Facebook


Pesquisar no blog

quinta-feira, 3 de abril de 2014

SAN QUIRICO D'ORCIA


 


San Quirico D’Orcia, não tem a fama, o vinho,  divulgação e projeção de Montalcino, mas é fascinante.


Além de muito agradável, luminosa, cercada por muros medievais intactos e que abraçam todo o centro histórico, a aldeia é puro charme e poesia.

San Quirico D’Orcia é, sem sombra de dúvidas, uma das mais belas e características aldeias medievais da Toscana.

A cidade, apesar de menor, abriga restaurantes melhores, mais bonitos, característicos e mais baratos que os de Montalcino, mas San Quirico perde, para a mais famosa vizinha, na quantidade de locais para se beber uma boa taça.

 
Em Montalcino se alguém se aventurar ou ousar beber uma taça em cada enoteca, do pequeno trecho que separa o bar “Why Not” do Hotel Giglio, bem antes de terminar os 150 metros do percurso, entra em coma etílico.  

Há mais de uma dúzia de endereços validos.

Em fevereiro, viajando com dois amigos pela Toscana, encontrei um agro turismo agradável, bem localizado e barato há poucos quilômetros de San Quirico.

Depois do jantar, cansado de dirigir durante todo o percurso (centenas de curvas), a noite chuvosa e o frio cortante me desanimaram.

  Declinei o convite para o último copo em San Quirico D’Orcia e fui para a cama.

Os dois companheiros, mais jovens, mais dispostos e “sedentos”, resolveram desvendar os mistérios noturnos de San Quirico.

Para você, que não conhece San Quirico, um conselho: Passeie, também e especialmente, pela aldeia à noite e se possível quando ela dorme.

A iluminação amarelada e difusa, o silêncio, os becos escuros que serpenteiam pelo centro histórico, os muros imponentes, as igrejas milenares, o conjunto arquitetônico de rara harmonia e beleza, são atrações que ganham maior fascino nas sombras.
 

 Se a sorte for amiga e você percorrer a aldeia em uma noite de neblina, o passeio agregará mistério e estupefação.

Estupefação e uma pequena ponta de angústia.....

Não há violência, longe disso, mas a neblina doa à cidade um clima de mistério: o desconhecido amedronta, sempre.

Ateu, sem temer ou acreditar em fantasmas, espíritos, bruxas ou outras lendas medievais, quando fiz minha primeira incursão noturna e sozinho, em San Quirico D’Orcia, confesso que uma ponta de medo secou minha garganta.

Repeti a experiência, não sei quantas vezes, mas a garganta seca somente volta ao normal com um belo copo de Brunello, estrategicamente, conservado no carro.

Quem achar que percorro San Quirico de madrugada para justificar mais uma taça de vinho, está com 50% de razão....

Em San Quirico D’Orcia há um endereço imperdível: “La Bottega di Ines”
 

Condicionado, por um reflexo quase pavloviano, sempre busco Montalcino para tomar meus drinques e, apesar de ter passado em frente inúmeras vezes, nunca tive curiosidade de conhecer “La Bottega di Ines”.


 Foi preciso que dois “estrangeiros” me ensinassem o caminho das pedras para conhecer o local e o grande Brunello di Montalcino “Pietroso”.

“La Bottega de Ines” é um wine bar refinado, aconchegante, mais parecido com uma casa de chá e quase não lembra um local para se beber vinhos.

A enoteca, tocada pela mãe, filha e genro, revela um suave e sofisticado toque feminino sem perder sua principal atração que é o vinho.

A variedade de etiquetas locais é muito extensa dificultando a escolha, assim, como de costume, provoquei Laura (filha), sommelier da casa.

A proprietária, percebendo minha preferência por vinhos não badalados e tradicionais, me indicou o ótimo “Brunello di Montalcino Pietroso 2008”.

Grande vinho e tão bom que, no dia seguinte, antes de partirmos, contatamos a vinícola para comprar algumas garrafas (depois eu conto...)

Uma inteligente e variada escolha de ótimos queijos e embutidos locais acompanha e realça a degustação dos vinhos.

Uma garrafa de Brunello Pietroso 2008, um prato de “pecorino” de Pienza, outro de embutidos da região nos aliviaram em honestos 45 Euro.

Enquanto isso, no “Brasil Maravilha”, o Brunello Bueno Pornô..............

“La Bottega di Ines” e San Quirico D’Orcia: imperdíveis de B&B.
 

4 comentários:

  1. Vocês voltaram! Vejam isto: http://sites.correioweb.com.br/app/noticia/encontro/revista/2014/04/02/interna_revista,1015/sabor-amargo.shtml

    ResponderExcluir
  2. ola, pestes do apocalipse.

    Caminhar pela europa toda (menos a chamada leste), incluindo a ilha da inglaterra e afins eh realmente um prazer espectacular.

    Primeiro porque em paises de violencia epidemica isso nao pode ser feito sem perder um rim, um coracao e a carteira.

    Segunto porque la respiramos historia. Historia linda, triste, alegre, gostosa. O pior e o melhor da humanidade aconteceu na europa.

    Tudo isso num passeio sincero, secondo me.

    ResponderExcluir
  3. Você pode me dizer o nome do Agriturismo que você ficou? Estou indo no próximo ano e San Quirico D'Orcia já estava nos meus planos.

    Grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Clique no endereço anexo e vc terá uma enorme escolha de locais e preços
      http://www.agriturismo.it/it/agriturismi/val_d_orcia

      Excluir