Facebook


Pesquisar no blog

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

83ª FIERA DE TARTUFO D'ALBA




Começa no sábado 12 de novembro e se prolonga durante todos os finais de semana, até 17 de novembro, a 83ª “FIERA DE TARTUFO D’ALBA”.

A capital das “Langhe” se transforma, neste período, num dos centros gastronômicos mais badalados do planeta.

Italianos, americanos, ingleses, alemães, russos, japoneses, chineses, brasileiros etc. disputam, ferozmente, bares, restaurantes, hotéis, enotecas, B&B, agro turismos: Uma verdadeira loucura.

De segunda a sexta Alba e região ainda conservam alguns traços de civilidade, mas a partir das 10 horas de sábado a cidade e arredores se transformam em um inferno em que estacionar carro, almoçar, beber, dormir ou simplesmente andar tranquilamente e quase impossível.

A esmagadora maioria dos que correm atrás do “Tartufo Bianco D’Alba” não sabe exatamente nada sobre ele.


Sabe apenas, especialmente os novos ricos e futuros pobres (outra vez?), que é caro, fashion e deve absolutamente ser consumido, custe o que custar.

E como custa caro o tartufo.......

Uma ralada, nos restaurantes, raramente sai por menos de 20/30 Euro e nem sempre é “Tartufo Bianco D’ Alba”.

Pode ser tartufo do centro da Itália , chinês, croata, esloveno, marroquino etc. ou muitas vezes nem ser tartufo.

Há os que comem gatos por lebre e há os que comem batata por tartufo.

Surpreso?

Você já deveria saber que ,quando um determinado produto atinge preço astronômico, a falsificação está sempre presente para faturar com os trouxas.

Rolex, Vuitton, Bulgari, Barolo, Brunello, Petrus, Lacoste são algumas famosas vitimas da falsificação e o tartufo não fica atrás...

Você acha que as centenas de restaurantes brasileiros, que anunciam menus com trufas a preços indecentes, usam nas receitas verdadeiro tartufo?

Se você balançou a cabeça afirmativamente pode se juntar à Xuxa e procurar duendes nos bosques da Tijuca.

Vou dar algumas dicas que nossos “experts” tupiniquins, que passaram um final de semana em Alba e já se consideram “Mestres do Tartufo”, desconhecem.

A maioria dos produtos, tais como, sal, azeite, creme, manteiga, massa etc. etc. etc. que exalam o aroma do tartufo é aromatizada com o “bis metiltio metano”. O bis metiltio metano e um dos derivados da destilação do petróleo que exala um perfeito aroma de “Tartufo Bianco D’Alba” .

Alguns consideram o produto cancerígeno e outros afirmam que o bis etc. etc. não causa danos à saúde, mas é de difícil digestão e provoca flatulência.

Se você não digerir e começar a fazer ruídos parecidos como aqueles do escapamento de uma Lambreta, volte ao restaurante e, entre um flato e outro, peça ao proprietário seu dinheiro de volta ou um frasco de bom ar.

Mais uma dica: quando você entrar em um restaurante e perceber aroma forte de tartufo (o aroma do tartufo esvai rapidamente) pode apostar que o dono do estabelecimento falsificou tartufo, medíocres e de pouco valor, injetando o bis etc. etc. etc. no cogumelo.

Sim, caríssimo, o tartufo é um cogumelo e como todo cogumelo pertence a uma vastíssima família.

Um dos primos do tartufo e a “terfezia arenaria” que nasce na areia, se parece com o tartufo, mas não possui o aroma e custa pouquíssimo.

Os falsários injetam o bis etc. etc.etc. na tarfezia e...... “voilà”: Acaba de nascer mais um tartufo d’Alba para trouxas.

Poderia continuar uma hora escrevendo sobre “falcatruas-tartúficas”, mas não quero desanimar os turistas que estão se dirigindo à Alba.

Gostaria, porém, de alertar os gourmets, que esperam ansiosos para degustar um “ovo com trufas” pagando R$ 300/400, nos restaurantes tupiniquins, que se municiem com varias de tubos de Bom-Ar.

Nunca se sabe.........

 

 

 

 

 

 

7 comentários:

  1. o sábado em que a feira começa é dia 2, não?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ah tá, é que o parágrafo de abertura da matéria fala "12 de novembro". obrigado.

      e o texto sobre o Fornaci di Tassarolo, quando sai?

      Excluir
  2. Duvido que trufas sejam falsificadas. Voces sao uns mentirosos. Ja ja vao dizer que azeite de oliva, vinho, queijo, tinta de lula, whiskey, vodka, gasolina no brasil, leite e agua podem ser adulterados.

    Auguri, bastardi.

    ResponderExcluir
  3. Eu também duvido. Compro umas trufas lá em Carapicuiba que são demais!!!!! E tem o ano inteiro.

    ResponderExcluir
  4. O que tem de brasuca babaca comprando batata podre por preço de trufa não tá no gibi

    ResponderExcluir
  5. O vinho portugues QPA Gran Reserva do Douro, tem aroma de peixe de rio. Não vale contestar sem provar, terá que desembolsar R$100,00, e depois postar a resposta aqui. É um excelente vinho por sinal. - Gilberto Tesch

    ResponderExcluir