Facebook


Pesquisar no blog

sexta-feira, 21 de março de 2014

QUANDO O SOMMELIER PECA PELA ARROGÂNCIA




 


 

No último dia, de nossa viagem pela Borgonha, Gian Alessandria, grande viticultor em Verduno, Gianni Cauda, proprietário do ótimo “Dai Bercau” na mesma aldeia, e eu, resolvemos jantar no estrelado “Le Montrachet” em Puligny Montrachet

Para coroar a despedida, resolvemos beber uma prestigiosa garrafa: “Puligny Montrachet 1° Cru Les Pucelles 1999”

Os vinhos, nos restaurantes franceses, não são exatamente baratos, nos estrelados, então....

Após as consultarmos os cartões, concordamos que 230 Euro eram “suportáveis”.

Pedimos a garrafa!

O “Le Montrachet”, como todo restaurante francês, que ostenta uma estrela Michelin, prima por serviço de altíssima qualidade e o exército de ajudantes, garçons, sommeliers, maitres é realmente profissional e competente.
 

A sommelier da casa, uma moça com pouco mais de 30 anos e 1,90 de altura, abriu a caríssima garrafa com cuidado, provou o vinho e em seguida me ofereceu uma taça esperando minha aprovação.

Cheirei o vinho e imediatamente exclamei: “O vinho está bouchonné”.

A sommelier, olhos arregalados, incrédula, estática e de boca aberta, olhou para a garrafa, de 230 Euro, provou novamente o vinho e deselegantemente confirmou que, em sua opinião, o vinho estava perfeito.

Sem levar a taça novamente ao nariz declarei:” Me perdoe, mas o vinho está bouchonné”

Alessandria e Cauda olhavam o “duelo” e não proferiam palavra.

A sommelier, que não tinha o japonês do Dionísio no restaurante e achando que eu fosse, provavelmente, um daqueles clientes que ,cheio de pose, adora aparecer, recorreu ao maitre d’hotel.

O maitre levou a taça ao nariz, por um segundo, e sentenciou: “O vinho não está bom”.

Saiu, quase correndo e em menos de um minuto regressou com outra garrafa.

“Perdoem a falha. Espero que esta garrafa não me desaponte, pois, é a última..... Se os senhores quiserem continuar, com o mesmo vinho e a mesma safra posso sugerir outro produtor”.

Apesar de comemorarmos nosso final de viagem não ousaríamos estuprar nossos já violentados cartões com outra garrafa de 230 Euro; terminamos a noite bebendo no hotel um grande Barolo do Alessandria.

Moral da história: A sommelier de 1,90 me serviu muitas outras vezes ,já me reconhece e sempre sorrindo aguarda minha aprovação. 

 Nosso relacionamento e bom, cordial e tenho a certeza que a sommelier desceu do pedestal ao perceber que há clientes, também, preparados.
 

A Camila, não!

A Camila continua arrogante, despreparada (vou provar que é despreparada) interessada apenas em faturar lambendo botas de produtores gaúchos e importadores.
 
 

A Camila faz parte daquela casta de incompetentes que pululam nos blog de vinho e se esconde sob uma pequena camada de verniz teórica.

A Camila não admite o erro e escreve:

 “..... O aprendizado está aberto a todos, eu aprendo sempre, com meus erros e minha pressa em digitar...rs..., que prova inclusive, que não copio textos...rssss.... e sim, os escrevo originalmente, ponto para mim...rs...portanto já aproveito para me desculpar, por eventuais erros no francês, no inglês, no italiano, no chinês, no polonês........pois Vinho Delícias não tem verba para revisores...rs...”

 

Desonestidade intelectual, pura.
 

Cara Camila, sua pressa em digitar não pode ser repetitiva e o erro aparecer sempre na mesma palavra.

Vossa Majestade escreveu “BOUCHONÈE” quatro vezes (já corrigiu) por erro de digitação?

Quatro vezes é confirmação de ignorância no assunto.

Quem se vangloria e propala ser “MASTER EN VIN DE PROVENCE” não pode, nem deve, cometer tais erros.

Já imaginou, cara Camila, se eu, mesmo sem ser máster em m....... nenhuma, mas que abordo   constantemente os vinhos italianos, escrevesse em minhas matérias, “Brunelo de Montacino”    ou “Trebiano da Bruço” quatro vezes?

Qual seria minha credibilidade?

Qual seria minha autoridade?

Mais uma coisa: A quantidade de “....rsssss...”, em seu texto, me faz, vagamente, recordar a risada nervosa das hienas.
 

Cara Camila, aguarde…Tem mais, muito mais.

26 comentários:

  1. Caralho (scusate), como eu me divirto e aprendo com esse Blog. Adora ver esses pavões e pavoas se rasgando com os comentários de vocês. Abraços

    ResponderExcluir
  2. Bisonho. Uma semi-analfabeta escrevendo de forma arrogante sobre o que não sabe.

    Vocês têm acompanhado - por diversão, claro - os posts de Manoel Beato no instagram? Nesta semana, ele escreveu o seguinte sobre uma degustação:

    "Simplesmente sublimes @(...) Rosé estruturada, h Brion branco com cremosidade borgonhesa sem perder a bordalesidade. Cos maduro, mas nervoso. E La Missim mostra a proeza de ser um sonho e uma realidade, ou sejá, expressa sensações de completude, mas ainda sabores maiores surgirão. Sobrenatural!?"

    O cara só podia estar de porre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De porre estão os paulistas que o consideram "melhor sommelier do Brasil.
      O beato Salu é uma piada antiga e sem graça.

      Excluir
    2. Cremosidade borgonhesa sem perder a bordalesidade??? kkkkkkkkk. Agora eu desopilei o fígado.

      Excluir
    3. O Salu acabou de perder o posto de melhor sommelier do Brasil para uma sommelière, que fez muito mais cursos que ele. Não sei como ainda não levou umas catracadas dela.

      Excluir
    4. Me soa mais como o trouxa do bial fazendo poesia. Ja pensaram nos dois trabalhando juntos??

      Excluir
  3. A quantidade de rs, rssss no texto da digníssima passa a impressão de alguém que esta nervosa, com medo e tentando sair por cima de um erro grotesco, sera que é difícil de imaginar que quando se decide ser formador de opinião usar a si mesmo para exemplo de algo, erros assim não podem acontecer?

    ResponderExcluir
  4. eu acho hilária a parte na qual ela coloca que "Estudar é fascinante sempre!!!" e depois pede CVs de revisores ortográficos.

    Ora, pois então vá estudar português! minha sra! Melhor que fazer esse papelão.

    E ela comenta da audiência de qualidade dela. Audiência de qualidade eu vejo aqui, refletida em comentários. Aliás, metade das vezes que acesso o blog é para conferir se tem comentários novos! Quanto aos comentários do blog dela... cri.. cri.. cri (isso era pra ser um grilo em onomatopéia, e não certificados de recebíveis imobilários).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A melhor maneira de atestar a audiência é mesmo pelos comentários.

      Excluir
  5. Não sei porquê, mas cheguei a achar que este post http://tacaserolhas.blogspot.com.br/2014/03/cuidado-com-os-anton-ego-por-ai-por.html#comment-form era muito apropriado para a eno-sumidade até que, nos comments do referido post, há o pronunciamento da eno-sumidade; acho que ela está se "redimindo"

    Mas vamos concordar: eu não tenho inveja da formação de ninguém; cada um com seu des(mérito) ou foco de vida.
    O que realmente me incomoda é por terem um, ou alguns certificados, se acharem donos da verdade absoluta, os profissionais e tratar os demais que não os tem (certificados), como se fossem ninguém, como se a experiência empírica de cada um, de nada valesse ou se esta fosse inferior!

    Tive o prazer de conhecer alguns grandes produtores de vinho no exterior que não frequentaram a universidade e nem curso técnico de enologia, são grandes artistas da terra. No entanto, produzem vinhos extraordinários, reconhecidos e admirados inclusive em outros países!

    Cuidado, há psicólogos, psiquiatras, terapeutas que se acham imunes de terem patologias humanas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De acordo. Eu acho que o post tinha endereço certo.

      Eu tenho muitas dúvidas sobre estes tais certificados. Para que servem? Como foram obtidos? É um curso em uma grande universidade? Quantos anos? Tem gente que vai a umas palestrinhas, pega um papelzinho impresso no final com a palavra "certificado", e acha que é profissional do vinho.

      Excluir
    2. Concordo plenamente. Outra coisa: Faz um curso de 6 meses e quer ser doutora no assunto? Faça-me o favor né...

      Quer ostentar um título? Faça faculdade de agronomia, e especialize-se em enologia. Aí sim, uma formação completa, robusta, LONGA e COMPLICADA, mas que certamente te dará informações relevantes sobre vinho e produção de vinho que nenhum curso de sommerdier de 6 meses te dará.

      Agora, com o tanto de informações disponíveis na internet, livros, e na vivência e litragem disponíveis aí, a pessoa faz um, dois, três cursos rápidos e acha que tem informações que ninguém mais tem? É muita ignorância e arrogância.

      Quer fazer curso de sommelier? Excelente, faça! Será um profissional, e o mercado sempre precisa de pessoas qualificadas. Agora, se você acha que vai fazer um cursinho desses e entender mais de vinho que qualquer outra pessoa que não fez, e se o seu objetivo é fazer para falar que sabe mais que os outros, não perca seu tempo...

      Essa mulher é o fim da picada. Além de ignorante, é arrogante, e tem o leitor por idiota. Fala bobagem, e dá desculpas mais esfarrapadas que o PT. Enoamiga: Todo mundo erra! Admitir o erro e se retratar é característica de quem sabe. Desconversar e ser agressiva e arrogante, é coisa de quem NÃO sabe.

      Excluir
    3. É certo que este post foi pensado pra Camila. Olha lá!! A mulher respondeu a todos os comentários, menos ao de Dona Camila. E ainda comentou que tem Anton Ego escrevendo muito errado por aí.

      Excluir
    4. Tive a mesma impressão, ela respondeu a todos os comentários agradecendo menos ao da infeliz prepotente Camila.

      Excluir
  6. ui!! Que alegria pois quase foi no meu aniversário e ganho um presente desses de adivinhar pensamentos?
    hahahah.... finalizei o `niver` com essa reflexão...
    E fico encantada de colocares aqui aquela que foi para mim competente no que diz respeito a postura correta e irretocável de um sommelier, coisa que por cá e´mesmo levada a sério com estrelismos..
    Mas como fotógrafa quem sou para analisar aos outros, afinal eu conclui a faculdade de filosofia, e miha competência mesmo é a de tirar fotos!Se eu quiser isso acho que terei que estudar bem uns dez anos entre curso, pós e mestrado para depois começar a proferir, algo que estaria mais justo com a realidade.
    Pois bem leste meus pensamentos, prezado, eu te digo que tem quem ache que eu estou por trás desse blog ha ha ha... tambem não tenho essa competência!
    Tocuhé!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ps: quis dizer `afinal, eu nem conclui a faculdade de filosofia``
      Touché!

      Excluir
  7. Quanto comentário legal. Esta é a diferença do B&B. Isso é audiência.
    E aproveitando, que tostada que a cidadã levou, hein? Mais forte que barrica de carvalho americano utilizada para maturar Zinfandel.

    ResponderExcluir
  8. Ninguem entendeu as mensagens dela em codigo. Rsss rssss rssss, eh de russo, russo... e de rio grande do sul (rs).

    ResponderExcluir
  9. Parecidos, não?

    http://www.nossovinho.com/2012/01/enrique-foster-malbec-reserva-2007/

    http://mundusvinus.blogspot.com.br/search?q=enrique+foster

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Trecho igual. Depois que surgiu o copiar e colar isso foi facilitado. É só pegar trechos e colocar no google para ver.
      Mas o que tem de ficha técnica copiada e colocada em blogs (famosos) como se fosse impressão do blogueiro, não é brincadeira.

      Excluir
    2. Vocês são geniais, posta mais, e posta mesmo!
      Quero saber, o que mais falam de mim,...ui!
      ai que `meda` de anônimos `corajosos` ...rio!
      beijinhos...
      Nádia Jung.

      Excluir
  10. Ao menos voces livraram a Internet de carlos, o contador gaucho e do salame. Bilu teteia mais aquele um do r$j ainda estao por ai. Cheiro de moringa...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A missão continua. Tem ainda muita moringa com água e chá de camomila.

      Excluir
    2. ...e por falar de camomila, aguarde o próximo post

      Excluir
  11. Cacete, mais um medico da Ab$ escrevendo besteira.... nao ajudam mesmo.

    http://www.universojatoba.com.br/carvalho-e-vinho-feitos-um-para-o-outro/

    ResponderExcluir