Facebook


Pesquisar no blog

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

FERA FERIDA






 

Minhas matérias, sobre os “sommerdiers”, deve ter ferido um deles profundamente.

Educado, mas sibilino, o provável atingido, insiste que B&B revele nomes de profissionais brasileiros,  competentes, no mundo dos rolhas.

Vejam os comentários e respostas:

 

1.    Anônimo18 de outubro de 2013 08:38

Prezado, apenas a título de curiosidade, qual, ou quais, profissionais da sommellerie, brasileira em particular, mas também no exterior, você consideraria dignos portadores deste título e modelos para as futuras gerações de Sommeliers?
SDs


Vc acha que eu vou perguntar o nome do sommelier que me serve em Puligny-Montrachet, Alba, Beaune,Torino etc.?Uma coisa posso afirmar: Qualquer garçom de restaurante médio, das cidades mencionadas, pulveriza o Beato Salu. Vou fazer o seguinte: Em minha próxima viagem à Europa vou filmar um serviço de um sommelier profissional , coloco no YouTube e vc poderá comparar com os que lhe atendem no Brasil
Dionísio

1.    Anônimo29 de outubro de 2013 03:59

Agradeço!
Posso então inferir do seu comentário que, em sua opinião, não há sequer um profissional brasileiro digno da alcunha de Sommelier? Além do já citado na matéria, brinde-nos com sua opinião sobre os demais nomes que tem destaque na mídia; gente como Tiago Locatelli, Gabriela Monteleone, Dionísio Chaves, Gianni Tartari, Diego Arrebola, Guilherme Corrêa e etc...

Abraço

 

 

Caríssima fera ferida, quando um sommelier aparece na mídia constantemente e se transforma em “star”, há algo errado no mundo das taças.

  Tamanha importância? Por quê?

Qual a razão deste endeusamento?

É justo transformar o sommelier em “prima donna”?

Sinceramente não entendo....

Nunca soube, não sei e nem tenho interesse em conhecer o nome dos maitres, garçons ou sommeliers que me serviram no “Le Montrachet”, “La Table du Gourmet”, “Le Clos du Cédre”, “Le Tamerici”, “Campo del Drago”, “Pascia” “Antica Corona Reale” e dezenas de outros restaurantes “estrelados” Michelin.

Para mim os que trabalham em restaurantes são apenas profissionais, como tantos outros e não tietadas estrelas midiáticas que provocam orgasmos nos admiradores(as) e seguidores(as).

Em tempo: Meus ídolos não trabalham abrindo garrafas ou arrumando mesas......

Sinto muito, mas tenho muita rodagem e muita bagagem para me impressionar com sommeliers, garçons ou maitres.

Quando o sommelier faz seu trabalho com competência reconheço   seu empenho, deixo gorjeta, mas não peço sua foto autografada.

O que me irrita e constatar que no Brasil a carência de ídolos é tão grande que qualquer imbecil, que encontre “flores brancas, frutas vermelhas, tabaco, chocolate” etc., em uma taça de vinho, é imediatamente considerado celebridade.

 Quando leio que um “sommerdier”, endeusado como o melhor do Brasil, afirma que Bandol e Cornas são denominações da mesma região vinícola, começo a duvidar que a profissão, em nosso país, seja tratada com seriedade.

Se o “inferido” ferido considera que o profissionais, citados por ele, são ótimos e sabem trabalhar é sinal que há vida inteligente no Brasil das garrafas, mas não espere entusiasmo, admiração e tietagem de minha parte.

Para mim o sommelier é, e sempre será, apenas um garçom de vinhos.

 

PS. O Assada foi eleito, minha santa caspa, o melhor sommelier do Brasil.

Imaginem o segundo….

15 comentários:

  1. Prezado
    O "ferimento" em questão não é em uma pessoa, mas em toda uma categoria profissional.
    Concordo com você, em gênero, número e grau, que de fato, a profissão de Sommelier é imensamente maltratada no Brasil, e que pode-se contar nos dedos de uma mão os bons profissionais que temos. Concordo também que estamos a anos-luz de distância da Europa, onde o correto serviço do vinho é profissão sim, mas também instinto, em uma sociedade já imersa na cultura do vinho.
    Concordo ainda que o endeusamento midiático é desprovido de razão objetiva, dando muitas vezes destaque e "títulos de nobreza" àqueles que não os merecem, como exemplos já citados.
    No entanto, na posição de potencial formador de opinião, você deixa os seus leitores sem referência de qualidade. Para um jovem interessado em abraçar a profissão de Sommelier no Brasil o seu blog é uma leitura que eu recomendaria, mas para esse mesmo jovem, ao ler estas linhas, resta o pensamento; "então ninguém aqui no Brasil é bom?" O Sommelier de alto nível que tem sua qualidade reconhecida, seja pela mídia, seja em competições, mas que é BOM DE VERDADE, ainda que possa, seduzido pelo próprio ego, assumir a posição de "prima donna", torna-se uma inspiração e modelo para os jovens profissionais, que tem em quem se espelhar. E é por isso, e só por isso, que gostaria de ver aqui neste espaço, que em minha opinião você utiliza tão bem, não só os nomes dos ruins, mas também dos bons...
    Assim como você critica os maus restaurante e elogia os bons, citando nomes em ambos os casos!
    Em tempo, ainda que eu queira preservar minha identidade, NÃO SOU SOMMELIER!
    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Acho que vc não quer entender . Em primeiro lugar: Quem escreve ,normalmente, sobre bons ou maus restaurantes é o Bocca.
    Segundo: Há demasiados blogs que elogiam descaradamente os profissionais do vinho e não queremos aumentar essas fileiras .
    Terceiro: vc nunca viu uma única matéria, em B&B, citando o nome de bons sommeliers ,nacionais ou não. Aqui nos criticamos e continuaremos a criticar, falsos ídolos e picaretas das garrafas.
    Quarto: Sommelier é apenas um garçom do vinho e um organizador de adegas .
    Quinto: Se vc não é um sommelier qual a razão de tanto interesse em resgatar , aqui em B&B , a categoria?

    ResponderExcluir
  3. E blogueiro que coloca no bloguinho que é Sommerdier formado pela ABS de Carapicuiba? Ou então, Master of Wine pela Handersburgerstat Academy? Só rindo mesmo. Bebedores de geléia argentina e suco de pimentão chileno.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mocada (velharada), na boa... ta ''comecando'' a cansar esse bate estaca de voces. Um fica falando de restaurante bom e de vinhos que ninguem vai tomar (para que escrever), o outro fala de sommerdier e o outro fala mal de restaurante em Brasilia.

      Acabou mesmo a imaginação, e faz tempo. Se nao fossem pelos idiotas que processam voces as vezes (aquele Guto por exemplo) nao haveria mais assunto.

      Nem em 3 vocês conseguem assuntos inéditos e relevantes?

      PNT.



      Excluir
  4. PNT , Vamos lançar um blog especialmente para vc : "O Masoquista" Se somos repetitivos ,sem imaginação, sem assunto deixe de acessar B&B
    PS. Quem não toma os vinhos que indicamos deve seguir o Bilu Bidu Tetéia . Boa sorte com Miolo , Salton , Dani-elle e cia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ter que aturar tudo de ruim que o brasil me da em troca ja configura masochismo. Estou dizendo que voces poderiam falar de muito mais que os mesmos assuntos. Conhecido que tem loja ''perto'' da regiao central de SP me falou sobre a vida de voces.... tem muito a dizer alem desses xaropes do bilu teteia e companheiros.

      PNT

      Excluir
    2. Pare de mentir! Ninguém em São Paulo , dono de loja ou botequim , sabe de nossas vidas.
      É fácil notar , pela quantidade de comentários favoráveis , que o errado e vc.

      Excluir
  5. que bate-estaca? não tá cansando não, continuem!!!

    ResponderExcluir
  6. Podem continuar com a malhação, pois estes caras não aprendem. Pelo contrário, pioram a cada dia. Não aguento mais ler bobeira em 99% dos blogs. Não baixem a guarda.
    Jean

    ResponderExcluir
  7. Isso mesmo, vocês devem continuar. Blogs e sites que elogiam vinhos e restaurantes temos aos montes, precisamos de pessoas como vocês que dizem as coisas que devem ser ditas. A propósito, existe algum modo de saber se as trufas são verdadeiras ou mero engodo em um caso como esse em Curitiba: http://www.gazetadopovo.com.br/blogs/panela-do-anacreon/a-tentacao-das-trufas-brancas-volta-por-tres-dias-ao-restaurante-durski/

    ResponderExcluir
  8. gosto do blog, respeito as opiniões e é um alívio ler algo que não seja uma indicação de vinho andino "interessante". B&B e o blog do JR são os que mais oxigenam as discussões, IMHO.

    Pode senta o sarrafo, Rocky Balboa, 12 rounds de soco no rim. E quem não gostar, que leia a placa e vá prá lá!
    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O B&B também é meu blog favorito. Mas o tal do JR é apenas uma cópia mal feita dele. Cara cheio de soberba, azêdo e prepotente prá caramba.

      Excluir
  9. Pior coisa no brasil são as lojas falcatruas virtuais e seus personagens enganadores. Tem uma que deve ser prima de um jumento pois identifica musgo macerado com hortelã e salvia em vinhos de 20 pilas..puá!!

    ResponderExcluir