Facebook


Pesquisar no blog

terça-feira, 15 de outubro de 2013

CURSO PARA SOMMERDIER BACCO&BOCCA II



Vamos recomeçar nosso “CURSO PARA SOMMERDIERS”, com as frutas.

O “frutado” é um termo vago e, ao mesmo tempo, muito extenso.

É fácil, cômodo para nossos “sommerdiers” profissionais (rsrsrsrsrsrs), do alto de seus tronos, catalogarem um vinho como frutado sem serem contestados ou indagados; afinal há trocentas frutas que podem “aparecer” em uma taça..... O difícil é identificar qual.
 

Antes de prosseguir é meu dever alertar que o olfato humano não é exatamente o mais brilhante do reino animal.

Um homem, com um bom nariz, perde feio para o urso grizzly que tem um olfato sete vezes mais apurado que de um sabujo e consegue perceber traços olfativos a 30 km de distancia. Para ficarmos apenas com o sabujo é sempre bom lembrar que o cão possui um nariz 1 milhão de vezes mais sensível que o nosso.
 

O único homem, no mundo, que consegue cheirar um vinho e perceber olores submarinos é o Beato Salu, mas este é um fenômeno que foi produzido nas adegas milionárias dos jardins paulistanos e jamais poderá ser superado (hahahahaha).

Nos, pobres e honestos narizes, conseguimos , quando muito, encontrar meia dúzia de aromas.

As famosas “Frutas Vermelhas”, que aparecem em nove de cada dez degustações de nossos sommerdiers, são: amoras, cerejas, morango, groselha...

A cereja não é frequente nem comum em nossas mesas e complica um pouco

 A amora é mais corriqueira e fácil de ser reconhecida (amasse algumas e cheire até memorizar).

Nem vou comentar o morango; morango é fácil demais.

Groselha é quase um mistério, mas com um pequeno truque, que B&B revela agora, você será o primeiro sommerdier  brazuca a reconhecer, imediatamente, a estranha e rara fruta.

 Pegue um pouco de “crème de cassis” e mixe, por alguns segundos, com um espumante qualquer; eis que surge o aroma da groselha.

As frutas brancas (maça, pêssego, banana...) você encontra facilmente nos bons Prosecco ou nos brancos baratos, comuns e jovens (o que adicionam de aromas nos vinhos você nem imagina).

Quando você tiver amassado, mixado, cheirado e bebido à vontade chegou a hora de abandonar os genéricos, “frutas vermelhas”, “frutas brancas” e começar a identificar, com segurança, cada fruta.

Chega de “frutado”!

 Agora chegou hora das: “Notas de pêssego”, “presença de maça”, “cereja dominante”, “claras notas de morangos maduros”.

O treino, para conseguir discernir as frutas, é fácil e não custa um centavo.

Em sua próxima ida ao supermercado vá ate a secção de frutas e discretamente, comece a cheirar a maça golden, a red, a laranja, o limão, a grapefruit, a pera, o melão, a lichia, o kiwi...... tudo o que aparecer pela frente .

Repita 5, 10, 20, 50 vezes, até memorizar.

Pronto, você já está apto a ridicularizar 90% dos sommerdiers que picareteiam por aí.

Antes de passar para frutas secas (nossa próxima lição) quero abordar as frutas tropicais.

Chegou novamente o momento de fazer funcionar a memória.

Já descascou uma banana?

Já cheirou um abacaxi maduro?

Você encontrará as frutas tropicais, o abacaxi em particular, nos brancos maduros, que maceraram longamente sobre as cascas, aqueles que passam do amarelo esverdeado para o dourado intenso ou âmbar.

Na próxima lição: Vinhos “marmelada”, frutas secas, florais e.... muito mais.

Dionísio

16 comentários:

  1. Beleza! Fiz a segunda lição. Olha, não abrirei mão do certificado "Marzagão". É isso? Legal o truque da groselha vitaminada Milani (ih, tô entregando minha idade). Acho que dá prá fazer também com o licor de cassis, não?
    Sds,
    Jean

    ResponderExcluir
  2. Tá mais velho do que andar pra frente rsrsrsrsrs.
    Apesar de quimica pura a Milani serve de parámetro. Licor de cassis? Sim.
    Dionísio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Di,

      Eh divertido ficar achando aroma e gosto em cerveja, vinho, azeite, cafe...vinho. Mas sem frescura ou afetacao. As pessoas tem memorias diferentes e um pode ensinar o outro, a degustacao ou bebedeira fica gostosa. Voce poderia ter escrito isso, mas claro, quando ha a viadagem, picaretagem ou ignorancia de ficar achando ''cheiro de pneu pirelli p44 usado em parati 86", ou "aroma de maracuja polinizado por abelha da guatemala'' a coisa descamba para o ridiculo.

      Acho que os sommerdies merecem os clientes que tem e vice-versa. Mas venho reparando que as pessoas menos burras e mais atentas em pouco tempo desenvolvem aversao a boiolagem dos sommerdies e se afastam dos termos vazios e pernosticos.

      Lembro que o brasileiro eh um Phd em ser trouxa e gosta de ser mal tratado, pagar mais caro por servicos e produtos em relacao a outros paises, pagar R$ 500.00 num don peor e achar bonito....R$ 300 num veuve clocaux.... ah, e vota nesses bost@s que estao por ai em niveis municipais, estaduais e federal.

      Nem sindico brasileiro sabe escolher, quanto mais um sommerdier.

      Anonimo V.

      Auguri, bastardi.

      Excluir
    2. Não poderia ter escrito o que vc sugeriu até porque è preciso combater com argumentos sólidos os picaretas que se auto-denominam: Sommerdiers.(belíssima palavra).Bacco me confidenciou que vai escrever uma materia , bem curta, sobre o despreparo dos sommerdiers de Brasília
      Aguarde

      Excluir
    3. Eu quando vocês vão falar dos enoblogueiros enobobos, enochatos e eno-ignorantes que escrevem sem saber do que estão falando? Daqueles que elogiam tranqueira nacional em busca de boca-livre? Que escrevem sobre tudo, menos vinho? Que copiam ficha técnica para descrever o que bebem? Que ficam brigando por maior número de acessos em seus bloguinhos de m....? Que ficam com briguinhas de maricotas com outros blogueiros? Que puxam saco de importadoras e ficam tirando fotos com seus donos? Só vocês para falarem destas pragas.

      Excluir
  3. Acho que vc começou muito recentemente a acompanhar B&B. Durante anos descemos a lenha em blogueiros , sommerdiers , produtores, importadores . Cansamos um pouco ,mas continuaremos .
    abç

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai meu santo do pinto torto....pelo jeito material nao faltara para voces. Essa chegou agora....Adorei a descricao do aroma. E quem comprar o vinho ganha tacas com LOGAN da miolo. Isso mesmo, LOGAN.

      O Espumante Moscatel é produzido com uvas moscatéis do Vale do São Francisco pelo processo Asti, típico do norte da Itália e apreciado em todo mundo. É um espumante ligeiramente doce, leve e fino.

      Cor: Apresenta uma cor amarelo-esverdeada clara.
      Perlage: Borbulhas finas, intensas e persistentes, finalizando com ótima coroa.
      Aroma: Aroma intenso, fresco e floral, característico das uvas aromáticas moscatéis.
      Descritores do Aroma: - Jasmim- Gerânio
      - Flores silvestres brancas- Mel- Cítrico- Guaraná- Tutti-frutti- Melão
      Sabor: Leve e doce ao paladar, com um final de boca jovial e refrescante.
      Enólogo: Adriano Miolo

      Auguri, bastardi.

      Anonimo V

      Excluir
  4. Sommerdiers e eno-bleargh-blog são como caspa: nunca acabam.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo contrário, aumentam a cada dia. Dê uma olhada na rede e verá a enxurrada de blogs mal-escritos, baboseiras, gente fazendo propaganda embutida, gente que não entende nada de vinho, outros venerando vinhos bichados, puxa-sacos e tudo mais.
      Por isso, tem que existir pessoal para malhar esta turma de lambôes sempre.

      Excluir
  5. Prezado, apenas a título de curiosidade, qual, ou quais, profissionais da sommellerie, brasileira em particular, mas também no exterior, você consideraria dignos portadores deste título e modelos para as futuras gerações de Sommeliers?
    SDs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc acha que eu vou perguntar o nome do sommelier que me serve em Puligny-Montrachet, Alba, Beaune,Torino etc.?Uma coisa posso afirmar: Qualquer garçom de restaurante médio das cidades mencionadas pulveriza o Beato Salu. Vou fazer o seguinte:Em minha proxima viagem à Europa vou filmar um serviço de um sommelier profissional , coloco no YouTube e vc poderá comparar com os que lhe atendem no Brasil
      Dionísio

      Excluir
    2. Agradeço!
      Posso então inferir do seu comentário que, em sua opinião, não há sequer um profissional brasileiro digno da alcunha de Sommelier? Além do já citado na matéria, brinde-nos com sua opinião sobre os demais nomes que tem destaque na mídia; gente como Tiago Locatelli, Gabriela Monteleone, Dionísio Chaves, Gianni Tartari, Diego Arrebola, Guilherme Corrêa e etc...
      Abraço

      Excluir
  6. Prezado,

    Veja esta pérola que encontrei em um eno-bleargh-blog, para descrever um vinho :

    " Ao abri-lo percebi que seus aromas estavam bem fechados. Coloquei-o na taça e o deixei ali por 1 hora e meia. O vinho, que começou com uma bomba de frutas vermelhas maduras, evoluiu para toques de couro, pau de galinheiro, especiaria, fruta, ou seja, bastante complexo! Na boca, a acidez surpreendeu, notas de frutas, leve tosta, tanino elegante, fino, boa persistência deixaram o vinho perfeito para ser bebido já!"

    Quem gosta de vinho que tem aroma de pau de galinheiro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pior que eu tinha visto essa do 'pau de galinheiro' também e logo lembrei aqui do BaccoeBocca rs. A 'criatividade' realmente não tem limites rs.

      Excluir
    2. Seria bom que o nome do sommerdier fosse mencionado. Afinal aqui nao ha censura

      Excluir
    3. Penso que está mais para um "enoblogger' do que um sommelier propriamente. Mas basta jogar o trecho acima no mr. google que o blog em questão já aparece.

      Excluir