Facebook


Pesquisar no blog

sexta-feira, 11 de abril de 2014

VIVENDO E DESAPRENDENDO


 


 As viagens que fiz (muitas), os lugares que conheci (muitíssimos), os restaurantes que frequentei (incontáveis), deveriam servir para fugir de arapucas gastronômicas.



 Toda minha bagagem não foi suficiente para escapar, em Lisboa, justamente em Lisboa a capital que mais visitei na minha vida, da maior ladroagem dos últimos tempos.

O amigo Pedro, proprietário da ótima “Garrafeira Alfaia”, várias vezes apontou a “Marisqueira do Ramiro” como melhor restaurante de peixes e mariscos da capital portuguesa.

Em minha última passagem por Lisboa, resolvi conhecer o Ramiro.

Não deu... A casa tinha gente saindo pelo ladrão.

Lembrei que na Avenida da Liberdade, não lembro quantas vezes havia passado em frente de outra marisqueira: RIBADOURO.

Subi a avenida até o RIBADOURO e entrei para almoçar.

Devia ter seguido em frente...

O garçom, que me atendeu, deve ter notado que minha cara, além de cansaço, denotava alguns traços de imbecilidade.

Em poucos minutos me convenceu que deveria comer uma mariscada composta de 1 camarão tigre, 1 lagostim, 6 camarões médios (4 cm.), 6 pequenos e beber meia garrafa de um branco da casa.


Quarenta minutos depois e 86,60 Euro mais pobre, saia do RIBADOURO com a nítida impressão de ter sido alvo de chacotas por parte de todos os funcionários da casa.

“Acabamos de roubar mais um turista brasileiro”.

Realmente fui roubado, mas não havia como reclamar.
 

Confiando no garçom não conferi os preços, assim me foram cobrados 18,80 Euros pelo camarão tigre, 24 Euros pelo lagostim, que exibia no máximo 8 gramas de carne, 20,20 Euros pelos camarões médios ,13,60 Euros pelos camarões pequenos e, finalmente, 10 Euros pelo vinho.
 

Ah, ia esquecendo…acompanhava os crustáceos uma pequena xicara de maionese de supermercado.

Quando fiz notar que o valor era excessivo, o garçom, com a cara mais limpa do mundo, comunicou que todos os crustáceos eram vendidos por quilo e que os preços constavam do cardápio (quanto pesou cada item, é o mistério mais bem guardado do ROBADOURO)
 

O ROBADOURO, não é estrelado, o ROBADOURO é um boteco, localizado abaixo do nível da rua, sem toalhas (usa papel), copos de vidro, sem nenhum requinte, serviço primitivo; uma roubada.
Um local de terceira categoria com preços de estrelados Michelin

4 comentários:

  1. Pelo menos a comida estava boa? Dicas negativas são tão importantes quanto as positivas. Não resisto a deixar uma totalmente negativa. Preços absurdos, comida detestável e ambiente decadente. Cibreo em Florença! Esse restaurante no passado fez fama como o melhor restaurante da cidade. Hoje é uma armadilha decadente para turistas desavisados. Quatrocentos Euros um refeição para um casal! Nunca comi tão mal pagando tão caro. O chato é que nas revistas de turismo e em sites continua sendo citado como imperdível. Não esqueçam: CIBREO!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Affonso,

      comer onde turistas vao geralmente é uma pessima regra. Na linda, pacata, segura, limpa e agradavel cidade de SP ha classicos que sao caros e somente turistas vao. Esses lugares nao valem muito. Familia Mancini seria um bom exemplo. No RJ ha mais lugares ainda haja vista o numero muito maior de turistas.

      Melhor contar com amigos locais ou fazer amizades instantaneas para nao se f.

      Excluir
    2. É claro. Quer uma dica negativa no Rio de Janeiro? Um lugar que já foi excelente, saiu como recomendação em várias revistas, subiu seus preços astronomicamente e depois foi decaindo de qualidade até ficar ruim? Dona Palmira em Barra de Guaratiba. Da primeira vez que fui lá, quando era uma dica de amigos, a comida era tão boa que apareceu agradavelmente em meus sonhos por duas noites seguidas. Passaram os anos e da última vez que fui lá me senti um idiota. Mas as mesas estavam lotadas.

      Sobre o Cibreu em Florença, depois de ter feito amizades na cidade, todos riram da minha ingenuidade, e disseram que o restaurante havia se transformado em uma armadilha para turistas, o tipo de cliente que vai uma só vez e provavelmente não voltará. Então foda-se o cliente é a política atual do estabelecimento..

      Excluir
  2. Kkkkkkkk.. Gostei da matéria!
    Até porque também entrei nessa roubada! Fui no Ribadouro no fim de 2013, mas para jantar! Um porão, com iluminação exagerada, pouco aconchegante.. Com tudo que você descreveu.. Aquelas taças de vidro quase me fizeram cancelar o pedido, rs.. Quando veio a conta.. Aquele arrependimento e a horrível sensação de ter sido roubado!

    ResponderExcluir