Facebook


Pesquisar no blog

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

CUSPA SE TIVER CORAGEM


Pedi permissão e Dionísio   autorizou  que eu complementasse a matéria “ROMANINHO CONTINHO”.

Conheço suficientemente bem a Borgonha para afirmar que nenhum de seus vinhos deveria custar R$ 45.000, ou mais, mas sei, também, que há uma multidão de chineses, russos, brasileiros, japoneses, americanos etc. que disputa ferozmente e com os bolsos cheios de Euro, as 4.000 garrafas (um pouco mais ou um pouco menos) do mítico vinho.

Os novos ricos chineses, russos, brasileiros e antes japoneses e americanos, não são exatamente lembrados por seus profundos conhecimentos vinícolas; são mais identificáveis pela necessidade de consumir, quase irracionalmente, o que há de mais caro, raro e ostensivo.

A voracidade consumista dos novos ricos, que fazem questão de ostentar seus dólares e Euro, fez aparecer uma enorme indústria do falso.

Produtos Louis Vuitton, Bulgari, Rolex, Dolce & Gabbana, Hublot, Hermes, Cartier, etc. falsificados e quase sempre “Made in China”, podem ser encontrados e comprados em qualquer esquina de todas as capitais do planeta.

 Uma bolsa original da Louis Vuitton custa aproximadamente 1.000 Euro   é falsificada descaradamente e em quantidades exorbitantes.

Para produzir a bolsa, em grande número, é preciso ter uma indústria, maquinas, mão de obra especializada, logística, rede de distribuição etc. etc.

Imagine, agora, como é fácil falsificar o vinho.

Basta uma garrafa, etiqueta, rolha, cápsula, uma caixa de papelão, um tipografo conivente e.…” Voilà le jeux sont fait”.

Investimento de poucos milhares de Euro, um fundo de quintal, lucro fabulosos, a quase certeza que o comprador final somente abrirá a garrafa muitos anos depois e que não descobrirá a fraude.

Quem tem coragem de cuspir um “Romanée-Conti”?

A quadrilha liderada pelos dois italianos foi descoberta e a notícia percorreu o mundo, mas quantos falsários continuam “vinificando” Romanée-Conti, La Tache, Cheval Blanc, Château Lafite, Petrus etc., por aí e impunemente?

Quantos “artistas” fabricam vinhos antigos nos fundos de quintal e os espalham mundo afora?

Há garrafa de Romanée-Conti demais.

É possível encontrar o caríssimo vinho da Côte D’Or em milhares de enotecas, adegas, restaurantes…São muitas garrafas para tão pouca produção.

Acredito que a esmagadora maioria de Romanée-Conti que repousa nas ricas adegas dos novos ricos seja mais falsa que promessa de político.

Fica, todavia, uma consolação:

Ninguém, que beber o “ROMANINHO-CONTI”, vai torcer o nariz, cuspi-lo e deixar o novo rico com cara de bunda

Bacco
 
 

4 comentários:

  1. ninguém vai cuspir mesmo. lembro do caso célebre do Demóstenes Torres com as falsificações de Chateau Cheval Blanc que ele comprou...

    descendo um pouco de preço, senhores, gostaria de uma opinião sobre isso aqui. será a próxima eno-picaretagem?

    http://avis-vin.lefigaro.fr/magazine-vin/o109675-le-vin-de-brad-pitt-et-dangelina-jolie-sacre-meilleur-rose-du-monde#xtor=RSS-10

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O negócio é que os produtores de ótimos Rosé da Provence, provavelmente melhores que este do casal, não são bonitões como o Brad Pitt, nem tampouco têm a beleza e sensualidade da linda Angelina Jolie.
      Salu2,
      Jean

      Excluir
  2. O melhor rosé O melhor branco o melhor tinto estão sempre cheirando picaretagem.
    Vc lembra quando os gaúchos espalharam a piada que produziam o segundo melhor espumante do mundo?
    Pois é....

    ResponderExcluir
  3. Me lembrei do caso das 10.000 garrafas de Chateau Lafite Rothschild falsificadas na China que foram descobertas em uma casa. O que deve ter de novo rico russo, americano e brasileiro bebendo xixi de camelo e se achando o "phoda"....
    Ricardo S.

    ResponderExcluir