Facebook


Pesquisar no blog

quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

PROSECCO BATE CHAMPAGNE


O ex-ministro da agricultura da Itália, Luca Zaia, há alguns anos, profetizava: “O Prosecco baterá o Champagne”.

Zaia nasceu em Conegliano.

Para quem não sabe Conegliano e Valdobbiadene são as duas cidades vénetas, da província de Treviso, onde nasceu o Prosecco.

Zaia, em sua profecia, acertou na mosca: Com seus 330 milhões de garrafas o Prosecco entra, em 2014, apresentando números superiores aos do Champagne.

Alguns números do Prosecco: O Prosecco é a maior DOC italiana com 20.000 hectares de vinhedos que possibilitam a produção (atual) de 330 milhões de garrafas.

O Prosecco se espalha por duas regiões, Veneto e Venezia Giulia, e por 9 províncias.

O potencial produtivo da denominação, se mantida a atual área de plantio, é de 400 milhões de garrafas.

Qual segredo do Prosecco que é exportados para 80 países?

Os segredos são vários: Preço, fácil de beber, agrada às mulheres, é presente em todos os bares europeus onde é oferecido em taça ou, muitas vezes, “tirado” como o chope no Brasil.
 

O Prosecco está roubando uma bela fatia de mercado ao Champagne.

O Champagne é um produto de altíssima qualidade, excelente, mas custa muito.

Talvez, por esta razão, é consumido, preferencialmente, em ocasiões especiais.

O Prosecco custa 2-5 Euros e somente a denominação “Cartizze” supera os 7 Euros.

Eu, que raramente bebo Prosecco, bato palmas para os produtores e para o sucesso da denominação.

 Os franceses, que de bobo não tem nada, já perceberam a tendência do mercado e, para fazer frente ao avanço extraordinário do Prosecco, já diminuíram os preços.

 O Champagne, já no final de 2013, nos supermercados italianos, ostentava etiquetas com números sensivelmente inferiores.

Mas há um dilema: Para se produzir o Prosecco basta um mês ou pouco mais. O Champagne precisa de pelos menos dois ou três anos para poder doar sua elegância.

Resumindo: O Prosecco é um vinho jovem, fresco frutado, não exige grandes e profundos conhecimentos pra ser apreciado.

Qualquer Zé Mané, mesmo o leitão e o salame, pode apreciá-lo, já o Champagne.....
 

Prosecco= Bruno&Marrone

Champagne=Paul Desmond.

Dionísio

   

11 comentários:

  1. Due cozzi:

    Deu no NYT no final do ano sobre a mudanca de habito em USA sobre prosecco/champagne. E se me alembro o cava tambem estava pegando o mercado dos champagnes (mesmo metodo de fabricacao, mas custo Espanha muito melhor que custo dos sapos).

    E o seu querido Salame consegue desfrutar (sem trocadilho) um prosecco sem problemas, mas ele conseguiria achar dentro na taca aromas de caneta bic, dvd chines, aspargos roxos, brancos, rosa e verde,
    rucula, manjericao roxo, repolho, couve de bruxelas, pimentao das arabias, WD 40, mandacaru, murici, caigata, tucupi, graviola, picanha de bode, e e e e e e e bombom!

    ResponderExcluir
  2. Vc tem razão! O Cava está penetrando fortemente em muitos mercados e preocupando os Asterixs tão amados pelo Bocca.
    Quanto ao salame...... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  3. Faço votos para que o Champagne fique cada vez mais barato.
    Tem gente que descreveria assim um Prosecco: Vinho seco, bem seco, pouco doce, nada doce, com perlage abundante, denso, com borbulhas entre 0,1-0,3 mm, rápidas (0,1 m/s), sabor cítrico, lima persa, lima branca, limão china, limão siciliano, limão galêgo, maçã verde de não mais que 150 g, pêra portuguesa levemente verde, capim limão, capim gordura, toques florais de jasmim, flores do campo brancas, violetas albinas, fundo de boca com notas de doce de cidra, mamão verde, queijo gruyere e pétalas de rosas brancas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Inocentes! Champagne fica mais barato na origem, mas no brasil o preco nao mudaria p baixo nunca. Nem com cambio a € 2.00.

      Excluir
    2. Concordo. Aqui é terra de predadores. Espere para ver os preços depois em junho com a copa do mundo e o dólar a 2,7/2,8

      Excluir
    3. Concordo. Por isso só compro na fonte ou nos EUA. Aqui, só se não tiver jeito (aniversário da sogra) ou pegar em oferta, para o prejuízo ficar menor.

      Excluir
  4. Voces pegaram pesado com o Salame e o Leite Grande. Tudo bem que esses dois estavam escrevendo mal e sao bem desinformados, mas cyber-bullying ai foi pouco.

    Para ver como sao as pessoas...o Salame nao aguentou 2 minutos de tapinha de amor, mas o Bilu Teteia continua firte e forte matando a fome em eventos, 99% dos enomalablogueiros continuam soltos escrevendo besteira, puxando saco para ganhar vinho, viagem....

    Haja saco. Nao sei como voces aguentam seguir esses tontos. Ainda que seja para tirar sarro e postar aqui as perolas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você lembrou muito bem a turma de puxa-saco que usa os blogs para ganhar convite prá evento, boca-livre, viagem etc. E o pior de tudo é que tem uns, bem conhecidos, que ainda reclamam de quem lhes oferta as chamadas bocas-livres. Têm mais madeira na cara que vinho chileno tem na garrafa.

      Excluir
  5. Imagine quando não havia , há 10 anos , ninguém que alertasse os enófilos das barbaridades que eram escritas por um bando de canetas de vida fácil sem um mínimo de conhecimento. Era a glória .
    Glória para aquele pessoal que vende vinhos de merda por preço de Barolo e Brunello , Glória para aquele que difundiam :"O espumante NACIONAL E O SEGUNDO MELHOR DO MUND" ETC. ETC. ETC. ETC.
    B&B não quer ser paladino de nada m mas ajudou , muitas pessoas a pensar e se convencer que vinho não é complicado ,mas exige um mínimo de conhecimento. Há muitos salames ainda..... vamos continuar.

    ResponderExcluir
  6. Perfeita comparação !! Champagne = Paul Desmond !! Já lembrei na célebre interpretação de Paul Desmond com seu sax em "Take Five" no álbum "Time Out" de Dave Brubeck !
    Abs.

    ResponderExcluir
  7. Paul Desmond , o mais sofisticado sopro que ouvi

    ResponderExcluir