Facebook


Pesquisar no blog

sexta-feira, 13 de junho de 2014

ORGULHO GAÚCHO



 


Há momentos que meu peito explode, cheio de ufanismo e incontido patriotismo.

O inchaço torácico acontece quando leio notícias que colocam nosso Brasil na vanguarda do planeta.

Quando as boas notícias se referem ao mundo do vinho, porém, dúvidas me assaltam imediatamente

 Notícias comentado medalhas ganhas em concursos, qualidade reconhecida no exterior, grandes elogios por parte de figurinhas mundialmente manjadas, nem sempre estimadas por seu probo caráter, reconhecimento da suma qualidade dos vinhos nacionais, exalam, às minhas narinas, forte odor de matérias pagas ou plantadas pelos produtores.

 

Vejam, por exemplo, a notícia abaixo veiculada no blog

 

INVINOVERITAS

 by Silvia Franco

 


 

“A Vinícola Aurora é líder absoluta em vendas para o Reino Unido, o maior mercado importador de vinhos brasileiros.O embarque de 240 mil garrafas nos primeiros quatro meses do ano, volume responsável pelo faturamento de US$ 690 mil, lhe garantiu uma fatia de 56% do total de vinhos exportados pelo Brasil para o mercado britânico que, segundo dados do Ibravin, somou US$ 1,225 milhão no quadrimestre .

 O sucesso de público vem com endosso da crítica especializada britânica.

Na London Wine Fair, realizada na semana passada em Londres, o crítico Steven Spurrier (famoso pelo Julgamento de Paris, realizado em 1976, em que vinhos californianos venceram tops franceses) selecionou este rótulo da Aurora em sua apresentação de vinhos brasileiros na feira”

 

A informação é correta, mas transmite a falsa impressão que a Vinícola Aurora “estoura” no mercado europeu, mercado que reconhece, finalmente, a qualidade de nossos vinhos e que os “gringos” já não podem mais viver sem eles.


 

A Vinícola Aurora tinge o Reino Unido de verde-amarelo!

Falso, tudo muito falso.

O aumento de 700%, de unidades exportadas, e os valores declarados, lembram um pífio e silencioso pum em um mercado barulhento e gigantesco.
 

Vejam, abaixo, os milhões de litros, e não garrafas, importados pelo UK em 2013 e confira, também, o valor das importações em Libras.



 

Os números acima são um verdadeiro tsunami quando comparados aos da Aurora.

Calculando, sem grandes cuidados, grosso modo, encontrei as seguintes cifras: Os enófilos do UK consomem, por hora, 108.000 garrafas de vinho.

A Aurora que, no quadrimestre, exportou 240.000 garrafas, atingiria, caso não houvesse um declínio na demanda, um volume de 720.000 garrafas no ano.

Se nossos amigos britânicos, conforme números apresentados, mandam goela abaixo 108.000 ampolas por hora, o total exportado pela Aurora abasteceria, então, o mercado vinícola local por pouco mais de 6 horas e meia.

O ufanismo acaba rapidamente no ridículo dos números.

Nossa querida blogueira, então, foi superficial, não aprofundou o assunto seriamente e apenas copiou um press-release fornecido pela vinícola gaúcha.
 

Não ouso pensar que rolou uma graninha, afinal, nossos critico$ detestam propina$......

É o vinho gaúcho conquistando, durante 6,5 horas, a Inglaterra! 

Dionísio

 

 

9 comentários:

  1. E a fome que ela tem? A criança gosta de um canapé.... voraz, muito voraz.

    ResponderExcluir
  2. durante 6 horas e meia é muito engraçado!

    ResponderExcluir
  3. Não dá para entender como um mercado tão pequeno sustenta tantos bicões...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É fácil: com os preços hiperbólicos dá pra sustentar um monte de baba-ovos.

      Excluir
  4. A conta certa é 115,726 garrafas de 750 ml por hora de vinhos importados. E ainda tem a produção interna que adiciona um pouco a conta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como disse , minha conta não era ato precisa. Confio em seus números

      Excluir
  5. Me responda: Por que essa gente de blogs escreve com tanta euforia sobre essas vendas patéticas sobre esses quase-vinhos para outros mercados? Eles são acionistas dessas quase-vinicolas? São patriotas? Tem o que na cabeça, uma solitária??

    Confuso por não encontrar respostas às perguntas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo isso e mais: falta de assunto , conhecimento e muita picaretagem

      Excluir