 100 melhores do planeta.
 

Uma olhada rápida na lista me fez quase vomitar: O Champanhe Piper Heidsieck foi coroado como melhor vinho do planeta

Mais uma olhada, mais enjoo: Nenhum vinho da Borgonha, nenhum   do Piemonte, nenhum da Toscana, nenhum da Alsácia….


Em compensação, pérolas enológicas da Turquia, Eslováquia, Bulgária, México e Brasil, valorizam e doam seriedade à lista.

O espanto maior fica por conta de algumas declarações:


 “Esta é uma distinção altamente diferenciada, capaz de conscientizar os brasileiros a reconhecer a qualidade dos rótulos verde e amarelo, pois o preconceito e a falta de conhecimento ainda é muito grande”, destaca o presidente da Associação Brasileira de Enologia (ABE), enólogo Luciano Vian, que vê nesta distinção uma grande oportunidade.

.LLe

Você, durante um jantar de negócios e querendo impressionar empresários de peso, já pode deixar de lado aquela porcaria produzida em Pomerol, Montalcino, Barolo, Chambolle-Musigny etc. e oferecer o nosso campeão:  Reserva Merlot 2011 da Vinícola Aurora.
 

Não posso garantir que, após o jantar, contratos sejam firmados, mas, certamente, você e o Merlot da Aurora serão lembrados para sempre.
Dionísio

30 comentários:

  1. hmmm deu até sede! Acho que isso conversa bem com teu último post. O sucesso desses grandes rótulos como Merlot da Aurora e o grande Faces também é consequencia do primoroso trabalho do winemaker, permitindo a pura expressão do terroir. Rá!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa conversa xarope de pura expressao do Terroir so perde para foto da familia unida correndo pelos parreiras um dando a mao ao outro.

      A jecaria esta desenfreada nesse mundo.

      Excluir
  2. Fundo do poço?
    Ricardo Eletro começa a vender vinhos em e-commerce
    http://www.mundodomarketing.com.br/ultimas-noticias/31190/ricardo-eletro-comeca-a-vender-vinhos-em-e-commerce.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela informação. Já estou escrevendo uma matéria sobre o assunto

      Excluir
  3. Estas listas estão cada vez mais desacreditadas. Mas esta supera qualquer outra. Só faltou o Toro Loco nela. E tem gente que acredita. Estava olhando também a lista da Gula. Se vocês ollharem com atenção, e nem precisa muita, verão que tem pelo menos um vinho do Gavião em cada uma das faixas de preços. Que excelência, não?
    Salu2,
    Jean

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O pior é o ufanismo idiotizante dos críticos e blogueiros

      Excluir
    2. E todo dia aparece um blog novo, com aqueles nomes que as tias deles acham super criativos. Todos com anos de apreciação de vinhos, cursos na ABS, W não sei lá o que nivel 17, etc. Pessoal "super qualificado". A Camomila tá perdendo terreno.

      Excluir
  4. Não aguento mais lista prá todo lado, melhor vinho de Carapicuíba, o vinho que ganhou do Petrus, o vinho brasileiro que bateu o La Tache, top 10 disso, top 50 daquilo, os melhores vinhos argentinos segundo Juan Pablo Gomez Ortigon, etc.
    Só quero beber vinho de verdade, e pronto! Vou abrir um Bruno Giacosa hoje e esquecer de tudo isso.

    ResponderExcluir
  5. Tenho recebido muitas pessoas me comentando a matéria da Exame. como
    http://exame.abril.com.br/estilo-de-vida/noticias/melhores-vinhos-brasileiros-custam-menos-de-30-reais
    que diz de maneira explicita e tendenciosa uma grande bobagem.
    Induz pessoas desinformadas e de pouca experiência a acreditarem em Duendes..
    mais ou menos assim: esta circulando mais uma farsa por ai. Três vinhos brasileiros entre os melhores do mundo.
    Uma grande farsa. Esta associação é mais ou menos como criar uma associação de jornalistas políticos de um partido governante para avaliar o governo.
    Na lista estão quase que na totalidade vinhos de grandes grupos "financeiros" e quase nada de vinhos realmente vinhos.
    Mais uma enorme mentira como aquela de uma página de vendas da web que espalhou por uma mídia vendida a mentira do vinho espanhol " Boi Loco" como o melhor de mundo. Como de pudesse existir.
    O bRasil está produzindo cada vez mais vinhos e espumantes muito bons, mas estes não figuram nestas listas falcatrua que inescrupulosos inventam para vender. Mais ou menos como dizer que pizzas congeladas de supermercados podem ser comparadas a pizzas artesanais de alta qualidade como por exemplo uma da Basílico.
    Se quiserem acreditar em Duendes, estejam a vontade e olhem a lista ..
    Quem prova vinhos vai ter dor de barriga de tanto rir..

    http://www.wawwj.com/2014/_EN/ran_wine.php

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa WAWWJ parece ser um Enoblogs um tanto mais global apenas.

      Excluir
  6. Sera que as pessoas nos outros paises dessa lista estao furiosas ou rindo tambem ou estao contentes com o resultado? Em cada pais ha um lixo de vinicola representando essa bosta de concurso. Trapiche? Jacob´s creek? Gallo?

    Vao fazer turismo na Ukrania....

    ResponderExcluir
  7. Prezado,
    compartilho de sua visão (pelo menso a maior parte dela) sobre o mercado de vinhos, nacional e internacional. Gostaria de lhe perguntar, como amante que sou também de vinhos não pasteurizados (não mercadológicos), onde comprar estes vinhos no Brasil, sem ficar pobre? Pergunto pois desconheço locais onde posso adquirir-los a preços que um simples mortal de classe-média baixa possa comprar (moro no Rio de Janeiro).

    Cordialmente,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Semana passada comprei , no Pão de Açúcar, na promoção um ótimo Dão branco por 29,90. Na Expande Brasilia , (que não tem nada da antiga falida de São Paulo) um ótimo Chardonnay de Limoux por 80. Barbera D'Alba da Batasiolo no Carrefour 65 ...e por aí vai. Nenhum vinho excepcional ,mas honestos .Vai fuçando que vc encontra

      Excluir
    2. Muito Obrigado. Já é um começo.

      Excluir
  8. Meu Deus!! Como vocês são preconceituosos!! Aposto que julgam sem conhecimento de fato... Sem nunca terem provado talvez um único vinho dessa lista (a qual desconheço). Não sabem, por exemplo, da evolução que nossos vinhos tiveram na última década... Há mais ou menos dois meses atrás, comprei um Aurora Chardonnay e, nas anotações e notas que faço de todos que degusto, obteve um dos melhores resultados, sem falar na excelente relação custo/benefício!! E que existe vida sim fora da França, Espanha, Portugal, países que adorariam continuar mantendo o monopólio de vinho no mundo... Um conselho que dou a todos: participem de uma degustação às cegas que os véus irão cair!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chardonnay nacional? Tá brincando. Qualquer Borgonha genérico lhe dará uma surra. Sauvignon Blanc nacional? Qualquer neozelandês lhe fará passar vergonha. Tempos atrás fizeram um ridículo "julgamento de São Paulo", com meia dúzia de espumantes e os brasileiros levaram surra de um básico da Nova Zelândia, que nem tem tradição neste segmento. É ilusão pensar que vinho nacional poderá competir em nível mundial.

      Excluir
    2. Tenho em minha loja mais de 2200 rótulos de vinhos de todo planeta, principalmente vinhos de pequenos produtores. Fujo das marcas que colocam vinhos bombados, travecos, cheio de química para iludir o consumidor de rótulos utilizando um marketing enganoso, a maioria vinhos que dão mais gases do que prazer. Temos sim ótimos vinhos nacionais tintos e brancos além de espumantes sensacionais. Tenho viajado por muitos lugares e entre eles a Nova Zelândia, que, sem dúvida, te leva ao céu com muita coisa boa. Mas temos hoje vinhos brasileiros que em degustação as cegas tem derrubado pretensos ícones industriais, entre eles a Valmarino, a Maximo Boshi. etc.
      Provar mais e ficar quieto quando não se tem experiência é ótimo para evoluirmos...

      Excluir
    3. Calma, Nilson. Só porque seu time perdeu hoje, tá nervoso... :)

      Excluir
    4. Nossa! Nas próximas férias vou te visitar e provar uns vinhos autênticos. Afinal, não é todo mundo que pode desfrutar da sabedoria de uma pessoa com enormes "14 anos" de experiência. Aproveito e pego uma praia.

      Excluir
  9. Você tem razão!. Se visse como os europeus tremem quando falo de vinhos gaúchos pensaria em ataque de malária rsrsrsrsrsrsr
    .Apesar de anônimo gostaria de lhe propor um desafio : Você coloca 10 Chardonnay nacionais e eu 1 da Côte de Beaune em uma degustação às cegas . Provo os 11 vinhos e a cada acerto , meu, vc me paga 10.000 R$ e a cada erro eu lhe entrego 10.000 R$.
    Diga quando , onde e como.
    Mais uma coisa eu seguro meu véus , você , suas calças....
    Outra coisa : Os vinhos devem ser comprados em lojas, com a minha presença, pois é sabido o quanto picaretas são os nossos produtores que podem perfeitamente colocar vinho francês em garrafas gaúchas ou catarinenses .
    Bacco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ba, voce eh uma veia teimosa mesmo. Parte da diversao de gostar de vinho eh justamente tentar achar vinhos agradaveis de regioes inesperadas. Vinho bom gaucho ou catarinense eh zebra, entao as vezes caem na taca algo agradavel. Falei agradavel, daquele que voce toma uns poucos goles e toca a vida para frente.

      Eu nao gasto minha saude com vinhos normais, cabs e carmeneres do chile, malbecs e torrontes argentinos...mas se aparece um petit verdot da vida ou ate mesmo um nebbiolo, eu encaro. Repare que tomo uma tacinha e deu. Nada de encher a lata com vinhos normais/da media.

      Portanto se voce tem sede de sommerdier bebado e toma demais, eu aconselho e ficar so nos melhores do mundo e nao perder o figado com os vinhos medianos. Mas deixe nesse cabecinha linda espaco para a probabilidade que ha poucos vinhos e produtores decentes ate no Brasil (no sul, pois essa de vinho em MG, GO, BA nao da mesmo).



      Excluir
  10. Apesar de ser admirador de vinhos e não de rótulos. De admirar pessoas éticas e honestas, não consigo entender a sua limitação e capacidade infantil de generalizar. Veuve Clicquot é champagne e um lixo.
    Em Beaune tá cheio de vinho de comerciantes escrupulosos, banqueiros, fabricantes de armas e vinhos.
    Coloco um Abreu Gracia Chardonnay 2012 de 40 pilas e veremos o que ocorre, não com sumidades como vc, mas com pessoas normais, sem traumas e problemas de auto afirmação. Você constrói e contribui muito com sua crítica elucidativa e ácida mas não o faz de forma honesta pois mente exageradamente.

    ResponderExcluir
  11. Respostas
    1. Nilson, vc andou bebendo Cantina da Serra e perdeu seus últimos neurônios sãos ?
      Já fomos chamados de tudo , até de "ectoplasma"?????? mas de desonestos e mentirosos é a primeira vez. Só para poder me localizar: Desonestos e mentirosos quando? Não conheço o seu Abreu Chardonnay 2012 acredito que seja somente para pessoas normais....O que é, em sua opinião uma pessoa normal? Aquela que bebe vinho nacional , paga uma baba ,canta o hino nacional e tem orgasmos múltiplos logo na primeira taça?" Beaune tá cheio de vinho de comerciantes escrupulosos" É verdade! A picaretagem fica por conta dos gaúchos que produzem um vinho de merda com uvas Bordô.
      Mais uma coisa : Desonesto e mentiroso é a p.....

      Excluir
    2. Eu corrigi minha postagem INESCRUPULOSOS, tanto lá como aqui.
      Aprendi com meus pouco mais de 14 anos com o vinho e com a formação em geografia que vinho é cultura, arte, história e muito trabalho. Eu e milhares de pessoas educadas, honestas e éticas bebemos vinhos do mundo todo e temos nos maravilhados com vinhos excepcionais de pessoas
      educadas, éticas e honestas daqui deste país, também. Tem quem cante o hino da frança sentado
      no colo, ou naquela cosia, do banqueiro fabricante de armas e dono do capital que leva a miséria aos quatro cantos do mundo, ou daquele vinho corporativo que cercado de glamour esconde que seus produtores também são acionistas das maiores fabricas de agrotóxico do planeta, mas para muitos é chique levar no blau blau e disfarçar...fazendo de contam que gostam. Me admiro que mentes obtusas como a sua consigam conquistar tantos apegados em fantasia, acreditam em duendes. Em 1976 um marco histórico possibilitou a milhões de pessoas a alcançarem o vinho, antes néctar de poucos privilegiados, o julgamento de Paris, derrubou mitos e trouxe a tona a possibilidade de trocarmos a coroa de lugar tornando os vinhos mais acessíveis.
      Você tem toda razão quando mete pau no embuste nacionalista brasileiro e suas zurrapas marqueteiras, mas mente quando generaliza. Mente quando diz que aqui neste pais não tem bons vinhos.Temos sim vinhos muito bons, na maior das vezes desconhecidos da massa devido as pequenas produções. Meus avós bebiam bordo e morreram bem velhos e com capacidade de procriar mas se bebessem alguns vinhos italianos bombados para a mídia certamente brochariam, creio que não seja seu caso mas é o de muito bebedor de preço.
      No mais aquele abraço e vamos divulgar esta bela coisa que é o vinho autêntico.

      Excluir
  12. E agora temos um enocomunista.

    ResponderExcluir
  13. Coitados dos fornecedores gaúchos que não conseguem descontar as duplicadas das suas vendas para as lojas da Lagoa, vai ver por isso precisam colocar sobrepreços nos seus vinhos.kkk

    ResponderExcluir
  14. Bebem glicerina com goma e juram que é vinho, pegam travecos e juram que foi por engano..
    ahahah sentam na mandioca e juram que foi sem querer...ahahhah
    Sejam felizes e liberem suas frustações. Os Gaja, os Ricassoli, os Latour, e muitos outros agradecem a sentada..

    ResponderExcluir
  15. Torcem para Figueirense e pensam que é time

    ResponderExcluir