Facebook


Pesquisar no blog

terça-feira, 22 de outubro de 2013

OS PROFISSIONAIS



Estou acompanhando com atenção as matérias em que o Dionísio tenta simplificar e desmistificar o reconhecimento dos aromas presentes nos vinhos.

É boa a iniciativa, especialmente se lembramos o total despreparo das AB$ da vida na formação de competentes profissionais do ramo.

Poderíamos resumir, o corpo docente das AB$, da seguinte forma: Os que não sabem tentam ensinar aqueles que desconhecem.

Meia dúzia de degustações, sempre com os onipresentes Cabernet Sauvignon, Merlot, Cabernet Franc, Syrah (preferencialmente chilenos, nacionais e argentinos) Carmenere, Tannat etc., algumas palestras, muita encheção de linguiça e.…. Um tsunami, de despreparados sommerdiers, acaba invadindo o mercado de trabalho.

Resultado?

Patético…tragicamente patético.

Querem conhecer um episódio emblemático que aconteceu, há alguns anos, no “Gazebo dos Pardais Perdidos”, na QI 28 do Lago Sul?

No antigo endereço, antes que os pardais nidificassem na proximidade da” Ponte dos Suspiros Candangos” (eu suspirava a cada reajuste no custo) ordenei, ao sommerdier da casa, uma garrafa de Chablis.

Após dez longos minutos de espera o “profissional” retornou à mesa.

  Com ar desolado e voz grave anunciou: Doutor o Chablis tinto acabou. Serve o branco?”

Na hora da conta restaurante teve a coragem de cobrar 10% pelo (des)serviço.

Outro belíssimo exemplo, de despreparo profissional, aconteceu na grande enoteca brasiliense “xaxaxaxa”.

Tenho boas relações com os vendedores da empresa que, por sua vez, conhecem minha predileção pelos vinhos franceses e italianos.

Um dos profissionais, após as brincadeiras de praxe, foi logo dizendo:
“Bacco recebemos uma batelada de vinhos franceses e os preços estão bem acessíveis. Veja, por exemplo, este Beaune........”

O vendedor pronunciou o nome da cidade francesa exatamente como se escreve em português.

Levei um susto e fui logo falando:
“Se não fosse meu amigo te detonava agora mesmo. Você nem sabe pronunciar corretamente o nome do vinho. Está na cara que desconhece totalmente o produto e não pode aconselhar ninguém”

O rapaz confessou que o curso, que havia frequentado na AB$, não abordava nada profundamente e todos os vendedores, também, se sentiam inseguros, despreparados e muitas vezes informavam incorretamente os clientes.

Percebendo suas deficiências e a de seus colegas, o vendedor,  sugeriu que eu ministrasse uma pequena aula sobre vinhos da Borgonha.

Argumentei que não era professor e não me sentiria à vontade no papel.

O amigo insistiu tanto que finalmente aceitei.

“OK! Conheço bem a região, tenho mapas da Côte d’Or e em duas horas, ou pouco mais, acredito que poderei repassar algumas informações interessantes sobre denominações, terroir, castas etc. além de responder às perguntas do pessoal, mas não vou perder meu tempo…. Quero duas garrafas de Taittinger”

O amigo, contente com minha anuência, respondeu:

” Vou falar agora mesmo com o Zé (nome fictício do proprietário) e acredito que a gente pode marcar para próxima segunda feira “

Como era mais que previsível já se passaram umas dez segundas feiras e eu continuo esperando sentado o convite e o Champagne.

 Os vendedores da “xaxaxaxaxa” continuam não entendendo nada de vinho francês.

Os empresários brasilienses sabem cobrar, mas não sabem investir na especialização e aperfeiçoamento dos funcionários.

Viva Brasília, capital mundial dos sommerdiers!!!!

PS. Dois esclarecimentos: Não revelei o nome da loja para não prejudicar os funcionários. O Taittinger custava, para os clientes, R$ 189,00. É mais que obvio: Minha “aula” custaria, para a enoteca, R$240/250.

3 comentários:

  1. Investir na especialização dos funcionários eles não querem, mas várias lojas e algumas importadoras mandam vinhos para eno(bobos)bloggers avaliarem e falarem bem nos seus blogs ridículos.
    Sds,
    Jean

    ResponderExcluir
  2. vc aceitaria fazer este curso para mim e uns (poucos) amigos? Pagaríamos as duas garrafas de Taittinger com o maior prazer!! Abraços e parabéns pelo blog, a cada dia melhor!!

    ResponderExcluir
  3. Estou escrevendo uma matéria que responde às suas perguntas

    ResponderExcluir